Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Descubra os 8 principais esportes caninos

Quando se trata de atividade e diversão, nossos amigos peludos certamente sabem como roubar a cena.

De impressionantes exibições de agilidade a competições meticulosas de obediência, os esportes caninos têm muito a oferecer tanto para cães quanto para seus donos.

Vamos conhecer cada esporte, entendendo seus benefícios e como você pode ajudar seu cão a começar.

1. Agility

Australian shepherd dog climbing on an agility course

Foto: Canva

Para quem ainda não conhece, agility é um esporte canino em que o cachorro, orientado por seu condutor, deve superar uma série de obstáculos no menor tempo possível, cometendo o mínimo de faltas.

É como se fosse uma pista de corrida, mas com desafios a cada curva. E, acredite, cada segundo conta!

Por que o Agility é maravilhoso para o seu cão

  • Fortalece o vínculo entre você e seu pet: Trabalhar juntos, confiar um no outro e comemorar as conquistas estreita os laços afetivos.
  • Excelente exercício: Mantém o cachorro ativo, ajudando-o a gastar energia e manter-se saudável.
  • Estimulação mental: Não é apenas uma corrida; é preciso estratégia, obediência e foco.

Dicas para treinar em casa

Se você já se apaixonou pela ideia e quer começar agora mesmo, aqui vão algumas dicas para iniciar o treinamento em casa:

  • Túneis improvisados: Use um lençol ou lona velha e posicione-o de maneira que seu cão possa passar por baixo. Isso ajudará a acostumá-lo com o movimento de atravessar túneis.
  • Use cones: Se você tiver cones de trânsito ou algo semelhante, posicione-os em linha reta e conduza seu cachorro em zigue-zague entre eles.
  • Saltos: Use objetos baixos, como um cabo de vassoura apoiado em tijolos, para ensinar seu cão a saltar.
  • Recompense sempre: Sempre que seu cachorro superar um obstáculo, ofereça carinho, elogios ou petiscos. Isso incentivará o bom comportamento e o fará associar o treinamento a momentos felizes.

2. Flyball

flyball

Flyball. Fonte: Freepik

Imagine uma combinação de corrida de revezamento com obstáculos e, no final, uma bola sendo lançada para o seu cachorro pegar. Isso é Flyball!

Criado na Califórnia nos anos 70, esse esporte tem conquistado fãs em todo o mundo. O objetivo é simples: times de cães (geralmente quatro) correm um após o outro por uma pista com quatro barreiras, ativando uma mola que lança uma bola. Eles devem pegar a bola e retornar pela mesma pista. Ganha a equipe que finalizar primeiro, sem cometer erros!

O Flyball permite que seu cachorro interaja com outros cães, fortalecendo a socialização. Além disso, é uma excelente forma de estreitar os laços entre você e seu pet, pois exige trabalho em equipe.

Quase todos os cães podem jogar Flyball! Grandes ou pequenos, de raça pura ou mestiços, todos são bem-vindos neste esporte emocionante.

3. Rastreamento (Tracking)

caes farejadores

Cão farejando – Foto: Freepik

O rastreamento canino é um esporte que consiste em ensinar e incentivar o cachorro a seguir um rastro ou cheiro específico, geralmente de uma pessoa, ao longo de uma trilha preestabelecida.

Não só é uma excelente maneira de exercitar fisicamente seu cão, mas também um estímulo mental incrível, já que aproveita a habilidade natural deles em seguir odores.

Antes de iniciar qualquer treinamento, é vital conhecer as habilidades e limitações do seu cão. Algumas raças têm uma predisposição natural ao rastreamento, mas com paciência e dedicação, quase todos os cães podem aprender.

Comece o treinamento usando um objeto pessoal, como um brinquedo favorito ou um pedaço de roupa. Deixe-o cheirar o objeto e depois coloque-o a uma pequena distância, incentivando-o a ‘buscar’ ou ‘encontrar’.

4. Esportes caninos: obediência competitiva

Ao contrário do que o nome sugere, não se trata apenas de fazer com que o seu cão obedeça a comandos. É uma forma de arte.

Em competições, cães e treinadores são avaliados em sua habilidade de executar uma série de tarefas e rotinas pré-determinadas com precisão e coordenação. E o objetivo? Fortalecer o vínculo entre você e seu cão enquanto demonstra o nível de treinamento e habilidade de ambos.

A relação entre o homem e o cão se transforma durante a prática. Cada movimento, cada olhar, cada gesto conta. E quando você e seu cão acertam, é mágico.

5. Herding (Pastoreio)

Pastor Belga Preto

Pastor Belga Preto – Foto: Pixabay

Há algo verdadeiramente mágico em assistir a um cão conduzindo um rebanho com graça e precisão. A arte do pastoreio, ou Herding, é uma das mais antigas e naturais atividades caninas que existem.

