Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Câncer de mama em cadelas

Ao contrário do que muitos pensam, os animais machos também podem possuir câncer de mama, no entanto, as fêmeas são mais susceptíveis, principalmente na maior idade. As cadelas que tomam anticoncepcionais, e não são castradas, tem o risco maior do aparecimento da neoplasia, por isso é sempre bom o proprietário examinar o animal diariamente.

cancer-mama-cadelasO aparecimento de um caroço perto da mama nem sempre é um câncer. Ocorre muitas vezes de tutores levarem seu cão à clínica veterinária suspeitando de um tumor maligno, sendo na verdade apenas um nódulo de gordura. Qualquer neoplasia (câncer) é bastante invasiva no corpo do animal, pois, diferentemente do tumor, ela possui metástase (atinge a corrente sanguínea, afetando diferentes órgãos do animal), assim comprometendo toda a saúde, levando-o a óbito. Os órgãos mais acometidos, são: Pulmão, Fígado e Rins.

O câncer de mama ocorre devido a uma proliferação desordenada de células mamárias, assim acontecendo um crescimento anormal de células nos glóbulos mamários e ductos mamários. Alguns fatores podem colaborar com a proliferação desordenada, como o uso intenso de anticoncepcional e a não castração do animal.

A neoplasia, diferente do que muitos acham, não causa dor e nem desconforto no animal em seu estágio inicial. Quando o tumor começa a aumentar de forma significante, começa a pressionar terminações nervosas, assim causando dor.

 

Sinais clínicos de câncer de mama em cadelas

Os sinais clínicos de um câncer de mama são praticamente inexistentes na sua fase inicial. O que pode ser observado pelo tutor, na maioria dos casos, é o aparecimento de caroços na região ventral da cadela (parte das mamas). O animal só vai apresentar um quadro sintomático na fase terminal, quando começa a apresentar fraqueza, dores, prostração e etc.

 

Tratamento de câncer de mama em cadelas

O tratamento do câncer de mama tem que ser imediato. O tutor deve levar o animal ao médico veterinário assim que aparecer qualquer anormalidade nas mamas. O diagnóstico é feito através da retirada do tumor, que, em seguida, deve ser levado para fazer a biópsia. Mediante o resultado do laudo, o médico veterinário ficará ciente se o tumor é benigno ou maligno, assim decidindo a necessidade ou não, do início da quimioterapia.

A cura da neoplasia mamária vai depender principalmente do estágio que ela se encontra. A quimioterapia é muito invasiva, fazendo com que muitos animais não agüentem as sessões, chegando a óbito no meio do tratamento.

 

Prevenindo o câncer de mama em cadelas

O melhor modo é a prevenção através da castração da fêmea, diminuindo cerca de 95% a chance do aparecimento do câncer de mama. Não é aconselhado o uso de anticoncepcional, pois em muitos casos, é o grande colaborador do aparecimento da neoplasia.

Indica-se examinar o animal diariamente, pois quanto mais cedo se diagnosticar o mal, mais chance o animal tem de vencer o câncer de mama.

Procure sempre um médico veterinário para realizar o exame, jamais tome decisões precipitadas. O Câncer de mama tem cura, basta ser tratado no início.

 

Saiba mais sobre câncer em cachorros AQUI

 

Por: George Augusto von Schmalz Portella de Macedo

Ocupação: Acadêmico de Medicina Veterinária

Contato: george_medvet@hotmail.com

 

The post Câncer de mama em cadelas appeared first on Portal do Dog - O maior Portal de Cachorros do Brasil.

Data: 
22 de Fevereiro de 2014

Autor

Autor: 
George Augusto
Classifique: 
Ainda sem votos