Você sabe o que é Cinofilia? Entenda aqui neste post quais são as definições e objetivos desse conceito que é muito importante para o universo dos cães.
O amor pelos animais gera grandes efeitos, por isso, encontramos pessoas que sempre estão pesquisando e investigando o mundo canino. A partir desses estudos, que surgem as práticas de cuidados com as raças e luta pelos diretos dos animais.
Contudo, é neste contexto que se pode definir a Cinofilia, um conceito amplo que abrange o amor pelos animais e estudos das raças caninas. Acompanhe o artigo e aprenda tudo sobre o termo.
Cinofilia – Descubra o que isso significa
Você já ouviu falar sobre a Cinofilia? Saiba que esta palavra tem muito a ver com o universo dos cães, principalmente, envolvendo a admiração pelos animais, estudos do comportamento canino, saúde e aperfeiçoamento das raças.
A origem de Cinofilia vem da palavra grega Cinophilia (cino: cão e philia: amor, amizade), podendo ser conceituada de forma livre como o “amor pelos cães”. Porém, seu conceito não se resume somente pela admiração e amor pelos cachorros, mais sim, tudo que envolve estudo, conhecimento acerca da criação, características física das raças, psicologia canina e saúde dos cães.
Com isso, diversas Associações são responsáveis pelo registro das raças de cachorro, a fim de registrar e prevenir que os animais vivam sobre maus tratos em canis irregulares ou que pessoas sem o devido conhecimento, financiem a comercialização ilegal e raças.
Por isso essa área da ciência é tão importante, fazendo com que criadores busquem conhecer mais sobre as diversas raças de cachorros e que os futuros tutores possam entender a importância do registro do animal.
Qual a missão da Cinofilia?
Assim como diversas áreas da ciência, a Cinofilia é um estudo científico sobre assuntos relacionados ao mundo canino, incluindo a categorização das raças puras de cães e diversos outros fatores que contribuem com sua missão. Entre esses fatores estão a investigação das raças, inclusive, suas características fisiológicas e estruturais de desenvolvimento e formação.
Além disso, busca compreender os aspectos que desenvolvem a mente canina, bem como, os comportamentos que determinadas raças possuem. As melhoras genéticas, aprimoramento das raças e definição dos padrões estéticos e físicos, também estão na lista de objetivos da Cinofilia.
Contudo, as Instituições responsáveis não apenas defendem os padrões de excelência canina, mas também, prioriza os cuidados com o bem-estar dos cães, incentivando o cuidado e responsabilidade com os pets. Por esses motivos, podemos considerar que essas Associações e cinólogos também combatem os maus tratos e incentivam as pessoas à se conscientizarem sobre os direitos dos animais.
O que é um cinólogo?
O cinólogo pode ser considerada uma pessoa que estuda a árvore filogenética, relações evolutivas da espécie e suas características que podem estabelecer os padrões físicos e estéticos das raças de cães.
No entanto, esse responsável também pode trabalhar na área ajudando as instituições em suas produções de artigos, literatura ou revistas sobre os temas que envolvam o universo canino.
Para os cachorros que irão para exposições caninas, são os cinólogos que informam sobre os acessórios e métodos que ajudam o animal a atender os padrões das competições.
É por isso que muitos adestradores, criadores e juízes dessas competições são considerados cinófilos, pelo seu envolvimento e estudo sobre os padrões dos cães.
Quais Associações de Cinofilia existem?
As Associações de Cinofilia são as responsáveis por aprovarem os registros como o Pedigree, uma certificação que determina se uma raça de cachorro é pura. É através das Instituições internacionais que se determinam os padrões e requisitos que avaliam as raças, por isso, podem ser reconhecidas em qualquer lugar do mundo.
Aqui no Brasil temos três instituições que realizam este trabalho: a Associação Cinológica do Brasil (ACB), Sociedade Brasileira de Cinofilia (Sobraci) e Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC). Saiba que a CBKC está filiada a Federação Cinológica Internacional (FCI), que determina que existem cerca de 340 raças nos 10 grupos de cachorros.
Gostou deste conteúdo sobre Cinofilia? Então compartilhe com seus amigos para que eles também aprendam sobre este conceito tão importante para o desenvolvimento dos cães. E, para outras dúvidas, por favor, deixe um comentário.
O post Cinofilia – O que é? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.