Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Gato precisa tomar banho? Entenda aqui

Talvez você já tenha se perguntado se gato precisa tomar banho. Na realidade, muitos tutores têm essa mesma dúvida. Será que realmente é necessário?

A resposta é: depende. Depende do bichano, das características dele, se ele se suja ou não. São muitas as considerações que temos que levar em conta.

E para te ajudar, hoje o Portal do Dog vai te apresentar diferentes informações sobre esse assunto. Assim, você poderá refletir sobre o tema e, quem sabe, encontrar uma resposta mais assertiva para a situação do seu gatinho.

Vamos juntos nessa!

Gato precisa tomar banho
Gato tomando banho. Foto: Canva.

Gato precisa tomar banho?

Como comentamos acima, na realidade não existe uma verdade absoluta quando o assunto é gato precisa tomar banho.

De maneira geral, os gatos são limpinhos. Eles tomam o banho de “língua” deles, o que já costuma ser o suficiente. Porém, se ele tem contato com ambientes externos, outros animais e até mesmo parasitas, como pulgas, o banho pode ser necessário.

Dito de uma maneira bem simples: o gato precisa tomar banho se ele se sujar. Simples assim.

Se ele passa a maior parte do tempo dentro de casa e consegue fazer a lambedura sozinho, ou seja, não tem nenhum problema de saúde que o impeça disso, ele não precisa de banho.

Claro que se ele se sujar, por exemplo, com uma comida na cozinha, ele pode precisar de um banho. Mas, se ele não se suja e mantém as lambidas em dia, ótimo! É bem provável que ele esteja limpinho.

Porém, lembre-se de que o ambiente onde ele fica também precisa ser limpo. Pois de nada adianta o gato ser higiênico se o quartinho, a caminha e a caixa dele estiverem sempre sujos. Nesse caso, o banho pode ser necessário sim.

No entanto, se o seu pet parece sempre limpinho, não tem parasitas, não tem contato com o externo e não apresenta odores ruins, ele não precisará de banho – salvo em casos nos quais o veterinário indica, claro.

Você deverá avaliar, portanto, junto com o veterinário, se o seu amigo peludo precisa de banho. Assim, será possível montar uma rotina adequada para ele.

E não se esqueça: embora nem sempre o gato precise de banho, isso não quer dizer que ele não precisa ser escovado. A escovação remove os pelos mortos, evita o nó e previne a bola de pelos. Lembre-se disso.

E caso você opte por dar banho no gato, considere algumas premissas importantes – que veremos a seguir.

Veja mais: Gato precisa passear?

Gato precisa tomar banho
Gato enrolado na toalha. Foto: Canva.

Considerações sobre o banho do gato

Como você pôde ver, não existe uma resposta “sim” ou “não” para a dúvida se gato precisa tomar banho. Tudo depende da higiene do seu bichinho, do ambiente que ele vive, etc.

Entretanto, se você considerar o banho dos felinos, vamos entender alguns fatores que não podem ser negligenciados:

1. Evite dar banho em excesso

Mesmo que você constate que o seu gatinho precisa de um bom banho, evite que essas lavagens aconteçam com muita frequência.

Isso porque, a pelagem do gato contém cheiros específicos dele. Esses cheiros fazem com que o gato marque o território e se sinta seguro, em um ambiente familiar.

Quando removemos esse cheirinho dele, corremos o risco de deixá-lo muito estressado e com medo. Ele pode ficar desconfiado, não entender o que está acontecendo e assim desenvolver um quadro de ansiedade.

Além disso, quando gato é lavado exageradamente, ele pode começar a se lamber muito, a fim de tentar remover o cheirinho de shampoo e condicionador do seu pelo. Para ele, esses cheirinhos não são bons, e podem até gerar estresse.

É por isso que falamos que gato precisa tomar banho só quando está sujo. Se ele estiver limpinho, esse banho pode ser evitado para proteger o bem-estar e a saúde do bichinho.

Veja mais:Como alimentar um cachorro com refluxo ácido?

2. Se o gato não se sujar, não precisa dar banho

Já comentamos isso anteriormente, mas é importante destacarmos para manter a sua clareza: gato precisa tomar banho se estiver sujo. Se ele estiver limpo, não precisa!

Não há a menor necessidade de lavar o bichinho e de proporcionar a ele uma situação de estresse sem motivo.

Até porque, a grande maioria dos gatos detesta tomar banho, e até aqueles que gostam podem se estressar quando o cheirinho deles é removido.

Então, por que fazer isso com o animal? Só dê banho se houver necessidade, ou seja, se ele se sujar ou se o veterinário indicar isso explicitamente.

Gato precisa tomar banho
Enxaguando os pelos do gato. Foto: Canva.

3. Cuidado com as mudanças na rotina

Se você nunca deu banho no seu pet, mas acha que gato precisa tomar banho porque está parecendo sujo, não se esqueça de que os felinos amam uma boa rotina.

Dito de outra forma, cuidado com as mudanças na rotina! Se você começar a dar banho no seu gato, de uma hora para outra, ele poderá até adoecer de estresse.

Nunca mude nada repentinamente na rotina do gatinho. Sempre dê tempo ao tempo e siga as recomendações do veterinário para conseguir dar a ele uma transição mais tranquila e saudável.

Veja mais: Como levar o gato para passear?

4. Se for da banho, dê com cuidado

Dê o banho com cuidado, sempre seguindo as recomendações com atenção. O pet pode se assustar durante o banho, por isso, você deve deixá-lo confortável. E para fazer isso, considere cuidados como:

  • Prepare o ambiente com água morna, toalhas e shampoo para gatos.
  • Escove o gato antes do banho.
  • Use água morna, evitando água muito quente ou fria.
  • Molhe o gato devagar, começando pelas patas, sem forçar a barra.
  • Envolva o gato em uma toalha e seque com cuidado depois do banho.
  • Use um secador em temperatura baixa, mas apenas se o gato permitir e parecer tranquilo, sem medo.
  • Considere recompensar o gato com carinho ou petiscos após o banho, sempre seguindo as recomendações do veterinário.
  • Mantenha a calma e fale de forma suave para acalmar o gato, sem brigar com ele.

E não se esqueça, a adaptação é muito importante!

Gato precisa tomar banho
Gato tomando banho com espuma na cabeça. Foto: Canva.

5. Sempre busque orientação do veterinário

Se você ainda tem dúvida se o seu gato precisa tomar banho, considere conversar com o veterinário.

Ele poderá avaliar a higiene do seu bichinho e, assim, indicar se o banho é uma boa ideia ou não. Ele também poderá te ajudar com os tipos de produtos que podem ser usados, a periodicidade, e assim por diante.

Dessa maneira, você poderá oferecer um cuidado muito mais personalizado e que dê super certo para o seu amigo peludo. Pense nisso!

Veja agora: Veterinária explica por que não é recomendado dar banho em gato

O post Gato precisa tomar banho? Entenda aqui apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
26 de Julho de 2024

Autor

Autor: 
Camila Bonatti
Classifique: 
Ainda sem votos