Você sabia que existe uma grande variedade de cores de pastor alemão? Isso mesmo. Por mais que esses cães sejam mais conhecidos por um tipo de cor e característica, existem vários deles.
O pastor alemão é uma das principais raças de cachorros que existem atualmente e ele chama a atenção pela postura e beleza.
Inteligente e extremamente elegante, o cão se tornou um dos mais populares do mundo, sendo associado frequentemente a trabalhos, como operações de salvamento e missões policiais.
Ao e falar de pastor alemão, é provável que você imagine um determinado perfil. Mas você sabia que existem vários tipos?
A maioria das pessoas não sabe disso, mas há uma variedade de cores de Pastor Alemão e, os animais são divididos em algumas categorias que variam de acordo com as suas características físicas.
Se você quer saber mais sobre isso e conhecer a variedade de cores do Pastor Alemão, então continue com a leitura desde post. Vamos lá.
Curiosidade sobre a variedade de cores do Pastor Alemão
Pastor Alemão é uma das raças mais populares que existem atualmente no mundo e, isso se deve sobretudo ao grande reconhecimento dela por órgãos renomados.
Como a própria denominação sugere, esse cão surgiu inicialmente na Europa e acabou conquistando o mundo aos poucos.
Conforme foi se espalhando, a raça começou a ser modificada de várias formas e, foi assim que surgiram muitas variáveis com características diversas.
No entanto, de acordo com os órgãos que regulam os padrões da raça, existem apenas dois tipos principais de Pastor Alemão, que são o de pelo curto e o de pelo longo.
Alguns criadores e as próprias pessoas mais leigas foram criando outras maneiras de classificar o animal, mas nesse caso, as variações são informais e se referem apenas às diferenças na coloração.
A seguir, vamos descrever os dois tipos de Pastor Alemão que existem atualmente.
Pastor Alemão de pelo curto
Entre os dois tipos de Pastor Alemão, este é o mais popular e, por isso, pode ser que você imagine justamente um animal nesse padrão quando pensa na raça.
Esse é o tipo que mais se disseminou ao longo do tempo, inclusive por ser um animal bem mais fácil de manter, uma vez que requer menos cuidados em relação à pelagem.
Ademais, sobretudo no Brasil, que é um país de clima predominantemente quente, esses animais com pelagem mais curta se adaptam muito melhor.
Apesar de os fios serem mais curtos, o Pastor Alemão de pelo curto também possui subpelo que o protege das mudanças de temperatura.
Por isso, mesmo este tipo consegue viver bem em regiões frias, uma vez que a pelagem é bem densa e evita trocas de calor com o ambiente.
A presença de subpelo bem denso faz com que esses animais também precisem ser escovados com frequência para a remoção de fios mortos e de sujeiras que ocasionalmente possam ficar retidas.
Vale lembrar que dentro do tipo de Pastor Alemão de pelo curto existe uma boa variedade de cores, uma vez que a classificação se deve apenas ao comprimento da pelagem mesmo.
Pastor Alemão de pelo longo
Essa é a segunda variação do Pastor Alemão, conhecido por ser ainda mais imponente e sofisticado em relação ao primeiro.
Mesmo sendo menos comum em relação ao cão de pelo longo, este é um animal belíssimo e extremamente admirado.
Ainda mais bem adaptados a locais de clima mais frio, o Pastor Alemão de pelo longo também possui pelagem dupla, com subpelo.
A diferença nesse caso é que os fios chegam a ter até dez centímetros de comprimento, dando a sensação de muito mais volume.
Assim como é típico dessa raça, esta variedade também é extremamente fiel, carinhosa e companheira com as pessoas da própria família.
Mas para ter um cão desses o tutor deve estar disposto a dedicar mais tempo à escovação da pelagem. Isso deve ser feito pelo menos três vezes por semana para evitar a formação de nós e remover os fios mortos.
Variedade de cores do pastor Alemão
Grande parte das pessoas pode até admirar a raça Pastor Alemão, mas são poucas as que conhecem realmente a variedade de cores existentes.
