Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Tudo o que precisa saber antes de adotar um cachorro

Translator

 

Adotar um animalzinho é um ato de amor e também uma forma de contribuir com os animais que esperam por uma nova oportunidade.

Existem milhares de animais belíssimos e cheios de amor para doar nos canis de todas as cidades do mundo. Muitos deles passam anos esperando alguém que queira levá-los para casa.

Então quando você resolve adotar ao invés de comprar um animal, está salvando uma vida. No entanto infelizmente muitas pessoas não levam a adoção tão à sério.

Nesse caso é comum que muitos animais sejam devolvidos ao abrigo por diversos motivos. Por isso, é fundamental que as pessoas informem-se muito bem sobre o processo e reflitam se é isso mesmo que desejam.

Sendo assim, se você está pensando em adotar, o melhor é buscar informações sobre isso. Continue lendo esse artigo para saber mais sobre isso e os cuidados que é preciso ter com os filhotes.

Para adotar é preciso amar

fases da vida de um cachorro

Criança segurando seu filhotinho de cachorro – Foto: Freepik

Não há dúvidas de que os cães são animais fantásticos, lindos, fofinhos, engraçados e muito brincalhões. Eles tem muito amor para dar e sabem retribuir cada gesto de carinho do dono.

Mas não podemos esquecer de que eles, assim como qualquer outro animal tem as suas necessidades e, muitas delas estão relacionadas aos seus instintos selvagens.

Principalmente os cães, precisam de espaço, tem necessidade de estar em contato com a natureza, ver pessoas, ver outros animais, correr e pegar objetos. Isso sem falar nos:

  • Passeios diários;
  • Cuidados com a higiene;
  • Brincadeiras;
  • Alimentação;
  • Saúde;
  • Necessidade de limpar o ambiente onde o animal faz xixi e cocô.

Veja algumas obrigações com mais detalhes para que você saiba se está ou não preparado para isso.

Ao adotar um cachorro você precisa ter tempo para o cãozinho

dia mundial do cachorro

Você deve saber que os animais demandam tempo e atenção e, por isso antes de adotar você precisa refletir se realmente está preparado para doar seu tempo ao novo membro da família.

Você vai precisar de tempo para:

  • Passear;
  • Brincar;
  • Dar banho;
  • Escovar o animal;
  • E dar atenção e carinho.

Se por acaso você se sente sem tempo para nada e não está conseguindo lidar bem nem com as suas próprias tarefas, provavelmente o melhor a fazer é não adotar.

Lembre-se de que os animais sofrem com ansiedade de separação quando não recebem a atenção de que necessitam.

Seu pet espera o dia todo para receber um pouco de atenção de você. Então não seja egoísta e não o decepcione nesse sentido.

Necessidades fisiológicas

Como você sabe, os animais fazem xixi, cocô e, alguns deles até vomitam com frequência. Isso tudo é absolutamente natural e, por isso você deve estar ciente de que terá que fazer a limpeza do ambiente.

Mesmo que você acostume o animal a fazer tudo em um lugar só, a limpeza deve acontecer pelo menos duas vezes por dia e, mesmo assim não tenha dúvidas de que a sua casa vai acabar ficando com cheiro de animal.

Por isso, pense bem antes de adotar. Muitas pessoas acabam desistindo justamente por não saberem como lidar com essas questões.

Gastos financeiros

cão no veterinário

Procurando carrapato no cachorro – Foto: Freepik

Um animal bem cuidado demanda uma quantidade significativa de dinheiro. Por isso, você precisa estar preparado para desembolsar uma boa quantia.

Sobretudo na velhice, o animal pode demandar mais cuidados e, consequentemente vai trazer ainda mais gastos. Lembre-se de que os animais precisam de:

  • Alimentação de qualidade;
  • Cama confortável;
  • Banhos e tosa;
  • Vacina;
  • Vermífugo;
  • Consultas com o veterinário;
  • Antiparasitário;
  • Remédios em alguns casos.

A alimentação do animal deve obrigatoriamente ser de qualidade, para que ele obtenha todos os nutrientes de que necessita para desenvolver as suas atividades diárias e manter a sua saúde em dia.

Além disso, as visitas ao veterinário devem ser frequentes mesmo quando o animal estiver com saúde. Exames periódicos também devem ser realizados. Assim você aumenta as chances de descobrir eventuais problemas precocemente.

A vermifugação também deve ser feita pelo menos uma vez a cada 6 meses e, a vacinação deve ser anual.

Por fim, não esqueça de que os cães e gatos frequentemente podem ser parasitados por pulgas e carrapatos que colocam a sua saúde em risco.

Por esse motivo é fundamental usar um antiparasitário eficiente e de qualidade que deixe o seu amiguinho livre desse tipo de problema.

Atenção ao porte e comportamento do animal

cachorro com pulgas

cachorro com pulgas – Foto: Freepik

É muito comum que as pessoas devolvam os animais adotados por diversos motivos. Mas o principal é provavelmente não saber como lidar com o temperamento do animal ou com o seu tamanho.

É comum que as pessoas se apaixonem por aquela bolinha de pelos minúscula e acabem levando para casa sem nem mesmo questionar qual seria o porte do cão depois de adulto.

Então os meses se passam e o animal vai crescendo e torna-se um cão de porte médio ou grande. Em alguns casos isso provoca uma incompatibilidade entre o animal e os donos.

A incompatibilidade com a família é muito triste porque o animal acostuma-se com as pessoas e com o ambiente e, depois acaba sendo devolvido.

Além disso, alguns animais podem ser mais tímidos, agressivos, agitados, brincalhões. E não é possível prever isso totalmente no momento da adoção. Então você deve estar convicto de que conseguirá amar o animal independentemente disso.

É melhor adotar um cachorro adulto ou um filhote?

Ao se falar em adoção, o mais comum é que as pessoas desejem um filhotinho. No entanto, se esse for o seu caso, saiba que os pequenos demandam muito mais cuidado, atenção e paciência.

Então em vários casos o melhor é priorizar a adoção de um cão adulto. Em contrapartida os maiores são mais difíceis de serem ensinados e, algumas vezes carregam traumas e comportamentos inadequados.

Conclusão

Não restam dúvidas de que adotar é um ato de carinho e amor com os animais, mas isso deve ser feito com muita responsabilidade. Por isso, antes de levar um animal para a sua casa reflita muito bem se ele é compatível com o estilo da família.

Dica final

Mantenha sempre o seu animalzinho protegido contra carrapatos e pulgas! Você sabia que as pulgas e os carrapatos podem transmitir doenças graves ao seu cão, gato e também para toda a sua família!

Além disso, quando encontramos uma pulga ou um carrapato no nosso pet, a quantidade que vemos neles, representa apenas 5% do problema. Pois é!

Na verdade, 95% desses parasitas estão no ambiente, em locais como sofá, tapete, piso, caminha do pet e a nossa cama, de maneira invisível, na forma de ovos e larvas, seguindo o ciclo de reprodução e sempre esperando uma oportunidade para subir no seu animalzinho.

O post Tudo o que precisa saber antes de adotar um cachorro apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
27 de Novembro de 2023

Autor

Autor: 
Handreza Hayran
Classifique: 
Ainda sem votos