Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Qual a melhor ração para gatos? Dicas para escolher

Você ainda não sabe como escolher a melhor ração para gatos? Tem receio de adquirir uma ração que possa fazer mal para o seu gatinho? Nós te entendemos perfeitamente!

Sabemos o quanto nós, tutores, gostamos de oferecer tudo do bom e do melhor para os nossos animais de estimação. Porém, também sabemos que nem sempre é fácil saber como e o que oferecer.

Pensando nisso, preparamos este guia com dicas que vão te ajudar a selecionar as melhores rações para disponibilizar para o seu bichano. Acompanhe as dicas e saiba mais.

Veja também: Videocirurgia Veterinária: Entenda os Benefícios e o Futuro dessa Técnica

melhor ração para gatos
Pote de ração em formato de cabeça de gatinho. Foto: Canva.

Dicas para escolher a melhor ração para gatos

Antes de qualquer coisa, é importante ter em mente que não existe a melhor ração para gatos que possa ser oferecida para todos os pets. Isto é, alguns podem obter benefícios de um tipo de ração, outros de outra.

O ideal é escolher a melhor alternativa de acordo com o seu amigo de quatro patas, considerando o que ele realmente precisa.

Inclusive, se mesmo com as dicas abaixo você ainda estiver em dúvida, lembre-se de que o veterinário pode te ajudar a escolher o que há de melhor para o seu gato – especialmente se ele tem condições de saúde específicas, ok?

Considere a idade do gato

A idade do seu gatinho influencia diretamente nas necessidades nutricionais dele, sabia? Isso quer dizer que um gato filhote, por exemplo, não pode consumir a ração de um gato adulto – muito menos de um castrado.

Isso porque os filhotes precisam de uma ração rica em proteínas e calorias que propiciem o crescimento.

Já gatos adultos precisam de uma dieta mais equilibrada, que foque em manter o funcionamento do organismo. Pets castrados precisam de rações específicas para eles, evitando o excesso de calorias.

E por fim, os gatinhos idosos precisam de rações que proporcionem mais saúde articular e controle do peso, já que eles podem ser menos ativos nessa fase da vida.

Por isso, não existe a melhor ração para gatos, mas, sim, a melhor ração para o seu pet em específico – e isso é decidido com base em dados.

Veja mais: O que fazer quando o cachorro está com febre?

melhor ração para gatos
Gatinho se alimentando de ração no pote. Foto: Canva.

Verifique os ingredientes

Não basta apenas escolher a marca da ração e simplesmente achar que ela é boa o suficiente para o seu gato por conta do “nome” que ela tem no mercado.

O ideal é que você sempre verifique os ingredientes.

Infelizmente, ainda existem muitas rações que contam com grandes quantidades de conservantes e corantes que podem fazer mal à saúde do animal.

Sendo assim, priorize rações que têm carne ou peixe como o primeiro ingrediente. Além disso, evite opções com excesso de grãos, corantes artificiais e conservantes químicos. A qualidade dos ingredientes impacta diretamente na saúde do animal!

Atenda às necessidades especiais

Seu gatinho tem alguma necessidade especial que precisa ser atendida por meio de uma boa alimentação? Isso não deve ser ignorado na hora de escolher a melhor ração para gato.

Se o gato tem problemas de saúde, como obesidade, doenças renais ou alergias alimentares, opte por rações específicas recomendadas pelo veterinário. Existem fórmulas para diversas condições clínicas.

Assim, você pode garantir a nutrição do seu amigo de quatro patas e, ao mesmo tempo, reduzir as chances de efeitos colaterais por conta da ração – ou agravamento do problema.

Por exemplo, um pet que tem obesidade não deve consumir calorias em excesso, por isso, é importante escolher uma ração que seja mais leve nesse sentido.

Veja mais: Qual o melhor sabão para dar banho em cachorro?

melhor ração para gatos
Gato comendo ração em um pote azul. Foto: Canva.

Observe o nível de proteínas e nutrientes essenciais

A ração precisa atender às necessidades nutricionais do gatinho, como já comentamos anteriormente. E por se tratar de um animal carnívoro, a composição precisa ser pensada para esse fim.

Gatos precisam de uma dieta rica em proteínas de alta qualidade, além de nutrientes como taurina, ômega-3 e vitaminas específicas. Leia o rótulo e procure essas informações!

Se a ração não apresentar esses alimentos essenciais em sua composição, talvez seja melhor procurar outra opção. Dessa maneira, você terá a certeza de que o seu pet receberá a quantidade ideal de nutrientes e vitaminas no dia a dia dele.

Não se esqueça: é por meio da alimentação que a saúde do seu pet pode se tornar mais forte!

Considere o estilo de vida do gato

Por fim, para escolher a melhor ração para gato, não se esqueça de considerar o estilo de vida que ele possui no momento. Esse estilo de vida pode impactar diretamente na escolha, sabia?

Gatos que vivem em ambientes internos tendem a ser menos ativos e podem precisar de uma ração com calorias controladas. Já os que têm acesso ao exterior podem exigir mais energia na dieta.

Portanto, avalie direitinho a rotina do seu gatinho e veja o que pode funcionar melhor para ele. Desse modo, você garante que ele tenha a energia necessária, sem excessos, para aproveitar o dia a dia da melhor forma.

Veja mais: O que pode ser quando o cachorro não quer comer e fica triste?

melhor ração para gatos
Gato comendo ração direto no potinho. Foto: Canva.

Faça uma transição gradual ao escolher a ração

Agora que você já viu as nossas dicas de como escolher a melhor ração para gato, separamos uma dica extra que vai te ajudar nesse momento.

Afinal, não basta escolher a melhor ração e pronto… É preciso ajudar o seu pet a se adaptar a essa nova realidade na alimentação, não é mesmo?

E para isso, é importante seguir alguns cuidados, até mesmo para garantir a saúde e o bem-estar do animal. Dê só uma olhada nas dicas:

  • Comece misturando uma pequena quantidade da nova ração com a antiga, aumentando aos poucos a proporção ao longo de 7 a 10 dias.
  • Observe a aceitação do gato à nova ração, se atentando ao comportamento e apetite dele.
  • Garanta que o gato tem acesso constante a água limpa durante a transição.
  • Mantenha horários para as refeições, evitando mudanças bruscas na rotina alimentar.
  • Evite oferecer outros alimentos ou petiscos em excesso durante a adaptação para não confundir o paladar do gato.
  • Esteja atento a sinais de desconforto digestivo, como vômitos ou fezes alteradas, e consulte o veterinário se necessário.
  • Tenha paciência e respeite o tempo do gato, já que alguns podem demorar mais para aceitar uma nova ração.

Assim será mais fácil oferecer a melhor ração para gato!

Veja agora: Confira as 6 raças de gatos mais inteligentes, segundo especialistas

O post Qual a melhor ração para gatos? Dicas para escolher apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
30 de Dezembro de 2024

Autor

Autor: 
Camila Bonatti
Classifique: 
Ainda sem votos