Sendo assim, falaremos a seguir sobre quais são os principais e, daremos uma breve descrição sobre a aparência de cada um.
Variedade de cores do Pastor Alemão: Sable
O Sable é o principal tipo de Pastor Alemão e, é justamente por isso que ele está em primeiro lugar nessa lista.
Popularmente essa variedade é conhecida como Pastor Alemão de Capa Preta por conta das partes mais escuras da sua pelagem na região das costas.
Focinho e orelhas também são pretos, enquanto que as patas, o corpo e a cabeça possuem uma coloração caramelo-escuro bem típica da raça.
Esta é a variação que se tornou extremamente popular, sobretudo por conta de filmes e séries policiais onde esses animais aparecem com frequência.
Além disso, essa é a variedade de cor mais comum de se ver em qualquer representação da raça, seja em desenhos, livros, entre outros.
O Pastor Alemão Sable é bonito, inteligente e extremamente companheiro das pessoas com as quais convive.
Ademais, ele se mostra sempre pronto para proteger o seu território e as pessoas que ama, além de adorar dar e receber carinho.
Pastor Alemão preto
Dentro da variedade de cores do Pastor Alemão, o cachorro de coloração inteiramente preta tem algo de bem especial.
Com um porte físico elegante e muito charmoso, esse animal demonstra ainda mais seriedade em relação aos demais padrões de cores.
Além disso, ele é muito corajoso, sendo capaz de fazer quase qualquer coisa para evitar que as pessoas e coisas que amam corram qualquer risco.
O Pastor Alemão preto pode ter os pelos mais longos ou mais curtos dependendo da sua linhagem.
Mas independentemente do tipo escolhido, a coragem, fidelidade e carinho sempre estarão presentes.
Variedade de cores do Pastor Alemão: Panda
Se você concorda que o urso Panda é um animal muito bonito e fofinho, imagina só unir isso à personalidade de um Pastor Alemão.
A variedade de cor conhecida como Panda é bastante exótica, curiosa e, também rara. Mas ela existe e, você pode ter um amiguinho com essa aparência se desejar.
Assim como os famosos ursinhos, esse cão possui a coloração branca predominante ao longo de todo o seu corpo.
Nas costas, olhos e orelhas, por sua vez, estão presentes as manchinhas típicas do ursinho mais fofo que existe.
Obviamente, esta cor é resultado de um longo processo de seleção artificial, de modo que não é considerada o padrão da raça.
Apesar disso, existem alguns criadores que trabalham duro para manter esse tipo de linhagem. E mesmo que a cor seja exótica, a personalidade é bem característica do Pastor.
Pastor Alemão Branco
O Pastor Alemão Branco é mais uma variedade de cor que possui uma polêmica a respeito do seu reconhecimento.
Isso acontece porque os órgãos internacionais não reconhecem oficialmente essa como sendo uma variedade de cores do Pastor Alemão.
Mesmo assim, muitos amantes da raça persistem procriando animais dessa cor, uma vez que apreciam muito essa variedade mais clara.
Realmente esse é um animal muito bonito, que chama bastante a atenção, uma vez que a sua pelagem é inteiramente branca, sem nenhuma mancha de outro tom.
Aqui vale fazer uma pequena ressalva a respeito dessa coloração. O Pastor Alemão Branco é selecionado artificialmente e, essa é uma condição diferente do albinismo.
Os animais albinos possuem o gene do albinismo e, contam com alterações muito mais aparentes, uma vez que o organismo não produz melanina, que é o pigmento que dá a coloração escura a pele, pelos e mucosas.
De qualquer forma, tanto o Pastor Alemão branco quanto o albino possuem os traços de personalidade típicos, sendo leais, companheiros e protetores.
Além do Pastor Alemão, existe o Pastor Belga
Por conta da variedade de cores do Pastor Alemão, é comum que os tutores se confundam na hora de analisar os animais.
Mas além dos padrões distintos em relação ao tipo e cor da pelagem, existe ainda o Pastor Belga, que é bem parecido por ser parente do Pastor Alemão.
Apesar de muitas características semelhantes, esses animais são diferentes em vários aspectos. Sendo assim, é preciso conhecer bem as duas raças para evitar confusão.
