Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Sinais de um cachorro saudável: Conheça quais são

Translator

 

Saber detectar os sinais de um cachorro saudável é um bom caminho na hora de monitorar o bem-estar dos nossos amigos de quatro patas. Afinal, como os cães não sabem falar como nós, seres humanos, fica difícil perceber, na correria do dia a dia, que algo não vai bem.

Por isso, saber quais aspectos levar em consideração nesse tipo de análise é crucial. E neste texto do Portal do Dog, reunimos uma série de considerações que podem te ajudar nessa missão importante. Acompanhe e saiba mais!

sinais de um cachorro saudável

Cachorro feliz caminhando em meio à natureza. Foto: Canva.

Sinais de um cachorro saudável

Para podermos avaliar de perto os sinais de um cachorro saudável, devemos fazer uma verdadeira inspeção no corpinho e avaliação dos comportamentos do animal. Dessa maneira, conseguiremos ter mais clareza quanto à possibilidade de estar tudo certinho com ele. Basicamente, devemos considerar aspectos como:

  1. Peso;
  2. Pelagem;
  3. Pele;
  4. Olhos;
  5. Ouvidos;
  6. Nariz;
  7. Boca e dentes;
  8. Respiração;
  9. Bom apetite;
  10. Digestão;
  11. Bom nível de energia;
  12. Hidratação canina;
  13. Marcha firme;
  14. Bom estado de alerta;
  15. Comportamentos.

A seguir, vamos detalhar cada um desses fatores para que você possa acompanhar de pertinho o seu amigo e verificar se está tudo bem com ele. Lembrando que essas “inspeções” em casa não excluem a necessidade do acompanhamento periódico do veterinário. Ou seja, você pode avaliar a saúde do seu pet para detectar sinais de que algo não vai bem, mas mesmo quando não houver nenhum sinal, as consultas de rotina ao veterinário devem ser mantidas, combinado?

Com isso em mente, sigamos com as nossas considerações de hoje:

1. Peso adequado para a raça e idade

Saber qual é o peso esperado para a raça e para a idade do seu cão é um bom ponto de partida. Afinal, um cachorro com baixo peso pode ter alguma questão de saúde não muito equilibrada, como algum problema digestivo, por exemplo. Já os cães com sobrepeso podem ter mais chances de problemas de saúde cardiovascular, diabetes e outras complicações da obesidade canina.

Por isso, pesar o cachorro e verificar se está tudo nos “conformes” pode ser um bom caminho a se considerar.

Confira também: O calor faz mal para cachorro? Com a chegada do verão, veja dicas e ideias para proteger seu dog!

2. Sinais de um cachorro saudável: Pelagem brilhante e limpa

A pelagem de um cachorro saudável costuma ter um aspecto relativamente brilhoso e é limpa. Não há descamações da pele que ficam sobre o pelo, e também não há excesso de opacidade ou porosidade. É algo equilibrado. Observar esses aspectos de pertinho pode te ajudar na hora de avaliar os sinais de um cachorro saudável.

sinais de um cachorro saudável

Mulher segurando carinhosamente o seu cachorro no colo. Foto: Canva.

3. Pele sem irritações, feridas ou inflamações

A pele do cachorro saudável é sem irritações, inflamações ou ferimentos. Ela é lisa, nem muito seca, mas nem muito oleosa, e com um aspecto de integridade e saúde. Se houver manchas, descamações, irritações, ou quaisquer outros sinais nesse sentido, é importante investigar.

Pode ser que seja um caso de alergia, mas também pode ser algo que merece mais atenção. Por isso, ao detectar esses aspectos, procure o veterinário.

Veja mais: Alergia a cachorro: A qual raça posso ser alérgico?

4. Sinais de um cachorro saudável: Olhos brilhantes e sem secreção

Os olhinhos dos cães saudáveis têm um aspecto mais brilhante e não apresentam acúmulo de secreção. O ideal, na realidade, é que não haja essa secreção.

Quando os olhos do cachorro ficam sujos com frequência, pode ser sinal de que algo não vai muito bem com a saúde ocular. Conversar com o veterinário é um caminho importante para descartar possíveis enfermidades.

5. Ouvidos limpos e sem odor

Os ouvidos do seu cão têm algum cheiro ruim? Bem, saiba que um dos sinais de um cachorro saudável é a ausência de odor nessa região do corpo. Também não há presença de descamações ou secreções saindo do ouvido do cão, quando ele está bem.

Se você observar esse tipo de sintoma, é muito importante buscar orientação veterinária o quanto antes. Afinal, pode ser alguma questão de saúde, como uma infecção, que pode até estar causando dor no animal de estimação. Cuidado.

Veja mais: Como cuidar dos ouvidos do cachorro? Veja dicas!

sinais de um cachorro saudável

Cachorro fofo dormindo de barriga cheia ao lado do seu pote de ração. Foto: Canva.

