Muitos tutores têm dúvidas de como dar remédio líquido para cachorro, pois nem todo cachorro gosta de tomar remédio.
Os cães não são os animais mais fáceis do mundo quando o assunto é administrar remédio. Eles podem ser complicados, agressivos e ficarem bem estressados.
Porém, mesmo que eles não queiram, é preciso tomar o remédio, principalmente se eles estiverem seriamente doentes.
Assim sendo, acompanhe este guia do Portal do Dog para aprender a como dar remédio líquidos para cachorro. Confira!
Como dar remédio líquido para cachorro?
Todo tutor já deve ter passado pela difícil experiência de tentar dar um remédio para o cachorro. A reação mais comum desses animais é cuspir o remédio, reclamar com o tutor por meio de latidos e grunhidos e alguns até ficam bem agressivos.
Nessa altura do campeonato, você já deve saber que os cães não gostam de tomar remédio, isso é quase unânime entre eles.
Porém, existem alguns pets que não se incomodam em tomar remédios, mas, convenhamos, eles são mais raros.
Quando o assunto é como dar remédio líquido para cachorro, tudo se torna mais fácil, já que a administração desses remédios pode ser feita de forma mais rápida e prática.
Já quando o remédio é em comprimido, os cachorros conseguem percebê-lo melhor e cuspi-lo bem facilmente.
Porém, quando o remédio é líquido, o tutor consegue administrá-lo com mais facilidade. Tudo é uma questão de como preparar bem o ambiente para conseguir oferecer o remédio para o cachorro.
Veja mais: Como escolher a melhor gaiola para passarinho?
Mas lembre-se, esse momento pode ser estressante para o cachorro, por isso, só administre remédios quando for realmente necessário e que tenham sido prescritos pelo médico veterinário.
Nada de dar remédios sem prescrição para o cão, isso pode só gerar mais estresse e também pode causar problemas de saúde!
Com isso esclarecido, acompanhe para aprender a como dar remédio líquido para cachorro. Confira abaixo:
1. Prepare o ambiente e o material
Se você quer saber como dar remédio líquido para cachorro com mais facilidade e praticidade, comece preparando o ambiente e o material.
Primeiro, você pode já deixar o medicamento do seu pet preparado na seringa. A seringa é o instrumento mais adequado para administrar um remédio líquido.
Depois disso, comece a preparação do local onde o cachorro está, esse passo é muito importante.
O ambiente deve ser tranquilo, longe de agitações, sem barulho e sem um grande trânsito de pessoas.
Deixe o pet o mais relaxado possível para que você consiga administrar o medicamento.
Você pode levá-lo para um espaço mais silencioso, e acalmá-lo antes de qualquer coisa. Lembre-se, ele precisa estar mais relaxado, para ficar tranquilo durante o procedimento e não tentar se esquivar o tempo todo.
Leia mais: O que significa quando o cachorro te lambe muito?
2. Aborde com cuidado
Depois de cuidar para que o ambiente fique o mais relaxante possível, é hora de abordar o seu cão.
Nunca chegue logo administrando o remédio, a princípio tente acalmar o pet, brincar com ele e mantê-lo relaxado e distraído.
Brinque com o seu cachorro, pegue os brinquedos que ele mais gosta, abrace-o, faça carinho e só depois parta para o ponto principal, o remédio.
Depois de ter abordado o cachorro com cuidado, distraído ele e brincado é hora de dar o próximo passo.
3. Posicione o cachorro de forma segura
O próximo passo de como dar remédio líquido para cachorro, é posicioná-lo de forma segura.
O seu cachorro não vai aceitar o remédio facilmente se perceber que você vai dar o medicamento.
Quando ele se tocar que suas intenções são outras, ele pode querer sair do local e também vai rejeitar a medicação.
Então, é interessante posicionar o cachorro de forma segura para que você consiga uma boa forma de administrar o remédio líquido.
Nossa indicação é: mantenha seu cachorro no seu colo, se isso for possível.
Se ele for grande, você pode contar com a ajuda de outra pessoa ou manter o cão entre suas pernas.
É importante sempre tentar mantê-lo o mais parado possível. Segure-o firmemente, mas não utilize força para não machucar o seu pet.
Ele deve ficar parado com tranquilidade. Se você começar a segurá-lo com muita força, é possível que ele fique muito revoltado com a situação e tente escapar de qualquer forma.
Veja também: Câncer de mama em gatas: Sintomas e tratamento
4. Administre o remédio
Agora sim você pode administrar o medicamento no seu cão com o auxílio de uma seringa.
Com o cão já posicionado, estimule-o a abrir a boca, você pode fazer isso com a ajuda de um petisco saboroso.
Quando o cachorro abrir a boca, é só inserir a seringa cuidadosamente e começar a despejar o líquido.
Sempre faça isso com calma para evitar engasgos no animal, pois se der o remédio líquido rápido demais o cão pode engasgar.
Você pode optar por ir aplicando o remédio na parte interna da bochecha, assim o cão vai engolindo o medicamento aos poucos.
Se a quantidade de remédio for muito pequena, você pode administrá-lo um pouco mais rápido, mas sempre tendo cuidado para não engasgar o cão.
5. Elogie e recompense
Prontinho, após a finalização da administração do remédio você poderá partir para uma fase muito importante, os elogios.
É interessante que o cão associe esse momento com algo bom, justamente para evitar que ele veja a medicação como algo ruim.
Portanto, elogie ele, faça carinho e você também poderá recompensá-lo com petiscos deliciosos para tornar o momento mais leve para o cão.
Essa fase é importante e indispensável, pois ela ajuda o cão a não perder a confiança em você e nem te achar um vilão.
Esse reforço positivo só ajuda o cão a encarar o momento com mais leveza e no futuro ele vai parar de rejeitar as medicações, afinal, poderá associar o momento com a possibilidade de receber um petisco que ele ama muito.
Confira também: Como dar comprimido para cachorro?
Dica extra: misture com a ração úmida
Viu como dar remédio líquido para cachorro pode ser bem fácil? Mas se houver a possibilidade e o veterinário dizer que é possível fazer isso, misture o remédio com a ração úmida, assim o seu cachorro pode ingeri-lo por completo e sem a necessidade de grandes preparações.
Entretanto, é fundamental observar se o pet realmente consumiu todo o sachê, a fim de garantir que a medicação seja bem administrada.
Vale ressaltar que alguns cães podem sentir o cheiro de remédio na comida e rejeitar por conta disso, então, fique atento e verifique se ele realmente consumiu a quantidade ideal.
Caso contrário, o medicamento pode não causar o efeito necessário e a saúde do pet pode ser prejudicada. Por isso, sempre verifique com atenção e siga as recomendações do veterinário qualificado.
Esperamos que este guia possa ter te ajudado! Lembrando que você sempre deve administrar medicamentos prescritos pelo médico veterinário. Nunca automedique o animal.
Leia mais: Posso passar perfume no meu cachorro? Especialistas respondem
O post Como dar remédio líquido para cachorro? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.