Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Grama para gato: Como fazer e benefícios

grama para gato é super prática de fazer em casa e ainda promove muitos benefícios para os nossos amigos peludos, sabia?

Essas graminhas são ótimas para a digestão, saúde em geral e até para o bem-estar mental.

Se você deseja oferecer o que há de melhor para o seu amigo de quatro patas, então venha com a gente em mais este conteúdo do Portal do Dog!

Nele, vamos te mostrar tudo o que você precisa saber sobre essa saborosa graminha. Vamos lá!

grama de gato
Gato comendo graminha. Foto: Canva.

Como fazer grama para gato?

Para fazer a grama para gato não tem muito segredo. Apenas teremos que ter o cuidado de sempre ter graminha fresca e crescida para os nossos amigos peludos, e, para isso, teremos que plantar e cultivar com uma certa regularidade.

Normalmente, a graminha leva de 7 a 10 dias para ficar de um tamanho interessante para os nossos amigos peludos. Portanto, ter um “rodízio” de plantação pode ajudar na hora de sempre oferecer a plantinha.

Agora, vamos ao passo a passo de como fazer!

Ingredientes

  • Punhado de milho de pipoca cru (daqueles que compramos no mercado mesmo, mas sem ser de micro-ondas);
  • Terra adubada;
  • Potinho/vasinho;
  • Água.

Veja também: Cachorro pode comer maçã? Descubra!

Modo de cultivo

Para fazer o cultivo da sua grama de gato é super fácil e prático! Veja só:

  1. Primeiro, preencha o seu pote com terra adubada, deixando cerca de três dedos entre a borda e a altura da terra;
  2. Despeje todo o milho, espalhando ele em todo o potinho. Não faz mal se ficar um perto do outro, pode encher bem o pote. Mas não exagere, claro, pois o milho precisará de um espaço mínimo para germinar;
  3. Coloque uma camada de terra adubada que seja suficiente para cobrir todo o milho. Essa camadinha não pode ser muito grossa, para facilitar o crescimento das sementes, e também não pode deixar nenhuma semente exposta;
  4. Molhe com um pouquinho de água. Se tiver um borrifador para isso, melhor ainda, já que despejar a água pode fazer com que você descubra as sementes, o que não é nada bom. Elas precisam permanecer debaixo da terra.

Depois disso, é só guardar em um local ventilado e com uma entrada de luz natural. Lembre-se de ir regando regularmente, mantendo a terra úmida, mas não encharcada, para poder germinar.

Uma dica importante é evitar deixar esse potinho em um local onde o gato circula, pois ele pode querer comer as primeiras folhinhas pequenas que surgirem, atrapalhando o crescimento da grama de gato.

Como comentamos, em cerca de uma semana ou dez dias você terá um pote bem cheio de grama de gato, pronta para agradar o seu bichano. No próximo tópico, vamos te contar quais são os benefícios!

Leia mais: Raças de gato que crescem pouco: Conheça!

grama de gato
Gato ao lado do seu pote com grama. Foto: Canva.

Quais os benefícios da grama para gato?

Agora que você pôde ver como é fácil fazer grama para gato, que tal descobrir os benefícios que esse alimento prático pode proporcionar ao seu amigo peludo?

A seguir, descrevemos as vantagens que essa graminha tem para disponibilizar aos nossos pets, e temos certeza de que você vai gostar de saber! Veja só:

1. Auxilia na digestão

Talvez você não saiba, mas a grama para gatos ajuda no processo digestivo, facilitando a digestão completa e ajudando o seu gatinho a ter mais bem-estar e saúde.

A graminha funciona de forma semelhante às fibras que nós, seres humanos, consumimos. Por isso, pode ser muito benéfica para melhorar o trânsito digestivo em todas as etapas.

Se o seu gatinho tem problemas gastrointestinais, converse com o veterinário sobre a possibilidade de oferecer essa graminha.

Veja mais: Gato precisa passear?

2. Ajuda a eliminar bolas de pelo

Quando o bichano consome a grama para gato, ele pode facilitar a eliminação dos pelinhos que são ingeridos durante a lambedura de higiene. Isso quer dizer que a grama pode evitar o acúmulo de bolas de pelo no estômago, facilitando o trânsito desses pelos e promovendo a eliminação facilitada.

Assim, é possível evitar aqueles momentos em que as bolas de pelo incomodam muito os nossos gatinhos, promovendo mais conforto e bem-estar.

grama de gato
Gato cheirando o pote com grama. Foto: Canva.

3. Fornece fibras naturais

A grama é rica em fibras, o que ajuda a regular o trânsito intestinal do gato, prevenindo problemas como a constipação e garantindo uma digestão mais saudável.

Essas fibras servem como verdadeiras “vassourinhas”, digamos assim, no aparelho digestivo do gato. Elas ajudam a formar o bolo fecal e fazem com que a digestão e o trânsito intestinal sejam facilitados.

Veja mais: Dicas para viajar com pet com tranquilidade

4. Contribui com micronutrientes essenciais

A grama contém nutrientes que podem não estar presentes na ração comercial, como certas vitaminas e minerais. Esses micronutrientes ajudam a complementar a dieta do gato, garantindo que ele receba uma nutrição mais completa.

Por exemplo, a grama de gato pode ser rica em minerais e vitaminas A e D, essenciais para a saúde, pelos e pele do seu gatinho. Por isso, oferecer essa comidinha é algo muito benéfico!

5. Promove o funcionamento intestinal saudável

Já comentamos que a grama para gato é rica em fibras, não é mesmo? Isso quer dizer que ela ajuda no funcionamento intestinal do seu amigo peludo.

O consumo de grama pode ajudar a regular o trânsito intestinal do gato, ajudando a manter um ritmo saudável de digestão e eliminação das fezes, promovendo assim mais conforto e bem-estar para o animal.

Esses efeitos também reduzem a probabilidade de problemas como a constipação e outros distúrbios intestinais.

Por isso, muitos gatinhos que sofrem com constipação podem ser beneficiados com o consumo da grama. Mas, lembre-se, se o seu gatinho é doente, converse com o veterinário sobre o consumo da graminha, combinado?

Veja mais: Descubra o poder misterioso do Catnip e como ele afeta seu gatinho

6. Oferece enriquecimento ambiental

Por fim, além dos benefícios físicos, mastigar grama é uma atividade que estimula o gato mentalmente e também pode distrair ele ao longo do dia.

Sem dúvidas, esse é um grande benefício para os gatinhos que vivem dentro de casa, proporcionando um passatempo que mantém o animal envolvido e satisfeito.

Além do mais, o sabor da graminha também pode ser agradável para muitos, fazendo dessa a opção perfeita para aqueles momentos em que se busca uma distração, por exemplo.

grama de gato
Gatinho comendo grama. Foto: Canva.

Gostou de saber mais sobre a grama para gato? Esperamos que sim! Se você tiver alguma dúvida com relação à possibilidade do seu gatinho poder comer ou não essa graminha, considere conversar com o veterinário.

Veja mais: Veterinária dá 7 dicas para fazer seu gato beber mais água

O post Grama para gato: Como fazer e benefícios apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
30 de Agosto de 2024

Autor

Autor: 
Camila Bonatti
Classifique: 
Ainda sem votos