Você não sabe o que fazer com um cachorro fedendo? Nós podemos te ajudar com essa questão.
Existem muitos motivos para além da falta de banho que podem fazer com que seu cachorro fique fedendo e desenvolva um mau cheiro.
Existem cachorros que já possuem um odor ruim naturalmente, outros cães estão em ambientes que o deixam fedendo.
Porém, é possível ajudar esses cachorrinhos a ficarem mais cheirosos. Acompanhe nosso artigo de hoje do Portal do Dog para descobrir mais!
Cachorro fedendo: o que fazer?
Um cachorro fedendo não é nada agradável, podemos sentir o odor de longe e ele pode deixar toda a casa fedendo também. Porém, isso nem sempre é culpa de uma má higiene no cão. Às vezes, pode ser, é claro, entretanto, outros motivos podem estar por trás disso.
Os cachorros são animais muito ativos, brincam, rolam no chão, brincam com lixo, fazem as maiores estripulias que alguém pode imaginar. Em algumas de suas aventuras, é possível que o cão acabe se sujando com algo e ficando fedorento.
Com isso, sem que nem ao menos percebamos, o cachorro pode deixar tudo fedendo também, como o sofá, a caminha dele, nossa cama e outros objetos pela casa, tanto dele quanto dos tutores.
Porém, para quase tudo na vida existe uma solução, não é mesmo? É possível pensar em algumas soluções para acabar com o fedor do cão.
Mas, lembre-se, não existem truques ou produtos milagrosos, só existem os cuidados básicos e eles ajudam muito os tutores a cuidar de seus cães.
Portanto, vamos te ajudar te orientando sobre o que fazer quando seu cachorro estiver fedendo. Confira abaixo:
1. Banhos regulares
Um dos cuidados mais básicos que você pode ter com um cachorro fedendo é dar banhos regulares nele.
É bem comum que alguns tutores montem uma rotina de banho para seus cachorros, mas dependendo da raça, essa rotina pode não ser muito adequada.
Os cachorros devem tomar cerca de uma vez por quinzena, esse deve ser um “banho premium”, no qual o tutor vai usar bons produtos que cuidam e hidratam a pele e o pelo, e que também removam bem a sujeira e o odor do cão.
Em dias de calor extremo, os banhos podem ocorrer com uma frequência maior, como até duas vezes por semana, mas só se for adequado para o seu tipo de cachorro – o veterinário pode esclarecer isso.
Em dias frios, os banhos vão ser reduzidos, é claro, porém, mesmo assim, é importante realizar uma limpeza no cão. Nesses momentos, opte pelo banho a cada 20 dias, mais ou menos, sempre adaptando para a realidade do seu pet.
Veja mais: 7 curiosidades sobre a linguagem corporal dos gatos
2. Limpeza do ambiente
A cama do seu cachorro ou o local onde ele deita para descansar ou brincar pode acumular muita sujeira.
É mais do que importante que você mantenha a sua casa, principalmente os locais onde o cachorro mais fica, sempre limpos.
A sujeira nos locais onde o cachorro fica pode se acumular muito facilmente, logo, o fedor também.
Então, mesmo que você dê banho regularmente no cão, ele ainda pode feder, justamente porque o ambiente está sujo.
Portanto, lave sempre a caminha do cachorro, deixe a casa sempre limpa e cheirosa, principalmente onde o cachorro costuma ficar, troque a água e a comida antiga com uma certa frequência.
Essa pode ser uma dica boba, mas já ajuda muito o seu cachorro a não ficar fedendo.
3. Escove os dentes do cão
Se tem uma coisa que deixa o cachorro fedendo é a boca dele. A boca do cachorro, se não higienizada corretamente, pode deixá-lo fedendo.
É muito importante que você escove os dentes do seu cachorrinho para mantê-lo sempre limpo e livre de tártaros.
O cachorro se lambe muito, não é mesmo? Quando se lambe, ele acaba espalhando o odor de sua boca pelo seu corpo, o que o deixa fedendo.
Então, para evitar que o cachorro fique fedendo, é muito importante escovar os dentes dele pelo menos de duas a três vezes por semana, sempre com produtos específicos para cães e aprovados pelo veterinário.
Leia mais: 5 coisas para manter seu cachorro saudável e prevenir doenças
4. Seque-o bem
Você já deve ter sentido o cheiro de cachorro molhado e deve saber que não é nada agradável.
Quando o cachorro toma um banho, ele pode ficar muito cheirosinho, porém, se não secar corretamente, ele pode voltar a feder.
A água que fica no corpo do cachorro pode deixá-lo muito fedorento, ainda mais quando fica acumulada em seu pelo.
Portanto, é muito importante secar muito bem o cachorro e livrá-lo de qualquer resquício de água, assim, ele dificilmente vai ficar fedendo após o banho.
Sempre seque bem o pelo do cão, as orelhinhas dele e as patinhas, pois esses locais podem acumular mais água e também podem feder mais.
5. Limpe bem as orelhas
As orelhas do cachorro, assim como a boca, fazem parte de uma região bem esquecida por muitos tutores.
Porém, esses locais podem ser fonte de um péssimo cheiro que se espalha por todo corpo do cachorrinho.
Portanto, é importante que você sempre limpe muito bem as orelhas do seu cachorro, sempre com produtos adequados, para que lá não se acumule sujeira que cause mau cheiro.
Além de causar mau cheiro, a sujeira excessiva na orelha do cão pode causar inúmeros problemas para a saúde dele, por isso, é importante se atentar a limpeza dessa região.
Veja também: 4 Diferenças entre Husky Siberiano e Akita
Na dúvida, converse com um especialista
O cachorro fedendo pode ter inúmeras razões, porém, independente do que for, é importante saber o que fazer, agindo de forma assertiva.
Porém, sabemos que nem sempre é fácil entender o que pode estar acontecendo com o nosso amigo de quatro patas. Nesses casos, conversar com um especialista é a melhor alternativa.
Procure um veterinário para que ele possa examinar o seu amigo de quatro patas e assim entender o que pode estar deixando ele com esse cheiro ruim, mesmo que outros cuidados estejam sendo colocados em prática.
Afinal, o mau cheiro também pode estar associado a algum problema de saúde, como infecções, por exemplo, que exigem atenção e um tratamento adequado para que seu pet fique bem, saudável e feliz.
Leia mais: Gatos sofrem luto por outros pets?
O post Cachorro fedendo: o que fazer? Saiba mais aqui apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.