Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

É possível reeducar um cão agressivo?

Translator

 

Saber se é possível reeducar um cão agressivo é uma das principais dúvidas de pessoas que têm animais agitados, que costumam rosnar, morder e ter outras atitudes indesejadas semelhantes.

Infelizmente, a agressividade em cães é um problema muito comum e, ela pode ocorrer por conta de uma série de fatores a serem considerados.

Sendo assim, é preciso identificar qual é a origem do problema e, aí sim é possível trabalhar de modo a realmente reeducar o cão agressivo.

Nesse texto te mostraremos que é possível reeducar um cão agressivo e, também falaremos sobre como se pode fazer isso.

Então, vamos lá!

Reeducar um cão agressivo: entenda o que é a agressividade

cachorro estressado

Foto: Freepik

A definição mais simples e básica de agressividade é tendência que um animal tem de ter atitudes e oferecer respostas violentas ao que acontece.

Essa é uma reação comum em qualquer espécie animal e, funciona como uma resposta ao medo. De certa forma, isso é necessário para a sobrevivência do pet.

Sendo assim, a agressividade deve ser vista como uma resposta natural, mas em algumas situações ela se torna exagerada e, então começam a surgir grandes problemas de convivência.

A partir do momento em que essas reações ao medo começam a atrapalhar a vida do animal e, influenciam demais na rotina dele, então é preciso olhar para o problema e buscar uma solução.

É muito importante intervir, uma vez que a agressividade costuma ser perturbadora e, por isso dificulta que o animal se desenvolva normalmente e realize as suas atividades do dia a dia.

O gerenciamento do estresse nesse caso pode ser bem complicado e, em situações mais graves o animal chega a atacar a si mesmo.

Mais comuns ainda são os ataques a animais e pessoas que façam parte do seu meio de convívio e, até mesmo aqueles que são externos a ele.

Entenda as causas e tipos de agressividade que existem

Agressividade canina depende da raça

Cachorro bravo – Foto: Freepik

Antes mesmo de pensar em reeducar um cão agressivo, é importantíssimo olhar para o comportamento do animal e tentar entender o porque ele está acontecendo.

Esse é o primeiro passo para que se possa começar a agir na raiz do problema e, realmente reverter o caso de agressividade de maneira adequada.

A seguir falaremos sobre as causas principais de agressividade que são observadas nos animais de companhia.

  • Causas orgânicas: dores, problemas fisiológico ou desordens do sistema nervoso podem fazer com que o cão se torne agressivo;
  • Medo: essa é uma das principais causas da agressividade, que faz com que o cachorro reaja mal às situações estressantes do seu dia a dia;
  • Hierarquia: animais tendem a se tornar agressivos quando eles convivem com pessoas e animais que compitam com eles por algum motivo. Muitas vezes o cão tem a necessidade de mostrar a sua autoridade e acaba se tornando agressivo;
  • Evitação: a raiva e agressividade podem surgir quando o cão se frustra tentando fugir de uma situação a qual ele não consiga evitar de forma alguma;
  • Territorial: um dos motivos que torna um cão agressivo é a necessidade de proteger o seu território ou as coisas que são de posse dele;
  • Maternal: um cão agressivo pode estar apenas tentando proteger os seus filhotes das coisas que considera uma ameaça potencial;
  • Agressividade redirecionada: a agressão vai para o animal que não está nem envolvido na situação em questão;
  • Predatória: faz parte do instinto dos cães ter reações que sejam relacionadas com o ato de caçar. Essa é uma reação comum em relação a outros animais;
  • Idiopática: esse é o nome dado ao tipo de agressividade que não tem uma causa bem esclarecida, ou seja, parece que o animal se irrita com muitas coisas;
  • Induzida por brincadeiras: muitos cães não sabem brincar e, podem interpretar mal movimentações ruins;
  • Estresse: esse é um dos maiores motivos que tornam um cão agressivo. Muitas vezes o animal acumula muito estresse no dia a dia e não sabe bem como lidar com isso.

Como reeducar um cão agressivo?

temperamento do chow chow

Chow chow e a criança – Foto: Freepik

Antes de mais nada, deve-se deixar bem claro que aqui estamos falando justamente sobre educação.

