Como deixar os dentes do cachorro brancos não é apenas uma questão estética, mas também afeta o bem estar do animalzinho.
Problemas bucais podem ter diferentes gravidades, mas em geral provocam desconforto e afetam em muito o dia a dia dos pets.
Mas para que se tenha um bom resultado em relação a isso, deve-se assumir uma série de cuidados ao longo da vida toda do animalzinho.
Desde filhote é importante que o cão seja acostumado a escovar os dentes. Mas se você quer saber mais sobre como deixar os dentes do seu cachorro brancos, acompanhe os próximos tópicos.
É possível deixar os dentes do cachorro brancos?
Antes de se falar especificamente em como deixar os dentes do cachorro brancos, deve-se avaliar qual é realmente a cor do dente na espécie.
Assim como acontece com os humanos e outros animais também, os cachorros não possuem dentes perfeitamente brancos e que reluzem quando eles abrem a boca.
Sendo assim, o termo dentes brancos se refere a dentes saudáveis, limpos e muito bem cuidados de maneira geral.
É absolutamente normal e aceitável que um cão tenha os dentes levemente amarelados e, isso não significa de maneira alguma que a saúde bucal seja ruim ou que haja acumulo de tártaro.
Na verdade, é comum para todas as espécies que os dentes vão ficando mais amarelados com o passar do tempo.
Nos cães, os dentes tendem a ser mais clarinhos até os três anos de vida do animal e, depois disso costumam ficar cada vez mais amarelados.
O que não pode acontecer é se confundir o amarelamento natural da superfície com possíveis problemas bucais que estejam surgindo.
Por isso, elaboramos uma parte deste texto destinada exatamente para isso.
Aprenda a reconhecer problemas bucais no seu pet
Por mais que muitos tutores deixem isso de lado, é muito importante saber como reconhecer os problemas relacionados à saúde bucal.
Isso influencia diretamente na saúde e bem estar do seu animalzinho de estimação e pode deixar ele muito mais contente.
O mais comum é que se o dente estiver com problemas, ele deverá adquirir uma coloração amarelo acastanhada.
Isso se deve à deposição do tártaro sobre a dentina. Mas além das alterações na coloração, o animal ainda pode apresentar alguns outros sinais de problemas desse tipo. São eles:
- Presença de placas grossas de tártaro que podem adentrar a área da gengiva;
- Gengivas retraídas: o tártaro vai aos poucos consumindo o tecido da boca e, com isso os dentes ficam cada vez mais desprotegidos. Inclusive, em alguns casos as raízes dos dentes podem ficar expostas;
- Alguns dentes podem lascar ou ficar com um aspecto de rachados;
- Gengivas feridas: é comum que a gengiva inche, fique extremamente vermelha e, até que sangue em casos mais graves. Quando isso acontece, se diz que o animal está com a condição conhecida como gengivite;
- Mau hálito: o odor proveniente da boca do cão pode variar de um animal para outro, mas de qualquer forma, se o animal estiver com problemas nos dentes e gengivas, é bem provável que apresente mau hálito;
- Dentes moles: conforme o tecido da boca do animalzinho vai sendo consumido, é normal perceber que o dente se movimenta. Isso acontece principalmente porque a gengiva não está integra, deixando o dente desprotegido e solto;
- Língua branca: com o acumulo de tártaro nos dentes, é comum que a língua também seja acometida. E nesse caso, pode-se perceber uma coloração esbranquiçada nela.
O que ajuda a deixar os dentes do cachorro brancos?
Se você deseja ajudar a deixar a boquinha do seu cão saudável e o sorriso dele mais branquinho e bonito, saiba que existem várias coisas que pode fazer.
Por sorte, algumas estratégias ajudam em muito com isso, desde que sejam colocadas em prática desde o início da vida do animalzinho de estimação.
E é melhor ainda se você colocar todas elas em prática juntas. Então, vamos lá.
Como deixar os dentes do cachorro brancos: a importância da dieta
Pode parecer que essa seja uma coisa muito trivial, mas a verdade é que a alimentação tem uma enorme influencia na higiene da boca do animal e, no bem estar dele.
Sendo assim, a coisa mais básica que você pode fazer para deixar os dentes do seu cachorro brancos é oferecer a ele um alimento de qualidade desde as primeiras semanas de vida.
Deve-se optar, preferencialmente por alimentos de qualidade, que tenham os nutrientes de que os pets necessitam.
Dessa forma, as melhores opções são as rações comerciais, sobretudo as secas, que ajudam a manter os dentes limpos.
