Afinal, como saber se meu gato me ama? Quais podem ser os sinais que ele apresenta?
Muitos tutores fazem exatamente essas perguntas, em busca de compreender os sinais que o pet pode dar com relação ao seu amor pela família com a qual ele vive.
E embora não seja possível descrever os sinais como “infalíveis”, ainda assim existem muitos indícios que podem, sim, servir de norte para nós compreendermos se o nosso amiguinho está confortável pertinho de nós.
Neste texto do Portal do Dog, apontamos alguns comportamentos que você pode levar em consideração para avaliar o afeto do seu bichano. Acompanhe e confira!
Como saber se meu gato me ama?
Como mencionamos acima, é comum os tutores perguntarem algo sobre “como saber se meu gato me ama”, e embora não exista uma resposta única e imutável, há sinais que podemos, sim, levar em consideração.
Entretanto, lembre-se de que cada bichano é único, e o seu pet pode ter outros comportamentos amorosos além destes que listamos abaixo, ok?
Saber reconhecer esses sinais nos bichinhos é algo que adquirimos com o tempo, à medida que vamos interagindo com nossos pets e entendendo o comportamento deles.
Ainda assim, observar os pontos que elencamos abaixo pode te ajudar a fazer uma leitura mais assertiva dos possíveis sentimentos do seu amiguinho. Acompanhe e confira!
1. O gatinho ronrona perto de você
Quem nunca associou o ronrom do gato com uma demonstração de afeto? E realmente isso é uma verdade!
Os bichinhos costumam ronronar quando estão contentes e confortáveis, demonstrando o seu carinho e afeto pelo tutor. E ainda, esse ruído é super gostoso de ouvir, temos que concordar, não é mesmo?
Porém, é importante considerar um fator: às vezes, o ronrom do gato é uma tentativa de ele se sentir mais confortável diante de uma situação que está causando desconforto ou medo.
Isto é, se o seu pet estiver doente e com dor, por exemplo, ele pode ronronar mais do que o normal, pois o ronrom o ajuda, de certa forma, a se sentir um pouco mais tranquilo.
Portanto, embora você possa considerar esse som um dos sinais de que o seu gato te ama, lembre-se de sempre ficar atento às mudanças no comportamento de ronronar, pois pode denunciar alguma coisa, ok?
Veja também: Gato Laranja: conheça em detalhes a personalidade desse pet único
2. Como saber se meu gato me ama: Lambedura suave
Se você parar para observar o comportamento dos gatos com relação a outros felinos, eles costumam se lamber, entre si, como forma de demonstrar afeto uns pelos outros. É um gesto de cuidado, digamos assim, pois o pet se lambe para se manter limpinho.
Isso quer dizer que quando o gatinho começa a lamber o tutor, ele pode estar demonstrando o seu afeto e carinho. Então, da próxima vez que sentir aquela lambedura mais áspera do seu gatinho, não se assuste! Pode ser que ele esteja demonstrando o quanto gosta de você.
E, ah! Se essa lambida vier seguida de mordidas suaves, que não machucam, pode ser mais uma forma de ele demonstrar o afeto por você.
Porém, se ele te morder com força, a ponto de machucar, lembre-se de barrar esse comportamento do jeito certo, para que isso não se torne uma atitude corriqueira do bichinho, ok? Aqui, o reforço positivo pode ajudar.
3. Amassar “pãozinho” com as patinhas
Seu gato gosta de amassar pãozinho no seu colo? Esse comportamento de pressionar as patinhas, e até mesmo usar um pouco as unhas, sem machucar, pode ser interpretado como um dos sinais de que o seu gato te ama.
Isso ocorre porque esse comportamento permite que o pet libere um odor característico dele mesmo, pelas suas patinhas. Esse odor é usado para marcar território, a fim de proteger a área de outros possíveis animais que tentem se aproximar.
O que isso tem a ver com amor? Tem a ver a partir do momento em que o pet pode fazer isso em você justamente para marcar território e dizer que você já tem dono! Ou seja, impedir que outros animais venham se aproximar de você e querer “te roubar” do seu gato.
Muito fofo, não é mesmo?
Veja mais: Gato de pelo curto inglês: conhecendo e cuidando desse felino elegante
4. Fica sempre por perto
Os gatinhos que estão sempre por perto dos seus tutores, “perseguindo-os” pela casa, podem estar dando sinais de que os amam. Esse comportamento pode ser um indício de que a companhia do tutor é importante e agradável para o bichano.
Sendo assim, se o seu amigo de quatro patas costuma perseguir você por aí, indo até o seu quarto, na sala ou em outros cômodos atrás de você, pode ser que ele esteja realmente “te amando” muito.