Sendo assim, é preciso buscar pelas causas da agressividade e, trabalhar para eliminar todas elas.

Mas é importante que o processo aconteça aos poucos, sempre respeitando o animal e as suas necessidades e maneiras de encarar as situações.

Um cão agressivo deve ser realmente reeducado e, não adestrado. Isso é importantíssimo para se compreender a maneira como se deve tratar o pet.

A educação deve visar mostrar ao cão como ele pode aproveitar todo o ambiente que existe ao seu redor, bem como os recursos que existem nele.

Para isso, o ideal é que se busque pelo auxilio de um educador profissional, que tenha um treinamento adequado para ajudar o animal com isso.

É importante ter em mente que a reeducação dos cães é algo que deve ser encarado com muita seriedade.

Inclusive, existem muitas técnicas diferentes e, colocar elas em prática sem ter o conhecimento adequado pode ser extremamente perigoso.

É preciso saber, sobretudo, como escolher uma técnica adequada para educar o cão agressivo e, deve-se fazer isso levando em conta a observação do comportamento do animal.

Algumas das técnicas mais usadas nesses casos, são as seguintes:

  • Terapia de redução do estresse: essa é a técnica mais trabalhosa, que exige mais conhecimento e, também paciência. É possível melhorar o enriquecimento ambiental e trabalhar a socialização. Mas tudo isso exige muita calma;
  • Habituação e dessensibilização: é uma técnica que consiste em expor o animal de maneira controlada aos estímulos que sejam gatilho para a sua agressividade. O objetivo é, basicamente, que o pet se acostume;
  • Condicionamento: condicionando o animal com estímulos positivos é possível melhorar a execução de ações desejadas para o dia a dia, diminuindo os comportamentos indevidos;
  • Extinção: como o nome sugere, essa é a técnica que visa acabar de uma vez com os comportamentos indesejados. Isso é possível removendo os reforços dos comportamentos;
  • Resposta alternativa: essa é uma prática que deve ser colocada em prática no dia a dia. É preciso oferecer ao cão alternativas de coisas com as quais ele possa brincar e se distrair ao invés de ter comportamentos ruins e violentos.

Por que um cão se torna agressivo?

cachorro boxer é bravo

Boxer – Foto: Freepik

É extremamente comum que as pessoas imaginem coisas errôneas sobre um cão agressivo. Acreditar que existem raças agressivas e, que animais dóceis nunca atacam é um grande erro.

A seguir vamos falar sobre algumas questões sobre os motivos que podem tornar um cão agressivo.

Raça e linhagem determinam um cão agressivo?

De acordo com as crenças populares, existem raças que são completamente dóceis, enquanto que existem outras conhecidas por serem agressivas.

É claro que a influência genética existe, mas pensar apenas nisso não é certo e, pode ser considerado simplista demais.

Não tem como afirmar que todos os indivíduos de uma determinada ração serão tranquilos ou agressivos.

Isso porque além dos fatores genéticos existem as questões ambientais que influenciam diretamente nas atitudes do animal.

Sendo assim, se deparar com um Golden ou Labrador Retriever agressivo ou, com um Pit Bull tranquilo não deveria ser motivo de espanto.

mitos sobre o pitbull

Tutor com seu cão – Foto: Freepik

Os animais realmente podem apresentar traços bem diferentes e, o ideal é analisar cada indivíduo isoladamente.

Então, deve-se evitar ao máximo fazer generalizações sobre o comportamento das raças caninas e, ter atenção aos indivíduos de maneira geral.

Deve-se considerar também uma questão importantíssima, que é a existência de diferentes linhagens dentro de uma mesma raça.

É comum que existam linhagens mais tranquilas e, outras mais agressivas. Por isso, é tão importante conhecer a procedência dos animais, analisando principalmente as características dos pais e avós

A criação pode tornar um cão agressivo

Assim como acontece com as pessoas e outros animais, o meio no qual o cachorro vive influencia diretamente na sua agressividade.

É possível educar um cão agressivo e, assim manter as suas reações indesejadas completamente sob controle.

Por outro lado, mesmo que o cão seja tranquilo, se ele não tiver uma boa educação, pode desenvolver comportamentos indesejados envolvendo a agressividade.

