Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

4 formas de exercitar o cachorro dentro de casa!

Você e muitos outros tutores devem ter dúvidas sobre como exercitar o cachorro dentro de casa, não é mesmo? Não se preocupe, nós te ajudamos.

Afinal, sabemos que cachorros precisam de exercícios constantes, alguns mais que outros, é claro, mas, no geral, os exercícios devem estar incluídos na rotina dos cães. 

Exercícios ajudam tanto na saúde física do cão, colaborando com o não desenvolvimento de doenças como a obesidade, quanto com a saúde mental dele, evitando a ansiedade, o estresse e a depressão canina. 

Portanto, se exercícios fora de casa não estão sendo viáveis para você e seu cão, que tal fazê-los dentro de casa? Veja nossas dicas neste guia do Portal do Dog!

formas de exercitar o cachorro dentro de casa
Tutora brincando com o seu cachorro. Foto: Canva.

4 formas de exercitar o cachorro dentro de casa

A falta de exercícios pode ser prejudicial para a saúde de qualquer um de nós, inclusive dos pets. O pensamento de que animais não devem praticar exercícios não é certo e já ficou no passado. 

Animais, principalmente os cães, devem se exercitar sempre, tanto quanto nós seres humanos. Os exercícios fazem muito bem à saúde dos cachorros, pois evita o desenvolvimento de inúmeras doenças causadas pelo sedentarismo, como é o caso da obesidade e da diabetes. 

Além disso, um cachorro que pratica exercícios físicos se sente muito melhor mentalmente, ou seja, pode ficar menos ansioso, menos estressado e muito menos agitado. 

Cachorros, algumas raças mais que outras, possuem muita energia para gastar, como é o caso do Border Collie, Labrador Retriever e do Dálmata.

Esses cães possuem uma energia inigualável, eles gostam muito de brincar, são muito ativos e os exercícios físicos são excelentes para gastar essa energia acumulada. 

Porém, nem todo tutor tem tempo ou disposição para sair de casa e praticar exercícios com seus cães. 

Veja mais: Gatos saudáveis podem comer ração para diabéticos? Veja a Resposta!

Não se sinta culpado se isso acontece com você, nem sempre temos essa disposição, pois o trabalho e a vida exigem muito de nós. 

Entretanto, isso não quer dizer que você deve deixar o cachorro sem exercícios. Uma boa maneira de fazer isso é exercitar o cachorro dentro de casa, sabia que isso é possível?  Veja as dicas que preparamos para você e aprenda como exercitar o cachorro dentro de casa. Acompanhe:

1. Brincadeiras de busca

Se você deseja exercitar o cachorro dentro de casa, uma boa maneira de se fazer isso é por meio das brincadeiras de busca. Você sabe como essas brincadeiras de busca funcionam? Nós podemos te explicar, é bem fácil. Veja: 

  • Pegue um objeto que o cão goste, de preferência uma bolinha ou um disco, algo que seja fácil de jogar; 
  • Escolha um local da casa que tenha um bom espaço para o cachorro correr; 
  • Jogue o objeto e dê o comando para que ele pegue;
  • Repita o processo quando o cachorro voltar com o objeto. 

Viu como essa brincadeira é bem simples? Você pode estar deitado ou sentado enquanto brinca de busca com seu cão. 

Assim sendo, essa brincadeira vai deixar o corpo e a mente do seu cão sempre ativos, evitando assim problemas de saúde. 

Você pode até pensar que é apenas uma brincadeira e que não vai ajudar em nada, porém, ela ajuda e muito. 

O simples ato de correr já ajuda a gastar energia do seu cão, então, fazer isso por alguns minutos no dia já ajuda muito. 

Você pode separar de vinte minutos a meia hora do dia para realizar esse exercício/brincadeira com seu cachorro, ele vai amar. 

formas de exercitar o cachorro dentro de casa
Cachorro feliz. Foto: Canva.

2. Esconde-esconde

Que tal revisitar a sua infância e brincar de esconde-esconde? Sabia que os cães amam essa brincadeira? 

Quando criança, você já deve ter brincado de esconde-esconde, é o tipo de brincadeira que dispensa apresentações. 

Porém, se você não sabe como ela funciona, nós te contamos. Para brincar de esconde-esconde é simples, basta você se esconder e chamar seu cachorro para te procurar. 

Escolha locais fáceis para se esconder para que seja possível o seu cachorro te achar sem grandes problemas. 

Essa brincadeira vai ajudar a manter seu cachorro ativo, na mente e no corpo. Durante a brincadeira, o cachorro vai correr ou até mesmo pular e isso já conta como exercícios físicos. 

Portanto, essa brincadeira será muito benéfica para a saúde do seu cão, então vale a pena apostar nela. 

Combine-as com outras brincadeiras que também sejam ótimos exercícios para que seu cão não enjoe e realize pelo menos 1 hora de exercício por dia. 

Leia mais: Dicas para ensinar seu cão a não cavar no jardim

3. Cabo de guerra

Outra brincadeira que é uma excelente forma de exercitar o cachorro em casa é o cabo de guerra. Essa também é simples de entender e de se colocar em prática, só que você vai precisar abrir um bom espaço na sua casa, para que não ocorram acidentes indesejados. 

formas de exercitar o cachorro dentro de casa
Cachorro se divertindo com o seu brinquedo. Foto: Canva.

O cabo de guerra funciona da seguinte maneira: você pega uma corda, dá uma ponta para o cão e fica com a outra. Depois disso é só começar a puxar. 

O cachorro vai usar a boca para puxar a corda para o lado dele e você suas mãos para puxar para o seu lado. 

Lembre-se de não usar força além do necessário para não machucar o seu cachorrinho, beleza? 

Esse exercício ajuda a fortalecer a musculatura do seu cachorro, é ótimo para se realizar no dia a dia, intercalando com outras atividades. 

4. Brinquedos interativos

Por fim, temos os grandes aliados de qualquer tutor: os brinquedos interativos. Eles são ótimos e ajudam muito no dia a dia. 

Você poderá utilizar esses brinquedos para manter seu cão ativo, principalmente o cérebro dele, pois eles ajudam a exercitá-lo. 

Portanto, utilize comedouros que têm obstáculos a serem superados, quebra-cabeças para cães e também os brinquedos recheados. 

Todos esses brinquedos podem ser muito úteis para exercitar o cachorro em casa, tanto o corpo quanto a mente. Mas principalmente a mente, já que ela também precisa ser exercitada. 

formas de exercitar o cachorro dentro de casa
Tutora e cachorro dentro de casa. Foto: Canva.

Essas dicas podem te ajudar muito na hora de exercitar o cachorro em casa, esperamos que as coloque em prática. 

Lembre-se de que seu amigo peludo precisa de exercícios diários, assim como nós humanos também precisamos, para evitar o sedentarismo e problemas de saúde mental.

Então, tente reservar uns minutinhos do dia para praticar com o seu amigo, promovendo mais saúde e bem-estar para ele. Além do mais, essas brincadeiras darão a você muitos momentos de qualidade!

Até o próximo artigo. 

Veja mais: Filhote de cachorro volta a andar com ajuda de parafusos

O post 4 formas de exercitar o cachorro dentro de casa! apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
20 de Setembro de 2024

Autor

Autor: 
Camila Bonatti
Classifique: 
Ainda sem votos