Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

O que deixa o cachorro triste? Veja algumas possíveis situações

Translator

 

Saber o que deixa o cachorro triste pode ser fundamental quando o assunto é manter a qualidade de vida do pet. Assim, torna-se possível cortar da rotina aqueles gatilhos que prejudicam o bem-estar animal.

Mas, quais são esses gatilhos? Neste texto, a equipe do Portal do Dog reuniu algumas informações importantes nesse sentido. Acompanhe e saiba mais!

deixa o cachorro triste

Cachorro deitado com um semblante triste. Foto: Canva.

O que deixa o cachorro triste?

São muitos os fatores que podem deixar um cachorro triste. Inclusive, algumas atitudes dos tutores que são feitas com boas intenções também podem desencadear a tristeza no pet.

Por isso, estar atento a esses aspectos pode fazer toda a diferença na hora de criar um ambiente saudável para o pet. Vejamos algumas situações que precisam de atenção:

  1. Solidão prolongada;
  2. Falta de exercício físico;
  3. Falta de estimulação mental;
  4. Mudanças bruscas na rotina;
  5. Falta de socialização com outros cachorros;
  6. Falta de brinquedos e estímulos para brincadeiras;
  7. Má alimentação;
  8. Doenças não tratadas;
  9. Estresse causado por barulhos altos, como fogos de artifício;
  10. Ausência de um ambiente seguro;
  11. Punição severa;
  12. Mudança de residência;
  13. Ausência de um lugar confortável para descansar;
  14. Mudanças na dieta sem transição adequada;
  15. Falta de higiene adequada.

A seguir, discutiremos cada um desses pontos para que se torne possível criar um ambiente ainda mais saudável para os nossos amigos de quatro patas. Acompanhe!

1. Solidão prolongada deixa o cachorro triste

Apesar de ser saudável permitir que o pet tenha o espaço dele e fique sozinho eventualmente, uma solidão muito prolongada pode fazer com que o cão tenha sentimentos de abandono. Essa situação pode ser ainda pior se esses momentos sozinhos acontecem em um ambiente sem enriquecimento com atividades, sem estímulos para exercícios, e assim por diante.

Precisamos nos lembrar que um pet precisa praticar atividades cognitivas e físicas; precisa de passeios e exercícios; e precisa da socialização. Sem esses pilares, ele pode viver episódios de tristeza intensa.

Veja mais: Depressão sazonal: Os animais de estimação podem ter?

2. Falta de exercício físico deixa o cachorro triste

Um cachorro precisa de exercícios físicos por uma série de motivos. Primeiro, os exercícios permitem que ele acabe liberando hormônios que geram bem-estar, o que é ótimo para ele se sentir bem.

Segundo, os exercícios ajudam a manter todas as funções do organismo funcionando bem. Terceiro, costuma ser um momento de socialização. Quarto, ajuda a gastar energia e ter noites de sono mais saudáveis, que são essenciais para a saúde mental.

Agora, pense em todos esses aspectos sendo tirados da vida do cachorro porque ele é completamente sedentário e não tem estímulo para praticar exercício? Pois é! Uma das consequências pode ser a tristeza canina.

deixa o cachorro triste

Cachorro triste e deitado no chão. Foto: Canva.

3. Falta de estimulação mental

Cães não precisam apenas correr para lá e para cá. Eles também precisam de exercícios mentais, brincando em um ambiente que propicie que ele cave, encontre coisas “escondidas” – como petiscos -, cace uma bolinha, e assim por diante.

Essas atividades estimulam a mente e a cognição do animal, e são fundamentais para o seu desenvolvimento. Nesse aspecto, a falta de estímulos mentais pode acabar deixando o pet muito ocioso, com tédio, sem estimular seus instintos e, consequentemente, vivendo um dia a dia mais triste.

Veja mais: É possível estimular a inteligência dos cães?