Mas é claro que cães que possuem uma tendência a serem tranquilos são bem mais fáceis de educar e controlar em relação aos agressivos.

Só amor e carinho não são suficientes

Quando se tem um cão agressivo, é comum que os tutores não entendam o porque dos comportamentos ruins, uma vez que o animal é tratado com tanto amor e carinho.

As pessoas não se conformam que o cachorro ataque as pessoas da casa mesmo que tenham toda a atenção e cuidado de que necessitam.

No entanto, o controle da agressividade não depende apenas de dar ou não amor e atenção ao pet.

Pelo contrário, muitas pessoas confundem amor com mimo e, deixar um cachorro mal acostumado e habituado a fazer o que quiser é um dos maiores passos em direção ao mal comportamento.

O que fazer para reeducar um cão agressivo?

Como sempre, prevenir a agressividade é sempre muito melhor do que ter que remediar uma situação que já esteja instalada.

No entanto, se por acaso você já tem um cão agressivo, então precisa tomar algumas atitudes que o ajude a deixar esse comportamento de lado e reverter.

Descobrir a causa

comportamento do cão

Foto: Freepik

Como já foi dito, existem muitas possíveis causas para um cão agressivo e, é importante buscar compreender qual é a situação no caso do seu pet para saber como agir para reverter a situação.

É importantíssimo atuar na causa do problema que esteja levando à agressão. Mas independentemente de qual seja o problema, esteja consciente de que isso leva tempo e, exige muita paciência e dedicação.

O veterinário pode te ajudar com o cão agressivo

Se por acaso o seu cão for tranquilo e, de uma hora para a outra começar a apresentar sinais típicos de agressividade, há a possibilidade de ele estar com algum problema de saúde.

A dor é um dos principais motivos que levam um animal a apresentar agressividade. Mas além disso, o pet também pode desenvolver problemas comportamentais por conta de hipotireoidismo ou problemas neurológicos, como encefalite, epilepsia e tumores cerebrais.

Então, é preciso ter o auxílio de um médico veterinário que possa realizar exames que eliminem essas possibilidades.

E se por acaso o animal apresentar um problema de saúde desses, fazer o tratamento correto pode trazer grandes melhorias para a qualidade de vida e comportamento do pet.

Contrate um adestrador profissional

cão pulando

Eles precisam de adestramento constante – Foto: Freepik

Caso o veterinário não tenha encontrado nenhum problema de saúde no cão agressivo, então é provável que a causa seja mesmo de origem comportamental.

Nesse caso, é muito importante contratar um adestrador profissional, que tenha conhecimento suficiente para colocar as técnicas mais indicadas em prática.

O profissional deve analisar o histórico e o tipo de agressividade de cada animal, para então saber como agir adequadamente.

Desenvolvimento de um plano de treinamento para o animal

O treinador especializado deverá saber quais são as melhores técnicas para se utilizar em cada caso e, a partir disso deve-se criar um planejamento avançado, visando o gerenciamento da agressão nos animais.

Geralmente, a melhor maneira de lidar com um cão agressivo é fazendo um processo de reeducação usando reforços positivos.

Isso porque dessa maneira é possível ressignificar os acontecimentos para o animal e, assim fazer com que ele substitua o inadequado por aquilo que é mais adequado.

De qualquer forma, tenha em mente que é importante jamais punir o animal, uma vez que isso só vai fazer com que ele crie mais memórias negativas e reaja cada vez pior aos estímulos.

Medicar o cão agressivo é uma opção

Infelizmente, dependendo o problema, reeducar um cão agressivo não é suficiente para deixar o animal tranquilo.

Em algumas situações, é necessário usar medicações que ajudem no gerenciamento das emoções do pet.

Combater medo, estresse e ansiedade pode ajudar muito. Em alguns casos, inclusive, basta medicar o animal por curtos períodos.

Conclusão

Como você viu, é possível reeducar um cão agressivo, mas esses casos demandam grande atenção por parte do tutor.

Ademais, a melhor maneira de fazer esse processo é contando com a ajuda de um profissional que trabalhe a raiz do problema, colocando em prática as técnicas mais adequadas.

O post É possível reeducar um cão agressivo? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
27 de Novembro de 2023

Autor

Autor: 
Handreza Hayran