6. Sinais de um cachorro saudável: Nariz úmido e frio

O narizinho do cachorro também pode nos dar sinais de um cachorro saudável. A começar pela temperatura, que costuma ser um pouquinho mais fria. Inclusive, quem nunca sentiu o nariz gelado de um cachorrinho, não é?

Além de frio, o nariz também precisa ser úmido. Se essas características não forem detectadas, é importante ficar de olho e avaliar se o pet não está com sinais de febre.

E, caso a febre seja detectada, lembre-se de levar o pet no veterinário para investigar o que esse sinal pode estar apresentando. Até porque, a febre pode ser um sinal de muitas condições diferentes, e sua investigação se faz necessária por isso.

7. Boca e dentes limpos e sem mau hálito

Os dentes dos cachorros precisam ser bem cuidados para manter a saúde dos nossos amigos de quatro patas. Inclusive, um dos sinais de um cachorro saudável é justamente os dentes estarem com aspecto de limpo (sem acúmulo de placas) e sem mau hálito.

Em contrapartida, se o cheiro da boca do cachorro for muito ruim e puder ser sentido com intensidade, é importante conversar com o veterinário para avaliar a situação de pertinho.

O mesmo vale para o aspecto da gengiva: se ela parecer vermelha demais, ou até mesmo apresentar sinais de sangramento, pode ser que o pet esteja com algum problema de saúde bucal que merece atenção.

Veja também: Como deixar o cachorro com os dentes brancos

8. Respiração normal, sem chiados ou dificuldades

Um dos sinais de um cachorro saudável que não podemos ignorar é com relação à respiração do pet. Quando ele está bem, a respiração é suave, sem ser extremamente lenta ou extremamente acelerada. Além disso, não há sons de chiado e o cachorro não apresenta dificuldade para respirar.

Outro ponto de atenção é com relação à tosse e aos espirros: se o cachorro está saudável, ele não ficará apresentando esse tipo de sintoma respiratório.

Em contrapartida, se você percebe alterações na respiração do cão, lembre-se de conversar com um especialista para tentar entender o que pode estar acontecendo nesse caso.

sinais de um cachorro saudável

Gatinho carinhoso se esfregando no seu amigo cachorro. Foto: Canva.

9. Sinais de um cachorro saudável: Bom apetite e interesse pela comida

O apetite do cachorro saudável também costuma ser equilibrado. O pet demonstra interesse pela comida, sem parecer extremamente faminto, mas também querendo comer – especialmente se estiver com muita fome.

Por outro lado, um cão com alguma questão de saúde pode perder o interesse pelos alimentos, ou pode querer comer demais, sem parar, para tentar cessar algum possível incômodo que está sentindo no momento.

Fique sempre de olho nesses aspectos, pois a mudança de apetite costuma ser uma das primeiras a se manifestar quando o cachorro está com alguma enfermidade. Afinal, assim como acontece com nós, humanos, a falta de interesse pela comida pode ser um sinal de que um desconforto muito grande está atrapalhando o nosso apetite.

Veja mais: Cachorro sem apetite: causas e tratamento

10. Digestão regular e fezes firmes

A digestão canina precisa ocorrer em um tempo razoável, e o pet precisa evacuar sem grandes dificuldades ou sinais de dor. Além disso, as fezes do cachorro saudável costumam ser relativamente firmes, mas não exageradamente.

Se você perceber alterações no ritmo de digestão, ou até mesmo sinais de diarreia ou de constipação, é válido conversar com um veterinário, pois pode ser que algo não está indo muito bem.

Às vezes, pode ser alguma coisa na alimentação, apenas. Porém, quando a alimentação é saudável, é importante averiguar outras possíveis causas. O mesmo vale para quando os sintomas não são pontuais e começam a durar dias.

11. Bom nível de energia e disposição

Um dos sinais de um cachorro saudável que podemos observar com facilidade é com relação ao seu comportamento no que diz respeito à disposição e energia. Um cachorro com energia costuma brincar de forma equilibrada, gosta de se divertir e passear e é relativamente ativo ao longo do dia.

Além disso, você pode notar um interesse elevado do pet pelas brincadeiras favoritas dele, ou até mesmo pelos passeios que ele gosta de fazer. Essa disposição é um sinal bem importante de saúde.

Em contrapartida, se o pet demonstra um comportamento de estar sempre cansado e sem energia, pode ser que alguma coisa não esteja muito bem, tanto com relação à saúde física quanto mental. Fique de olho.

Veja mais: Cachorro sempre cansado, o que pode ser?

sinais de um cachorro saudável

Cachorro peludo e super fofo recebendo escovação dos pelos. Foto: Canva.

12. Sinais de um cachorro saudável: Hidratação adequada, urina clara

Um cão saudável precisa de uma boa hidratação, e uma forma de averiguar se o pet está bebendo o suficiente é avaliando a sua urina. Se ela está relativamente clara, é um sinal de que a hidratação está acontecendo adequadamente.