O Herding é uma habilidade inata em muitas raças de cães. Pastores alemães, Border Collies, Australian Shepherds e etc. Estes cães têm uma paixão inerente por guiar e proteger rebanhos. E o motivo é simples: eles foram criados ao longo de gerações para fazer exatamente isso.

A sinergia entre o cão, o pastor e o rebanho é pura poesia em movimento. Um cão habilidoso sabe exatamente quando avançar, quando recuar, e como se posicionar para guiar o rebanho de maneira eficaz.

6. Rally obediência

Rally Obediência, comumente chamado de “Rally-O”, é um esporte canino que combina obediência com manobras de agilidade.

Em vez de uma rotina fixa, as equipes (cão e dono) navegam juntas por um percurso que é estabelecido por sinais numerados, cada um indicando um exercício ou manobra a ser realizada.

O Rally Obediência é flexível e menos formal do que competições tradicionais de obediência. Durante o percurso, os donos são encorajados a se comunicar com seus cães, usando elogios, palavras de encorajamento e até mesmo sinais manuais.

7. Disc Dog ou Frisbee

Disc Dog é um esporte canino em que os cães e seus humanos competem em eventos que envolvem o lançamento e a captura de um disco ou frisbee. As rotinas podem incluir lançamentos de longa distância, sequências coreografadas e truques freestyle incríveis.

A beleza deste esporte está na combinação de habilidade, atletismo e criatividade. Cada lançamento é uma oportunidade para o cão mostrar sua destreza, enquanto cada captura é um testemunho de seu foco e determinação.

8. Esportes caninos: dock Diving

Se seu cão adora água, o dock diving é o esporte para vocês. A ideia é simples: quanto mais longe e alto o cão puder saltar na água, melhor.

Os cães correm por uma plataforma (dock) e saltam na água, competindo pela distância, altura ou mesmo pela rapidez com que pegam um brinquedo.

O impacto dos esportes caninos na saúde

Australian cattle dog puppy outdoor. Blue heeler dog breed. Puppies on the backyard. Dog litter. Dog kennel

Australian cattle dog puppy outdoor. Blue heeler dog breed. Puppies on the backyard. Dog litter. Dog kennel

Assim como o exercício regular beneficia os humanos, os cães que praticam esportes regularmente desenvolvem músculos mais fortes e uma melhor resistência cardiovascular.

A obesidade canina é uma preocupação crescente. O envolvimento em esportes caninos ajuda os cães a queimar calorias e manter um peso saudável.

Além disso, um cão entediado pode ser um cão destrutivo. Ao engajá-los em atividades esportivas, você dá a eles uma saída para sua energia, reduzindo comportamentos indesejados.

Cuidados necessários do cachorro para esportes caninos

Mas como qualquer atividade física, há riscos associados. Alguns cães podem se machucar ou serem pressionados demais:

  • Sobrecarga e lesões: Assim como os atletas humanos, os cães também são suscetíveis a lesões se não forem devidamente treinados ou se forem empurrados além de seus limites.
  • Seleção de esporte adequado: Nem todos os esportes são adequados para todos os cães. Por exemplo, um bulldog pode não ser adequado para esportes de alta intensidade devido a problemas respiratórios.
  • Estresse: Alguns cães podem achar a competição estressante, especialmente em ambientes ruidosos ou cheios de gente.

Dicas gerais sobre esportes caninos

Dock Diving, também conhecido como “salto de doca”, é um esporte em que cães competem para saltar o mais longe, o mais alto ou o mais rapidamente possível a partir de uma doca elevada, indo atrás de um objeto (geralmente um brinquedo) lançado sobre uma piscina ou outro corpo de água.

Existem várias categorias dentro do Dock Diving, cada uma focada em diferentes aspectos do salto:

  • Big Air (Salto em Distância): Semelhante ao salto em comprimento humano, aqui o cão corre pela doca e salta o mais longe possível na água.
  • Extreme Vertical (Salto em Altura): Um brinquedo é suspenso no ar e o cão deve saltar verticalmente para agarrá-lo.
  • Speed Retrieve (Busca Rápida): Nesta categoria, os cães competem para ver quem pode nadar mais rapidamente até um brinquedo no final da piscina.

Se você e seu cão amam a água e estão buscando uma nova aventura, o mundo do Dock Diving os aguarda.

Conclusão

Esportes caninos não são apenas uma forma maravilhosa de seu cão queimar energia, mas também fortalecem o vínculo entre vocês.

Independentemente de você estar buscando competições ou apenas diversão, lembre-se: a saúde e a felicidade de seu cão são sempre prioritárias.

O post Descubra os 8 principais esportes caninos apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
29 de Novembro de 2023

Autor

Autor: 
Handreza Hayran
Classifique: 
Ainda sem votos