Você sabia que é possível dar gripe em cachorro? Sim, nossos amiguinhos para todas as horas podem gripar.
Isso pode acontecer com qualquer cachorrinho, até mesmo com os mais bem cuidados, pode ser inevitável.
Hoje, o Portal do Dog trouxe um artigo recheado de informações sobre gripe em cachorro.
No artigo, vamos te contar mais sobre os sintomas, causas e os tratamentos que podem ser utilizados para cuidar do seu pet. Venha com a gente!
O cachorro fica gripado?
Nós, seres humanos, podemos ficar gripados a qualquer momento da nossa vida, e ficamos mais suscetíveis quando nossa imunidade está baixa.
Sabia que é possível também que os cachorros fiquem gripados? Sim, eles ficam, assim como nós, isso é normal.
A gripe canina pode acontecer por meio de uma infecção viral, funciona assim como com os seres humanos.
A gripe em cachorro pode assustar os tutores e pode ser confundida com traqueobronquite infecciosa, porém, a gripe nos cachorros é causada pelo vírus da influenza A, já a traqueobronquite pode ser causada por adenovírus e parainfluenza.
A influenza A também é o vírus que adoece nós, seres humanos, ela pode causar diversos sintomas, nem todo mundo vai sentir o mesmo, até os cachorros podem ter apenas alguns sintomas da gripe.
Assim, por mais que pareça estranho, os cachorros podem adoecer, podem ter todos ou alguns sintomas.
Eles podem apresentar tosse, espirros e febre. Ou também não sentir quase nenhum sintoma, a gripe pode vir bem leve e quase imperceptível.
Portanto, os cachorros ficam gripados, isso pode acontecer. Muitas vezes, é apenas uma gripe leve.
Normalmente, a gripe nos cachorros vem com sintomas leves e passam rápido, muitas vezes descanso, boa alimentação e água fresca já ajuda.
Se o seu cachorro gripar, você poderá ter esses cuidados simples com ele, porém, se algo a mais te preocupar, procure um médico veterinário.
É sempre bom consultar um profissional para que você fique despreocupado e saiba quais os melhores cuidados para se ter com a gripe em cachorro.
Agora que você já sabe que cachorro gripa, vamos te contar quais são os sintomas mais comuns da gripe canina. Vamos lá!
Veja também: Benefícios da creche para cachorro: Confira a lista!
Quais os sintomas da gripe em cachorros?
A gripe pode apresentar muitos sintomas, tanto mais leves quanto mais graves, porém, muitas vezes facilmente tratados.
Quando nós ficamos gripados, podemos sentir febre, ter coriza, dores de cabeça e outros sintomas.
Assim, quando sentimos alguns desses sintomas, normalmente procuramos um médico, tomamos remédios, bebemos bastante água e descansamos.
Os cachorros também podem sentir diversos sintomas diferentes, alguns mais intensos e outros mais leves.
Também, eles podem precisar dos mesmos cuidados que nós quando esses sintomas começarem a aparecer.
Separamos alguns típicos sintomas da gripe em cachorros para que você compreenda mais sobre essa doença. Veja:
- Coriza: A coriza é o sintoma mais comum, ela é a secreção nasal, o famoso catarro. Esse sintoma quase sempre aparece nas gripes, tanto canina quanto humana;
- Tosse: Outro sintoma comum, em quase todas as gripes ela está presente, às vezes vem acompanhada de secreções e ruídos;
- Espirros: Nem todas as gripes têm espirros, mas ele também é um comum sintoma;
- Febre (em alguns casos): A febre pode vir algumas vezes durante a gripe, mas nem sempre as gripes contam com febre;
- Dores na cabeça e na garganta: Também é bem normal que o seu cachorro sinta dor de cabeça e dor na garganta, esses são sintomas recorrentes e são facilmente tratados;
- Dificuldade em respirar: Por último, a dificuldade de respirar durante a gripe é um sintoma que pode acontecer por conta da quantidade de secreção que o seu bichinho apresenta.
Esses são os sintomas mais comuns que seu cachorro pode apresentar quando ele gripar. Muitos deles duram pouco tempo, por volta de 3 ou 4 dias.
Em outros casos, os sintomas podem durar uma semana ou mais. Normalmente, eles vão diminuindo com o passar do tempo.
Assim sendo, seu cachorro pode sentir todos ou só alguns desses sintomas, mas eles são facilmente tratados.
Entretanto, se o seu cachorro apresentar algum sintoma mais grave durante a gripe, como febre alta, letargia em exagero ou também início de pneumonia, busque o veterinário no mesmo momento.
Leia mais: Quanto tempo dura o cio de uma cachorra? Saiba tudo sobre
Quais são as causas da gripe no cachorro e os tratamentos adequados?
A gripe pode apresentar muitos sintomas, como já te contamos. Porém, você sabe quais são as causas da gripe em cachorro? Conhece os tratamentos adequados? Vamos te contar.
A causa mais comum de uma gripe é a imunidade baixa. Quando estamos mais fracos ficamos suscetíveis a inflamações ou a infecções, como é o caso da infecção pelos vírus H3N8 e H3N2.
A influenza A é o que causa a gripe, portanto, se o seu cachorro gripou, muito provavelmente foi infectado pelos vírus provindos da influenza.
Quando tossimos ou espirramos, espalhamos inúmeros vírus, se outras pessoas tiverem contato, podem pegar esses vírus e adoecer.
O mesmo acontece com os cachorros. Eles podem ter contato com fluidos de um cachorro que já está gripado e também adoecer.
Portanto, agora que você já sabe a causa da gripe em cachorro, o próximo passo é conhecer os tratamentos.
Como já te contamos, muitas pessoas descansam, bebem muito líquido e tomam remédios para melhorar da gripe.
Os cachorros podem receber os mesmos cuidados. É importante que você consulte o veterinário para saber quais remédios dar e outras formas de tratamento.
Mas no geral, a gripe em cachorro é tratada com muito descanso, boa alimentação, água fresquinha e acompanhamento do seu veterinário.
Em alguns casos, a gripe é tão leve que rapidamente passa, em outros, ela fica por mais tempo e apresenta sintomas mais sérios.
Ressaltamos sempre que é muito importante que você leve seu cachorro ao veterinário para descartar a possibilidade da gripe evoluir para algo pior.
Mantenha seu cachorro bem cuidado, longe de outros animais com sintomas, mantenha sua casa limpa e os objetos que o cachorro utiliza também. Assim, você consegue prevenir que a gripe chegue até ele.
Esperamos que tenha gostado do artigo que preparamos hoje. A gripe em cachorros pode assustar os tutores, porém, pode ser facilmente tratada. Não esqueça de procurar um profissional da sua confiança para cuidar do seu amiguinho. Até mais!
Veja mais:
- Cachorro salsicha: cuidados essenciais com os Dachshunds
- Como cuidar de um cachorro cego? Veja algumas dicas
- Cachorro muda cor de pelagem em 2 anos; entenda o motivo
O post Gripe em cachorro: Sintomas, causas e tratamento apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.