Além disso, sempre fique atento à água que vem sendo oferecida ao pet: ela é limpa e filtrada? É trocada com frequência? Esses aspectos fazem a diferença na saúde canina, portanto, fique de olho!

Se o pet começar a apresentar uma urina muito escura, ou mesmo diminuir a quantidade de vezes que faz xixi, é válido avaliar se a quantidade de água oferecida está de acordo com o que o seu amigo precisa. Se você tem dúvidas com relação à quantidade, considere conversar com o veterinário, pois ele poderá passar uma quantidade alinhada às necessidades do seu pet.

Veja também: Hiponatremia pode colocar a saúde do seu pet em risco!

13. Marcha firme e equilibrada

O caminhar, chamado de marcha, também deve ser observado quando pensamos nos sinais de um cachorro saudável. Portanto, pare e veja: será que o seu cachorro caminha e corre de forma equilibrada e firme? Ou ele parece cambalear muito, ou até mesmo tropeçar com frequência?

Verificar esse tipo de sinal é importante, pois muitos cães podem ter problemas nos ossos e nas articulações que, em determinado estágio, dificultam a mobilidade. Estar atento a isso é crucial para iniciar tratamentos precoces e proteger o bem-estar do seu amigo de quatro patas.

Afinal, dependendo da condição, o tratamento precoce é capaz de barrar o desenvolvimento de determinada doença, proporcionando mais qualidade de vida para o seu cachorro no longo prazo.

Veja mais: Artrose canina – Seu cachorro pode estar mancando por isso

14. Sinais de um cachorro saudável: Bom estado de alerta e interação social

O estado de alerta do seu cachorro também está sendo mantido dentro do esperado? Ele parece atento quando ouve algum som ou alguém chega no ambiente em que ele está? Ou ele parece sempre disperso e desatento? Pense um pouco sobre isso.

Afinal, um dos sinais de um cachorro saudável é justamente esse comportamento de alerta e essa interação social relativamente equilibrada.

Entretanto, com relação à interação social, é importante mencionarmos que se espera uma boa interação com outras pessoas e outros cães apenas quando o pet, de fato, tem a oportunidade de estimular a sua socialização.

Isto é, se o seu cachorro sempre fica isolado, a interação social ruim não necessariamente é um sinal de doença, pois pode ser apenas um sinal de que o seu cão não está acostumado com estranhos.

Saber avaliar esses aspectos é muito importante. E caso você perceba sinais de que o seu cachorro está pouco atento e desinteressado, considere conversar com o veterinário para averiguar o que pode estar acontecendo.

sinais de um cachorro saudável

Cachorro feliz e contente passeando pela praia. Foto: Canva.

15. Ausência de comportamentos compulsivos

Os comportamentos compulsivos também costumam aparecer quando algo não vai muito bem com os nossos amigos. Por exemplo, a lambedura excessiva pode ser um sinal marcante de ansiedade, como também de coceira ou de irritação na pele. Até mesmo quando o pet sente alguma dor ele pode tentar lamber excessivamente a região, crendo que isso irá solucionar o problema dele.

Portanto, fique de olho se há algum comportamento compulsivo que começou a fazer parte da rotina do pet. Caso você perceba esses comportamentos, é importante buscar orientação do veterinário.

Afinal, como no caso da lambedura excessiva, o comportamento compulsivo pode fazer com que o cachorro acabe se machucando, provocando lesões na pele e piorando ainda mais a situação. Por isso, se detectar esses sinais, procure um veterinário!

Veja também: Distúrbios comportamentais compulsivos em cães: o que fazer?

As visitas ao veterinário devem ser mantidas mesmo com os sinais de um cachorro saudável

Como mencionamos no começo deste artigo, os sinais de um cachorro saudável não excluem, em hipótese alguma, as consultas de rotina. Isto é, mesmo quando tudo parecer bem e equilibrado, é fundamental que você leve o cão ao veterinário para uma análise profissional, dentro dos intervalos de tempo estipulados pelo especialista.

Isso porque, infelizmente, existem condições de saúde que não costumam apresentar sintomas, ainda mais no começo. Isso pode fazer com que o pet desenvolva enfermidades que, mais tarde, podem ser mais difíceis de tratar e de controlar.

Por conta disso, essas visitas regulares são indispensáveis. Afinal, dessa maneira o veterinário poderá detectar quaisquer alterações com maior rapidez e antecedência, aumentando as chances de promover a cura e o bem-estar do animal.

Lembre-se disso e priorize a saúde e o bem-estar do seu amigo de quatro patas, pois sabemos o quanto isso é importante para você!

Veja também:

O post Sinais de um cachorro saudável: Conheça quais são apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
06 de Dezembro de 2023

Autor

Autor: 
Camila Bonatti
Classifique: 
Ainda sem votos