Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

O que fazer quando o cachorro não quer ficar sozinho?

Você tem um cachorro não quer ficar sozinho em casa de jeito nenhum? Todas as vezes que você precisa sair é um verdadeiro sofrimento, tanto para você quanto para o seu pet? Nós entendemos como isso pode ser difícil…

Porém, isso não quer dizer que seja impossível mudar essa situação. Afinal, os cães são inteligentes e podem aprender muitas coisas que ensinamos a eles – desde que nos propusemos a colocar isso em prática.

Pensando nessas possibilidades, nós do Portal do Dog preparamos este guia com sugestões que podem te ajudar. Veja a seguir!

cachorro não quer ficar sozinho
Cachorro em pé olhando pela janela. Foto: Canva.

O que fazer quando o cachorro não quer ficar sozinho?

Se o cachorro não quer ficar sozinho em casa de forma alguma, é importante modificar, aos poucos, esse comportamento dele.

Para isso, o pet precisa começar a se sentir tranquilo e entretido nos momentos em que não há ninguém em casa. E, para isso acontecer, é necessário um pouco de paciência por parte dos tutores.

A seguir, apresentamos ideias que podem ser usadas nesses casos, mas sempre adaptando-as para a realidade do seu pet:

1. Crie um espaço seguro

Criar um espaço que transmita segurança para o pet é fundamental. Se o cachorro não quer ficar sozinho, pode ser que ele esteja com medo de alguma coisa.

Então, o ideal é fazer com que um cômodo da sua casa, pelo menos, transmita essa segurança para ele. Você pode fazer isso colocando casinhas para ele se esconder, uma caminha em um ambiente mais silencioso e até mesmo isolando portas e janelas para impedir que os ruídos estrondosos da rua entrem dentro de casa.

Desse modo, ele terá menos estímulos de medo que poderiam causar algum desconforto nele.

Veja mais: As 10 raças de gatos mais Inteligentes

2. Deixe brinquedos interativos disponíveis

O cachorro também precisa ter algo que o distraia enquanto está sozinho, para que não fique, apenas, aguardando a sua chegada em um grande tédio.

E uma forma interessante de entretê-lo é usando os famosos brinquedos interativos. Como o cachorro terá que interagir com esses brinquedos para que algo aconteça, consequentemente ficará mais concentrado nesse momento de diversão.

Pesquise quais brinquedos você acredita serem ideais para o seu pet e aposte nessa possibilidade.

cachorro não quer ficar sozinho
Cachorro deitado no tapete da porta de entrada. Foto: Canva.

3. Considere as saídas gradativas

Se você sempre trabalhou em casa e passava 24 horas por dia com o seu pet, as saídas podem realmente ser dolorosas para ele. Então, se o seu cachorro não quer ficar sozinho, considere iniciar com saídas gradativas.

Ou seja, comece saindo durante um espaço curto de tempo. Depois, aumente esse período. Faça isso aos poucos, para que o cachorro possa se adaptar à realidade de ficar sozinho em casa, sem a sua presença.

Veja mais: Caminhar ou correr com o cachorro? Como escolher?

4. Estabeleça uma rotina consistente

A rotina é muito importante para a saúde mental e o bem-estar de qualquer animal, inclusive dos cachorros. Se ele nunca quer ficar sozinho, pode estar ansioso e sem previsibilidade alguma, o que o deixa assim, desconfiado.

Uma forma de minimizar isso é estabelecendo horários para cada atividade. Você pode ter um horário para os passeios com ele, brincadeiras, alimentação, sonecas, enfim.

Assim, ele conseguirá entender melhor como funciona a própria rotina, ficando menos ansioso. E, dentro dela, você poderá incluir as suas saídas com mais tranquilidade, pois ele terá a previsibilidade de você retornar no mesmo horário e continuar praticando as mesmas atividades com ele.

5. Não exagere nas despedidas e reencontros

As despedidas e reencontros devem ser discretas, sem um alarde exagerado. Se você sempre fizer um “show” antes de sair de casa e ao voltar, o pet poderá ficar ansioso aguardando o seu retorno.

E na hora em que você for se despedir, ele poderá começar a mostrar esses comportamentos de não querer ficar sozinho, o que pode ser bem desgastante para ambos.

Então, tente adotar uma despedida e um comprimento de reencontro que seja mais tranquilo, sem excessos que possam causar esse tipo de questão no pet.

Veja mais: Brincadeiras para cachorro filhote (que são seguras)

cachorro não quer ficar sozinho
Cachorro triste na sua caminha. Foto: Canva.

6. Exercite o pet para gastar energia

Às vezes, o cachorro não quer ficar sozinho por estar com muita energia acumulada, querendo brincar, correr, explorar ambientes diferentes, passear, e assim por diante.

Se você não gastar essa energia do pet, pode ser que ele acabe ficando mais ansioso e desconfortável de ter que ficar o tempo todo em casa, sem grandes estímulos e com muita vontade de brincar. Pense nisso.

Sendo assim, você pode criar uma rotina na qual gasta mais energia do seu amigo de quatro patas antes mesmo de sair de casa, de modo que possa deixá-lo mais tranquilo e até propenso a alguma sonequinha que possa deixá-lo calmo em casa.

Lembre-se, um pet muito energizado, sem os estímulos certos, pode ficar mais ansioso. Por isso, o exercício para gastar energia, antes de você sair de casa, pode ser uma boa pedida, ok?

cachorro não quer ficar sozinho
Cachorro olhando pela janela. Foto: Canva.

7. Considere a ajuda de um profissional

Por fim, se o cachorro não quer ficar sozinho de forma alguma, e se mesmo com uma rotina equilibrada ele ainda demonstra esse tipo de resistência, considere procurar um profissional qualificado.

Às vezes, essa questão pode estar associada a algum tipo de ansiedade que exige o olhar de um especialista. Apenas um profissional poderá dar mais clareza para você com relação aos comportamentos do seu pet.

Por isso, visitar o veterinário pode ser uma boa ideia nesses casos. Até porque, além de poder conversar sobre essa questão, as visitas podem te possibilitar a chance de conversar sobre outros assuntos relacionados à saúde e ao bem-estar do seu pet.

Dessa maneira, é possível oferecer mais qualidade de vida e bem-estar a ele. Pense nesses aspectos e ofereça o que há de melhor ao seu amigo de quatro patas!

Veja agora: Pet idoso: veja como cuidar da saúde do animal nessa fase

O post O que fazer quando o cachorro não quer ficar sozinho? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
10 de Outubro de 2024

Autor

Autor: 
Camila Bonatti
Classifique: 
Ainda sem votos