Quem nunca teve curiosidades sobre a visão noturna dos gatos. Isso é realmente intrigante, não é mesmo?
Os gatos são animais incríveis, espertos e muito inteligentes, e suas habilidades são surpreendentes.
Por isso, diariamente temos interesse em saber mais sobre esses bichanos, suas habilidades, suas curiosidades e muito mais.
Portanto, se você já se interessou pela visão dos gatos, principalmente a visão noturna, acompanhe mais este guia do Portal do Dog que vamos te contar 4 curiosidades sobre ela. Confira abaixo!
4 curiosidades sobre a visão noturna dos gatos
Os gatinhos são animais muito interessantes, suas características, tanto físicas quanto psicológicas chamam muito a atenção dos gateiros.
Eles são animais realmente especiais, cheios de habilidades surpreendentes e que encantam a qualquer um. Mas se tem uma habilidade dos gatos que desperta muita curiosidade é a sua visão noturna.
Você sabia que os gatos possuem visão noturna? Sim, eles podem enxergar no escuro, não é à toa que são exímios caçadores.
Muitos felinos, como gatos domésticos, a jaguatirica e o leopardo, possuem a visão noturna porque costumam caçar à noite.
Caçar durante a noite pode facilitar muito que esses animais capturem com mais facilidade suas presas, é seu elemento surpresa.
Mas sua visão noturna pode ser ainda mais surpreendente, já que eles a utilizam como forma de sobrevivência.
A visão noturna permite que os gatos enxerguem os contornos iluminados no escuro, isso não quer dizer que eles enxergam no escuro com perfeição ou que não precisam de um pouco de luz para enxergar.
Veja mais: 4 plantas que seu gato vai amar (e que são seguras!)
Eles precisam de um pouco de luz, é claro, mas por conta de sua visão noturna, eles podem enxergar mais facilmente com pouca luz em um ambiente.
Como por exemplo, a luz da lua à noite pode ser uma excelente aliada para os gatos na hora da caça ou em outras atividades noturnas.
Os gatos são realmente admiráveis e as suas habilidades chamam muita atenção de todos nós.
Portanto, vamos te contar 4 curiosidades sobre a visão noturna dos gatos para que você possa conhecer mais informações e se surpreender ainda mais com os bichanos. Confira abaixo:
1. Olhos adaptados à escuridão
Você já ouviu falar nos bastonetes de retina? São células sensíveis à luz presentes no olho do gato que podem ajudar a captar pouca luz.
Esses bastonetes são os principais responsáveis para que os gatos possam enxergar com pouca luz.
Ou seja, os gatinhos têm os olhos adaptados à escuridão, eles podem enxergar no escuro bem melhor do que qualquer ser humano.
Então, eles captam a pouca luz no escuro, facilitando assim seu trânsito por um ambiente, facilitando que ele possa fugir mais facilmente de predadores e até mesmo o ajuda na caça.
Por ter olhos adaptados para lidar com a escuridão, é normal achar que o gato enxerga nitidamente, só que não é bem assim.
Eles só se sentem mais confortáveis e podem enxergar melhor no escuro os contornos, e com o auxílio de seus outros sentidos, como a audição e o olfato, ele pode identificar predadores e presas. Curioso, né?
Os gatos e sua visão noturna são grandes amigos um do outro, já que os bichanos são animais noturnos e normalmente gostam de passear e caçar à noite.
Com esse sentido mais apurado, fica mais fácil pegar as presas de surpresa, aumentando as chances de sucesso na caça.
Veja mais: Por que meu cachorro só come quando estou em casa: compreendendo o comportamento canino
2. Tapetum lucidum é outra curiosidade interessante
Uma das mais interessantes curiosidades sobre a visão noturna dos gatos é a existência da Tapetum Lucidum. Já ouviu falar nisso?
A membrana Tapetum Lucidum é responsável por refletir a luz e melhorar a visão dos gatos no escuro.
Essa membrana é localizada no fundo dos olhos dos gatos e o ajudam a enxergar melhor em condições com pouquíssima luz. Interessante, não acha?
Graças a essa membrana, nossos bichanos podem enxergar muito bem à noite, por isso, têm a chamada visão noturna.
Além disso, você já deve ter visto o olho do seu gato brilhando a noite, não é mesmo? Ou já ouviu alguém falando nisso.
Essa membrana reflete a luz, certo? Então, durante a noite, ela vai refletir a luz, dando a sensação de que os olhos brilham.
Porém, isso nada mais é do que a membrana agindo, refletindo e aumentando a luz nos bastonetes e deixando o olho do gato “brilhando”.
Ou seja, não são os olhos do gato que emite luz, mas, sim, a membrana que a reflete, dando essa impressão em muitos tutores.
3. Campo de visão amplo
Quando tem pouca luz, é comum que as presas se tornem mais vulneráveis aos predadores.
Os gatos se viram muito bem nessas situações, já que eles têm um campo de visão muito mais amplo do que o nosso e de outros animais.
Esse amplo campo de visão permite que os gatinhos percebam mais facilmente a presença de predadores e também de presas.
Esse campo de visão é pelo menos 200 graus maior do que o dos seres humanos, permitindo assim que os gatinhos enxerguem bem melhor, principalmente no escuro.
Leia mais: Tipos de escovas de pelos para cães e como escolher
Então, ele perceberá bem mais facilmente suas presas, ameaças, bichos diferentes, obstáculos e muito mais.
Pois pare e pense: quantas vezes surgem objetos em nosso campo de visão “do nada” e faz com que nos assustemos? Isso pode estar associado ao fato de que enxergamos um campo de visão menor, diferentemente dos gatinhos que são ótimos observadores e conseguem visualizar um campo maior.
4. Dilatação pupilar impressionante
Outro ponto muito impressionante sobre a visão noturna dos bichanos é que eles têm uma dilatação pupilar impressionante.
Durante o dia, é mais comum vermos a pupila dos olhos do nosso gatinho sem dilatação, vemos elas mais fininhas.
Porém, durante a noite, os gatos podem dilatar as pupilas de uma forma mais impressionante, ou seja, eles dilatam bem a pupila para enxergar melhor.
Eles fazem isso para facilitar a entrada de luz em seus olhos e para que eles enxerguem bem melhor à noite.
Durante o dia, as pupilas se contraem para que a luz não incomode tanto os olhos do bichano.
As nossas pupilas também fazem esse trabalho, com a diferença de que elas não dilatam tanto quanto as dos gatinhos.
Veja mais: Biólogo revela que gatos enxergam os tutores como “felinos gigantes”
Para você entender melhor, lembre da última vez que ficou mais de 30 minutos em um ambiente escuro: quando uma luz acende, é difícil manter os olhos abertos, não é? Isso é porque a pupila está muito dilatada, permitindo a entrada excessiva de luz para enxergar no escuro – quando tem pouca luz e toda entrada de luz faz a diferença.
Com os gatos ocorre algo semelhante, com a diferença de que a pupila deles dilatam mais e, ainda, elas podem se contrair quase que instantaneamente.
Você gostou de conhecer as curiosidades sobre a visão noturna dos gatos? Esperamos que sim! Continue nos acompanhando para mais curiosidades sobre o mundo animal.
O post 4 curiosidades sobre a visão noturna dos gatos apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.