Além disso, a boa disponibilidade de nutrientes de alta absorção ajuda a evitar uma série de problemas de saúde, inclusive os relacionados aos dentes e gengivas.
Hoje em dia a indústria de alimentação animal está avançada e, já existem alimentos específicos para cães que tendem a acumular tártaro.
Nessas os grãos são bem mais rígidos, auxiliando assim na remoção de placas que possam se acumular.
Existem também alguns petiscos que também podem beneficiar bastante a saúde oral do seu animalzinho.
Então, sempre converse com o médico veterinário para se avaliar as melhores alternativas a usar com o seu cachorro.
Escovar os dentes diariamente
Por muito tempo os hábitos de higiene bucal dos pets foram deixados de lado, mas hoje em dia já se sabe o quanto é importante escovar os dentes dos cães diariamente,
No entanto, é fundamental que se utilize tanto um creme dental quanto uma escova que sejam adequados para a espécie.
Para os cães, a melhor opção é o creme dental enzimático, uma vez que ele é desenvolvido a partir de tecnologias modernas e, pode promover uma limpeza eficaz e segura.
Em relação à escova, você deve testar e escolher a que melhor se adapte ao animal. Existem várias opções que são mastigáveis e, também aqueles dedais que são bem práticos.
Snacks dentais podem contribuir com a limpeza
Existem vários tipos de snacks dentais e, esses também contribuem bastante para evitar que o tártaro se acumule na superfície dos dentes do seu cão.
Apesar de esses produtos serem relativamente seguros, certifique-se de escolher uma opção que seja adequada para o porte do seu animalzinho e, que evite que ele engula pedaços grandes.
Observe também a composição do produto e, também evite oferecer uma grande quantidade de sticks, evitando assim que o animal engorde ou tenha problemas por conta disso.
Mais uma vez, a melhor coisa a se fazer é conversar com o médico veterinário e decidir juntamente com ele como deixar os dentes do seu cachorro brancos de maneira segura.
Enxaguantes e sprays para deixar os dentes do cachorro brancos
Por mais que alguns cachorros se acostumem facilmente com a ideia de escovar os dentes, existem aqueles que não gostam nada.
Sobretudo para os animais que não foram acostumados desde cedo, é mais difícil conseguir uma escovação eficiente.
Nesse caso, pode-se utilizar outros produtos, como sprays dentais e enxaguantes bucais, que são bem maia fáceis de se aplicar.
Além disso, deve-se ter em mente que muitas vezes o cão sente dores com a escovação por causa do processo inflamatório. Nesse caso, o spray é bem mais confortável.
No entanto, o spray é muito bom para evitar que o tártaro se forme, mas não elimina aquelas placas depois que elas se formam. Esses também melhoram bastante o hálito.
Consulte um veterinário especialista
Com a conscientização sobre a importância da saúde bucal dos animais, existem cada vez mais profissionais que se especializam justamente nisso.
Isso mesmo, para deixar os dentes do seu cachorro brancos, a melhor coisa que você pode fazer é levar ele em odontologista veterinário.
Esse profissional é habilitado para definir quais são as melhores estratégias de se aplicar no seu animalzinho.
Prevenir é sempre o melhor e, o profissional poderá te mostrar quais são as melhores estratégias para a higiene oral do seu pet.
Mas se o tártaro já estiver bem estabelecido, ele também poderá fazer uma limpeza completa, preferencialmente com o animal sedado.
Por meio do lixamento do esmalte, toda a placa dental do pet pode ser removida, devolvendo um pouco de qualidade de vida ao pet.
Brinquedos que ajudam a deixar os dentes do cachorro brancos
Visando justamente encontrar formas práticas e eficazes de deixar os dentes do cachorro brancos, a indústria desenvolve produtos que contribuam com isso.
Assim, existem vários brinquedos desenvolvidos especificamente para que o pet roa, removendo assim as sujeiras que ficam aderidas no esmalte.
Esses brinquedos possuem texturas especiais, que incentivam o cão a roer e, mastigar. A própria superfície dos brinquedos costuma ter cerdas e elevações de vários formatos, que vão limpando o dente do cachorro conforme se faz o atrito.
Mas sempre certifique-se de que o brinquedo é seguro e adequado para o seu cãozinho.
Conclusão
Existem várias coisas que você pode colocar em prática para deixar os dentes do seu cachorro brancos.
O ideal é que essas ações sejam colocadas em prática desde o inicio da vida do cão para que se tenha melhores resultados e, uma adaptação mais efetiva.
O post Dentes do cachorro brancos: Como deixar? Veja. apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.