4. Mudanças bruscas na rotina deixa o cachorro triste

Cachorros precisam de rotina para se sentirem mais seguros e tranquilos. Se porventura na sua casa acontecem muitas mudanças de rotina, especialmente de forma completamente abrupta, há chances de isso deixar o cachorro triste com mais frequência.

Por isso que, aqui no Portal do Dog, sempre mencionamos a importância de implementar mudanças de forma gradativa na rotina dos cães. Assim, é mais fácil para ele lidar com as alterações, reduzindo as chances de efeitos emocionais negativos.

5. Falta de socialização com outros cachorros

Os cães também precisam de socialização para brincarem, se divertirem e se manterem saudáveis. Sem essas socializações, ele pode ter dificuldades para lidar com cães não conhecidos; pode se tornar mais agressivo; adotar comportamentos negativos sempre que ver outro pet; e assim por diante.

Em contrapartida, a socialização pode ajudá-lo a ter a mente mais estimulada, a gastar energia, se divertir, etc. Porém, lembre-se de apenas fazer a socialização se o animal estiver com as vacinas em dia, ok?

Veja mais: Socialização do cão – Como fazer?

deixa o cachorro triste

Cachorro triste e sentado na calçada. Foto: Canva.

6. Falta de brinquedos e estímulos para brincadeiras

Os cães precisam de brinquedos e estímulos saudáveis para se divertirem e aprenderem. Eles precisam ter o que fazer durante o dia a dia. Caso contrário, poderão viver momentos constantes de tédio e sentimentos ruins.

Pois pare e pense: como seria a vida da gente, humanos, sem nada para fazer o dia inteiro? Sem nada para descobrir, aprender, se divertir? Certamente seria uma rotina muito difícil de lidar, concorda? Com os pets não é muito diferente.

Por isso, eles precisam dessa atenção especial para brincar e se divertir ao longo do dia, inclusive quando estiverem sozinhos em casa.

7. Má alimentação deixa o cachorro triste

A alimentação dos cães precisa ser saudável para ele ter uma boa digestão, sentir-se disposto e bem, e manter a saúde física e mental. Isso quer dizer que quando ele não tem uma boa alimentação à disposição, corre o risco de sofrer os efeitos colaterais disso e, ainda, pode ficar triste por conta dessa falta.

Sendo assim, sempre siga as recomendações do veterinário quanto ao que deve ser oferecido ao pet no dia a dia, dentro da sua dieta.

Veja também: Os benefícios da alimentação natural para seu cão!

8. Doenças não tratadas deixa o cachorro triste

Não é novidade para ninguém que as doenças caninas também afetam a saúde mental do animal. Se ele tem limitações, dores, desconfortos e sintomas incômodos, obviamente poderá se sentir mais limitado e triste por conta disso.

É por conta desses fatores que é extremamente importante garantir que o pet receba um atendimento de qualidade do veterinário e trate as doenças que podem afetar o seu bem-estar.

deixa o cachorro triste

Cachorro pensativo com o olhar distante. Foto: Canva.

9. Estresse causado por barulhos altos, como fogos de artifício

Cães podem se sentir inseguros, tristes e muito assustados quando estão diante de situações que causam muito barulho, como em uma chuva de fogos de artifício. Por isso, é muito importante tentar criar um ambiente seguro e que minimize esses sons para que o pet sinta menos impactos negativos.

Além disso, evitar levar o animal de estimação a eventos desse tipo também é um bom caminho. Seu amigo de quatro patas agradece.

Veja mais: Festas de fim de ano: Preparando seu cão para os fogos do Réveillon

10. Ausência de um ambiente seguro

Os cães precisam de um ambiente seguro para se sentirem bem e confortáveis. Se o ambiente não oferece subsídios para isso, ele pode sofrer com tristeza, medo e angústia.

E o que poderia ser considerado um ambiente seguro? Um espaço com uma caminha confortável, cantinhos para ele se esconder quando ficar com medo, etc. Além disso, o espaço precisa ser acessível, limpo, silencioso e confortável fisicamente.

Assim, o pet sempre terá um ambiente para recorrer quando sentir necessidade.