Porém, se você sente que o pet tem seguido de uma forma demasiada, a ponto de parecer muito estressado e até mesmo ansioso, pode ser que ele esteja com alguma dificuldade para ficar sozinho em casa, o que não é bacana.
Se isso acontecer, o ideal é conversar com o veterinário para avaliar o caso de pertinho.
5. Como saber se meu gato me ama: Contato visual
Os gatinhos que têm um contato visual “suave” com os tutores, digamos assim, também podem estar demonstrando afeto.
No entanto, é importante saber avaliar direitinho esse olhar, para verificar se é algo realmente afetivo ou não. Afinal, se o pet ficar encarando e demonstrando um comportamento rígido, é provável que ele esteja mais incomodado do que feliz com esse ato de encarar o tutor.
Lembre-se, embora os sinais que estejamos descrevendo possam, em algumas ocasiões, demonstrar um certo afeto dos felinos, é importante sempre saber ler o contexto como um todo, a fim de compreender o que o seu amigo peludo está realmente demonstrando.
Pois cada situação pode estar dizendo algo para você. Seja observador e veja como isso vai te ajudar a entender o seu amigo.
Veja mais: Pitbulls e gatos: eles podem se dar bem?
6. Presentinhos e convites para brincadeiras
Os presentinhos dos gatinhos também podem dizer muito sobre eles, sabia? Porém, nem sempre nós, tutores, estamos prontos para interpretar esse tipo de presente.
Por exemplo, se o seu gatinho aparecer com uma barata ou um rato morto na sua cama, é bem provável que você irá se assustar e querer que ele tire isso imediatamente dali, não é mesmo?
Porém, sabia que esse pode ser um sinal de que ele te ama e está tentando agradar você? É isso mesmo! Ele pode ter caçado a sua presa e levado até você para entregar como um presente.
É verdade que não é o presente mais legal do mundo, mas, ainda assim, é um mimo que pode dizer muito sobre o que o pet sente sobre o seu tutor.
Então, pense nisso antes de se exaltar e brigar com o bichano, hein?
7. Cochilos próximos
Os gatinhos que se sentem confortáveis o suficiente para dormir perto dos seus tutores também podem estar demonstrando afeto. Afinal, se o seu gato não se sentisse bem e confortável perto de você, ele jamais dormiria tranquilamente, mas, sim, estaria constantemente em alerta, sempre pronto para escapar ou se defender de alguma coisa.
Sendo assim, comece a observar: quantos cochilos o seu amigo peludo tira pertinho de você? E ainda, quantas noites por semana ele costuma dormir na sua cama? Se são muitas, é bem provável que ele tenha afeto por você.
E, convenhamos… Ver o gatinho dormindo perto de nós é algo super agradável, que faz o nosso afeto também crescer, não é mesmo?
Veja mais: Esporotricose em gatos: causas, sintomas, diagnóstico e tratamento
8. Como saber se meu gato me ama: Comportamento de esfregar no tutor
O comportamento de esfregar a cabeça no tutor também é outro indício que pode te ajudar a saber se o seu gato te ama. Isso porque, ele estará acariciando com esse movimento, ao mesmo tempo em que estimula as glândulas que emanam o cheirinho dele, também marcando território, de certa forma.
Esse ato de se esfregar também pode ser colocado em prática com “cabeçadinhas” e, às vezes, algumas mordidinhas suaves.
Observe se o seu amigo peludo faz isso, mas, caso ele te morda com muita força, lembre-se de que é importante corrigir esse comportamento, para que a demonstração de afeto não seja tão, digamos, calorosa, ok?
9. Piscando os olhos
Por fim, observe a maneira como o seu gato te olha para verificar se ele apresenta sinais de que te ama.
Por exemplo, se ele pisca os olhos vagarosamente, fechando de forma lenta, e voltando a te olhar nos olhos, pode ser que ele esteja demonstrando conforto e bem-estar perto de você.
Isso significa que você o faz bem e, claro, ele tem algum afeto por você.
Fique de olho nessas piscadinhas e, inclusive, se quiser, pode piscar da mesma maneira para o seu gatinho. Isso porque, algumas pessoas dizem que eles entendem as nossas piscadinhas como carinho também… Não custa tentar, não é mesmo?
Esperamos que este conteúdo possa te inspirar a observar mais o seu amigo peludo, construindo uma relação ainda mais próxima e cheia de afeto e amor. Até a próxima!
Veja agora:
- O que fazer quando o gato não quer comer?
- Munchkin: O adorável mundo dessa raça de gato
- Gato volta para casa seis anos após desaparecer durante incêndio
O post Como saber se meu gato me ama? Confira possíveis sinais! apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.