Você tem um gato comendo muito rápido em casa, e não sabe bem como ajudá-lo nesse caso? Saiba que existem algumas ações que podemos colocar em prática para reduzir esse comportamento do bichano.
Muitas vezes, pequenas mudanças em casa já podem fazer a diferença, já que o comportamento de comer rápido demais pode estar associado à ansiedade, por exemplo.
Pensando nisso, nós do Portal do Dog preparamos este guia com algumas dicas que podem te ajudar. Mas lembre-se, este conteúdo não exclui a orientação de um especialista.
Com isso em mente, vamos adiante!
Gato comendo muito rápido: O que fazer?
Se na sua casa há um gato comendo muito rápido, é importante ajudá-lo a reduzir esse tipo de comportamento de forma natural e saudável. Isso porque, comer rápido demais pode causar alguns malefícios, como:
- Aumento da ingestão calórica, fazendo o gatinho engordar;
- Aumento das chances de problemas de digestão;
- Compulsividade alimentar, que faz o gatinho querer comer cada vez mais;
- Ansiedade excessiva durante a alimentação;
- Entre outros efeitos.
Por isso, é importante agir de forma eficiente para reduzir esse comportamento. A seguir, apresentamos algumas dicas:
1. Use potes com labirinto
Você já viu aqueles potinhos de ração que mais se parecem com uma espécie de labirinto? Eles têm esse formato para impedir que o pet consuma uma grande quantidade de grãos de ração em uma mesma “bocada”, digamos assim.
Afinal, as divisórias farão com que o pet precise se esforçar um pouco mais para “caçar” cada grãozinho que está em sua frente, reduzindo, assim, a velocidade da ingestão.
Entretanto, é importante colocar a quantidade certa para que esse potinho realmente funcione e o animalzinho precise de um pouco mais de paciência para comer.
Com o tempo, o pet pode começar a comer mais devagar, o que pode até reduzir a ingestão de calorias, já que a saciedade será sentida mais adequadamente.
Veja mais: O que posso dar ao meu cachorro para dor?
2. Considere refeições menores e mais frequentes
Às vezes, há quem tenha um gato comendo muito rápido por um único motivo: ele sente que está vivendo algum tipo de escassez.
Por exemplo, imagine um gatinho que receba um punhado de comida apenas em um único horário ao longo do dia. Depois disso, mesmo que esteja com fome, não há nada disponível, pois a alimentação não está bem balanceada.
A consequência dessa situação pode ser um gatinho comendo cada vez mais rápido, sempre que o seu pote tiver um pouquinho mais de comidinha.
Portanto, reduzir a quantidade da porção, mas aumentar a frequência da alimentação pode ser um caminho. Converse com o veterinário do seu pet sobre essa possibilidade e sempre ajuste a quantidade de comida de acordo com o que o pet realmente precisa ao longo do dia, evitando que ele fique com fome excessiva.
3. Tenha mais de um ponto de alimentação na casa
Outra medida que pode ajudar a minimizar a ideia de que se está vivendo uma escassez em casa é a de ter mais potinhos de alimentação espalhados pelos ambientes.
Obviamente, a quantidade, somada, não deve ultrapassar o que é recomendado para o seu gatinho comer ao longo do dia.
A ideia, aqui, é apenas fazer com que o pet sinta que tem comidinha disponível, e que não ficará sem comer. Além disso, o fato de ele ter que ir de um pote para o outro também pode ajudá-lo a se mexer mais, comer mais devagar e melhorar a saciedade, já que comerá com intervalos um pouquinho maiores, que podem ajudá-lo a perceber que já se está de barriga cheia.
Veja mais: Gato fazendo bagunça de madrugada: O que fazer?
4. Considere os comedouros interativos
Existem muitos comedouros interativos que podem ajudar em casos nos quais o gato está comendo muito rápido. Esses comedouros exigem uma certa dose de “raciocínio” do animal de estimação, fazendo com que ele tenha que vencer um desafio para receber certa quantidade de comida.
Desse modo, ele precisará pensar um pouco mais para poder comer, e terá intervalos maiores entre o momento que come e que a comida fica disponível.
Consequentemente, isso pode ajudá-lo a comer mais devagarinho, já que terá que se esforçar para receber o alimento.
5. Estimule atividades físicas e mentais diariamente
Outro ponto de atenção, que pode estar associado com o gato comendo muito rápido, é com relação à sua saúde mental.
Em muitos casos, o pet pode estar comendo exageradamente por estar se sentindo ansioso ou estressado por algum motivo. Por isso, fique atento à rotina dele.
Disponibilizar exercícios físicos e mentais, que o ajudem a ficar mais tranquilo, entretido e feliz, é fundamental.
Brincadeiras, brinquedos interativos, corridas diárias, enfim! São muitas as possibilidades que podemos implementar na rotina, e que podem fazer toda a diferença no bem-estar do animal.
Ao se sentir menos ansioso, o seu gatinho pode começar a ficar mais tranquilo na hora de comer.
Veja mais: As 10 raças de gatos mais Inteligentes
6. Não alimente o pet junto com outros animais
Por fim, cuidado com o hábito de alimentar o seu gatinho perto de outros animais, mesmo que esses animais não interajam com ele nesse momento.
Ao ter outros pets por perto, ele pode deduzir que alguém irá roubar a sua comida a qualquer momento. Como consequência, ele pode tentar comer o mais rápido que pode, com o intuito de impedir que o seu alimento venha a ser roubado por algum tipo de “intruso”.
Pense sobre esse aspecto e deixe seu pet comer em um ambiente mais reservado, sem que esse estresse o atinja.
Na dúvida, converse com o veterinário
Lembre-se, este conteúdo é informativo e você deve sempre conversar com o veterinário, especialmente se tem um gato comendo muito rápido e não sabe como agir nessas situações.
Nunca prive o animal de comer, nem mesmo o castigue por conta do comportamento. Se não souber como agir e se esse comportamento surgiu repentinamente, ou está durando muito tempo, converse com um especialista.
Dessa forma, você poderá entender com mais clareza o que pode estar atingindo o seu bichano, o que também pode te ajudar na hora de tomar atitudes mais assertivas, que possibilitem mais saúde e bem-estar para ele.
Também, não ignore esse comportamento de comer muito rápido. Não normalize isso, pois seu pet pode adoecer com esse tipo de atitude. E não aumente a quantidade de alimento diário sem a prescrição de um profissional, pois isso pode levar o gato ao sobrepeso e causar problemas de saúde.
Boa sorte!
Veja mais: Pets e choques elétricos: saiba como evitar acidentes em casa
O post Gato comendo muito rápido: O que fazer? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.