11. Punição deixa o cachorro triste

A punição também é um problema que pode deixar o cachorro triste. Embora muitas pessoas ainda acreditem que bater ou “xingar” o cachorro seja uma forma de ensiná-lo, a verdade é que as chances de ele aprender assim são bem pequenas.

Muitas vezes, ele só aprenderá a se sentir extremamente ansioso e com medo diante desse tipo de situação. Por isso, é melhor ir por outras vias, mais positivas, na hora de ensinar o pet, evitando comportamentos de punição.

Veja mais: Como adestrar filhotes – Com ou sem punição?

deixa o cachorro triste

Cachorro tristinho sentado no chão. Foto: Canva.

12. Mudança de residência

Uma mudança de residência pode ser bem difícil para um pet que estava totalmente adaptado e acostumado com o lar anterior. Isso quer dizer que nunca devemos nos mudar porque temos um cachorro? Claro que não… Mas quer dizer que devemos fazer uma mudança gradativa, permitindo que o pet se adapte, aos poucos, e isso o ajude a se sentir mais tranquilo no novo lar.

Para isso, considere conversar com o veterinário para que ele te ajude a encontrar o melhor caminho de adaptação para o seu amigo de quatro patas. Afinal, como cada pet é único, pode ser que algumas dicas mais específicas ajudem nesse momento.

Entretanto, no geral, é possível adaptar o pet investindo em uma apresentação gradual do ambiente. Primeiro, deixando ele conhecer um espaço mais delimitado da casa, onde estão todas as coisinhas dele, como brinquedos, caminha, comida, etc. Depois, apresentar outro cômodo, e assim por diante, até que o pet se sinta mais adaptado. Lembrando, ainda, de manter a prática de exercícios e os passeios para ele gastar energia e se sentir bem.

13. Ausência de um lugar confortável para descansar

Como mencionamos anteriormente, os animais de estimação precisam de uma área para se sentirem tranquilos e confortáveis, ou seja, precisam de uma área segura. Dentro dela, um bom ambiente de descanso faz toda a diferença.

Por isso, é importante verificar se a cama está confortável e limpa, se o espaço é silencioso para o pet dormir bem, e assim por diante. Esses cuidados podem aumentar a qualidade de vida do animal e evitar que o cachorro fique triste.

Veja mais: Cachorro cai da cama e continua dormindo: como não rir? [Vídeo]

14. Mudanças na dieta sem transição adequada

A dieta dos cães também só deve ser mudada sob orientação do veterinário, além de ter que acontecer de maneira gradativa. Os cães podem se sentir tristes e sem apetite ao se depararem com um tipo de mudança inesperada, que o faça comer algo que ele não quer.

Para evitar esse efeito, siga as recomendações dos especialistas. Inclusive, nos próprios pacotes de ração pode vir algumas instruções sobre as mudanças.

deixa o cachorro triste

Cachorro com olhar triste. Foto: Canva.

15. Falta de higiene adequada deixa o cachorro triste

Um cachorro que fica em um ambiente sujo, desconfortável e com mau cheiro pode ficar triste e se sentir desconfortável com isso. Afinal, quem é que gosta de viver em um ambiente como esse? Pois é!

Por isso, é muito importante cuidar do espaço onde o cachorro costuma ficar, evitando que ele seja exposto a situações desagradáveis que afetem a sua saúde mental e, inclusive, sua saúde física.

Manter um ambiente limpo é dever do tutor. Lembre-se sempre disso!

E não se esqueça: se o seu cachorro está muito triste, converse com o veterinário para entender o que pode estar acontecendo, visando a implementação de ações alinhadas às necessidades dele. Não negligencie isso!

Veja agora: Cachorro sempre limpinho: Como manter a higiene do pet?

O post O que deixa o cachorro triste? Veja algumas possíveis situações apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
06 de Dezembro de 2023

Autor

Autor: 
Camila Bonatti
Classifique: 
Ainda sem votos