No caso do Pastor Belga, existem mais quatro variedades a se saber:
- Pastor Belga Groenendael;
- Pastor Belga Malinois;
- Pastor Belga Tervuren,
- Pastor Belga Laekenois.
Um pouco da história do Pastor Alemão
Assim como a própria denominação da raça sugere, essa raça é proveniente da Alemanha, sendo que os animais considerados antecessores deles eram do século XII.
Mas foi apenas já no século XIX, que o oficial da cavalaria conhecido como Max von Stephantiz resolveu utilizar o seu tempo na criação de uma nova raça canina.
A ideia era conseguir desenvolver uma raça que fosse padronizada e, que apresentasse uma ideia de excelência.
Beleza, imponência, força e coragem eram alguns dos elementos que ele buscava encontrar nesses animais.
Para chegar a uma raça considerada perfeita por ele, o homem começou a buscar por animais que fossem únicos na Alemanha.
A popularidade da raça nos dias de hoje deixa bem claro que esse objetivo foi atingido e, atualmente se tem um cão forte e companheiro disseminado ao redor de todo o planeta.
Em partes, essa popularidade de seve também às aparições de animais da raça em programas de cinema e TV.
Características gerais do Pastor Alemão
- Energia
- Obediência
- Inteligência
- Territorial
- Bastante apegado à família
- Late bastante quando percebe que há algo errado
- Pode se acostumar e se dar bem com crianças
- Quando bem adaptado, faz amizade com outros animais
- A altura varia de 57 a 62 cm
- Peso varia de 30 a 43 kg
Variedade de cores do Pastor Alemão – Pelagem
O Pastor Alemão é um cão grande e muito bonito, que se destaca pela sua pelagem, que pode ser curta ou semilonga. Em ambos os casos ela é muito bem assentada no corpo do animal.
Existe uma boa variedade de cores do Pastor Alemão, sendo que os tons podem ser amarelos, cinza, marrom, dourado, entre outros.
Uma característica típica da raça é a quantidade de pelo que esses animais perdem durante todo o ano.
Por isso, as escovações devem ser frequentes, evitando assim que se tenha um acumulo de pelos mortos.
Além disso, o tutor deve estar preparado para intensificar a limpeza nos locais onde o animal ficar. Um aspirador de pó, inclusive é muito bem-vindo.
Saúde do Pastor Alemão
Embora o Pastor Alemão seja um cão forte, corajoso e conhecido pela sua resistência, existem alguns problemas de saúde bem típicos que qualquer tutor deve conhecer antes de levar um animalzinho desses para casa.
A condição mais conhecida é a Displasia Coxofemoral, ou seja, um problema no encaixe da articulação do quadril. Isso leva a problemas de locomoção e provoca dores muito intensas nesses animais.
A Mielopatia Degenerativa também é bastante comum nessa raça e, leva a desordens graves na medula espinhal.
Obviamente, existem tantos outros problemas que podem surgir ao longo da vida do animalzinho.
Por isso, é essencial ficar sempre de olho em qualquer manifestação de dor ou problema e, sempre levar o seu pet ao veterinário com frequência para exames de rotina.
Variedade de cores do Pastor Alemão – Personalidade
Por mais que o Pastor Alemão tenha fama de ser um cão policial, que muitas vezes é retratado como feroz, é praticamente impossível não se apaixonar pela raça.
O Pastor Alemão é um cão fiel acima de tudo, sendo que essa é a característica que mais se destaca na raça.
E isso leva o animal a se mostrar muito protetor e companheiro em todas as situações. Eles também se mostram extremamente corajosos em todos os momentos.
Justamente por isso, essa é uma raça conhecida por ser carinhosa, amável e que chega a ser considerada fofa pelas pessoas que a apreciam.
Conclusão
Existe uma grande variedade de cores do Pastor Alemão, sendo que algumas delas são oficiais e outras não.
De qualquer maneira, em todos os casos essa é uma raça incrível, que possui uma personalidade muito carinhosa, amável e protetora.
O post Variedade de cores do Pastor Alemão apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.