Muitas pessoas acreditam que problemas de audição atingem apenas cães idosos, mas é importante ficar atento porque a surdez pode atingir cachorros de qualquer idade.
Pode ser congênito, ou seja, desde o nascimento; ou acontecer em algum momento da vida do cachorro.
A diminuição ou perda total da audição pode ser temporária ou permanente. E as causas podem ser diversas: acúmulo de cera, infecção no ouvido, idade avançada ou lesões.
De acordo com o Pet MD, algumas raças são mais propensas a terem problemas auditivos: Pastor Australiano, Boston Terrier, Cocker Spaniel, Dálmata, Pastor Alemão, Jack Russel Terrier, Maltês, Poodle Toy e Mini e West Highland White Terrier.
Então, se o seu cachorro é de alguma dessas raças dê uma atenção especial à audição dele.
Como o cachorro não consegue falar quando tem algum problema, precisamos ficar atentos à qualquer mudança em seu comportamento.
Veja 9 sinais de que seu cachorro está com problemas na audição:
- Não reage a sons inesperados, como alguém batendo na porta ou objetos caindo no chão.
- Não responde a comandos.
- Não vira a cabeça para sons (familiares ou desconhecidos).
- Não reage ao ouvir o barulho de um brinquedo que está fora de sua visão.
- Parece sentir dor quando você toca em suas orelhas.
- Fica sacudindo a cabeça.
- Late demais
- Odor muito forte nas orelhas (isso pode ser um sinal de infecção).
- Continua dormindo mesmo com muito barulho ao redor e não acorda nem quando você chama seu nome. Se você precisa tocar em seu cachorro para que ele acorde é um sinal de alerta.
Lembrando que, diante de qualquer desconfiança, é importante levar seu cachorro ao veterinário. Em alguns casos, o problema é reversível. E se o cão estiver com otite é preciso tratar.
Mas se seu cão realmente tiver algum problema auditivo permanente, não se preocupe. É possível ter uma boa comunicação através de gestos e muito carinho. Veja 8 sinais para se comunicar com cães surdos.
Referências: The I Love Dogs Site / Pet MD