Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

5 dicas para conquistar a confiança de um gato

Conquistar a confiança de um gato pode não ser a mais fácil das tarefas quando se é um tutor.  Os bichanos podem ser animais muito desconfiados, ainda mais quando vieram de realidades difíceis. 

Os gatinhos podem ser um pouco ariscos e difíceis de se lidar, porém, com o jeitinho certo, é possível conquistar muitos deles. 

Então, se você adotou ou comprou um gatinho e está com dificuldades de conquistar a confiança dele, o Portal do Dog poderá te ajudar. Confira o artigo de hoje!

conquistar a confiança de um gato
Gatinho com cara de desconfiado. Foto: Canva.

5 dicas para conquistar a confiança de um gato

A confiança é a base de qualquer relacionamento, seja um relacionamento com um humano ou com um pet. Entretanto, alguns animais podem ser um pouco mais difíceis de se conquistar, como é o caso dos gatinhos, já que são naturalmente mais desconfiados. 

Independentemente se for um processo de compra ou adoção, os gatos podem ficar bem ansiosos e desconfiados quando chegam em um novo lar, com tutores novos. 

Conquistar a confiança de um gato é algo que pode ser complicado, ainda mais se ele vem de uma realidade difícil. 

Gatos adotados, que vieram de abrigos ou até mesmo da rua, podem ter passado por inúmeras dificuldades e problemas diferentes durante sua vida, por isso, tendem a ser mais ariscos. 

Porém, quando desejamos cuidar de um bichano, é importante nos dedicarmos muito a eles, e conquistar a confiança faz parte disso. E para isso acontecer, é preciso, acima de tudo, ter muita paciência e respeitar os limites do animal. 

Os gatos detestam pessoas que forçam um relacionamento sem que eles estejam preparados para isso. Portanto, é mais do que necessário que você saiba como agir corretamente, justamente para criar um laço saudável com seu gatinho. 

Veja também: Como trocar a areia do gato sem estresse?

Filhotes ou já adultos, os gatos podem ser desconfiados e bem difíceis de confiar em alguém, por isso, veja nossas dicas e aplique-as com seu bichano:

1. Respeite o espaço do gato

conquistar a confiança de um gato
Gato se escondendo embaixo da cama. Foto: Canva.

O primeiro passo para conquistar a confiança de um gato é respeitar o espaço dele. 

Gatos são animais bem individualistas, e quando não confiam em alguém, podem ser bem ariscos. 

Por isso, é muito importante sempre respeitar o espaço dos gatinhos, para que eles não se sintam pressionados. 

Forçá-los a fazer qualquer coisa que eles não queiram, como receber carinho, abraços e muito mais, pode fazer com que os bichanos não queiram papo com você. 

O importante aqui é construir um relacionamento aos poucos, ir conquistando a confiança do gatinho por meio do respeito ao espaço e à vontade dele. 

2. Use linguagem corporal suave

Você sabia que gestos bruscos podem assustar muito o seu gatinho novo? Isso não ajuda com a construção da confiança. 

Os gatos não gostam de muito barulho, não gostam quando pegam nele sem que ele queira e os movimentos bruscos os assustam muito. 

Portanto, é muito importante que, pelo menos até ele se acostumar com o novo ambiente, você opte por utilizar uma linguagem corporal suave. 

Evite gritos, movimentos bruscos, evite pegar o pet sem que ele esteja pronto para isso. 

Prefira movimentos suaves, fale com ele com uma voz calma e tranquila, faça carinho de leve e só quando ele se sentir à vontade para isso. 

Veja mais: Clonagem de animais é a nova realidade?

conquistar a confiança de um gato
Gato se escondendo meio desconfiado. Foto: Canva.

3. Ofereça recompensas positivas

As recompensas positivas sempre ajudam muito a construir laços importantes de confiança entre tutor e pet. 

Todo pet ama um bom e saboroso petisco, por isso, eles podem ser utilizados para conquistar seu pet. 

Você poderá oferecer o petisco para o gatinho e tentar uma aproximação com ele. 

Comece devagar, ofereça um petisco e faça um carinho leve no seu gatinho. 

Sempre que ele aceitar seu carinho e sua aproximação, ofereça um petisco para associar você com algo bom e positivo. Mas, claro, isso não deve ser feito o tempo todo, para não engordar seu pet.

Além disso, sempre escolha petiscos de qualidade, e siga as recomendações feitas por especialistas quanto à quantidade e o momento que deve-se oferecer, ok?

A partir desse tipo de recompensa, o gato pode começar a entender que você é positivo, e que você tem coisas boas a oferecer a ele.

A recompensa positiva pode ser tanto petiscos quanto brinquedos e até mesmo demonstrações leves de carinho.

4. Ofereça um espaço seguro

Para conquistar a confiança de um gato, ainda mais de um gato que já passou por muita coisa difícil na vida, é importante oferecer um espaço seguro para ele. 

A sua casa deve ser um ambiente seguro, confortável e acolhedor para o gatinho. 

Então, sua casa deve ser calma, confortável, ter um espaço para o gato ficar à vontade, sem sofrer a pressão de ninguém. 

Um ambiente assim pode fazer com que seu gato se sinta mais tranquilo e confiante no seu lar de você, e assim ele pode passar a confiar mais em você. 

conquistar a confiança de um gato
Gato olhando com cara de desconfiado. Foto: Canva.

Leia também: 5 curiosidades sobre a memória dos cachorros

Lembre-se de que os gatinhos amam locais altos e esconderijos, pois ambos proporcionam a ele uma sensação maior de segurança. Por isso, invista na criação dessas áreas para promover mais conforto e bem-estar ao pet.

Claro que você não vai forçar que ele entre nesses locais, mas vale a pena apresentar para ele.

5. Proporcione um ambiente rico em estímulos

Um dos passos mais importantes para conquistar a confiança de um gato é proporcionar um ambiente enriquecido para ele.

Portanto, sua casa deve ter arranhadores, locais para que ele escale e pule, brinquedos interativos e muito mais. 

Um ambiente enriquecido pode ajudar o gato a ser menos ansioso e menos estressado, logo, ele poderá se sentir bem mais confortável no ambiente onde ele mora. 

Esse enriquecimento ambiental vai ajudar o seu gato a se desenvolver melhor, a passar a ver sua casa como um local confortável e também poderá ajudá-lo a ter mais confiança em você. 

Obviamente, apenas isso não fará com que ele confie em um ser humano, mas oferecer um bom ambiente pode fazer a diferença na saúde mental geral do animal.

 

Não esqueça que para conquistar a confiança de um gato é preciso ter paciência e oferecer muito amor para o bichano. Esse será um processo difícil e até um pouco demorado em alguns casos, mas com amor tudo é possível!

Veja mais: Veja as 6 melhores raças de cachorros para quem tem família grande

O post 5 dicas para conquistar a confiança de um gato apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
24 de Outubro de 2024

Autor

Autor: 
Camila Bonatti
Classifique: 
Ainda sem votos