Muita gente se pergunta se uma boa cama para cachorro deve ser alta, baixa, com tecido, com EVA, etc. Porém, a verdade é que precisa ser observado alguns pontos muito importantes antes mesmo da definição do material. Por exemplo, é preciso dar um “passo atrás” e entender, antes de mais nada, o seu cachorro e também o seu comportamento!
Por exemplo, uma casinha de cachorro pode muito bem receber uma cama incrivelmente confortável. Mas, será que o seu cãozinho será adepto de dormir dentro da casinha? Ou será que ele não prefere um espaço externo, perto do tutor ou mesmo em um ambiente que ele sinta-se confortável?
Estes aspectos precisam ser considerados para que o animal possa ter qualidade de vida e, claro, de sono.
Cama para cachorro – Como deve ser?
A cama para cachorro deve ser repleta de bem-estar, aconchego e conforto. Mas, ao mesmo tempo, precisa ser um lugar que o seu cachorro queira estar! E partindo deste princípio, muitas pessoas tomam decisões equivocadas na hora da compra. Afinal, queremos oferecer o melhor ao nosso pet. Mas nem sempre o melhor é necessariamente o “mais bonito” ou o mais “decorado”.
O lar perfeito para cães não é aquele que o tutor possa oferecer os artigos mais luxuosos. Mas sim, aquele que o tutor consiga entender as características do animal e proporcionar qualidade de vida a ele com base nestes dados. Mas, e como observar isso? Vamos entender melhor a partir de agora.
Separamos uma lista com alguns tópicos que são importantes na busca pela caminha ideal para seu cão. Veja:
- O tamanho da cama é importante – Nem grande, nem pequena;
- Verifique a resistência do material;
- Tatame de EVA – Pode ser usado?;
- Caminha alta ou no chão – Qual a melhor?;
Vamos entender cada um dos tópicos de forma detalhada a partir de agora. Acompanhe!
O tamanho da cama é importante – Nem grande, nem pequena
Antes de mais nada, a escolha da cama para cachorro deve partir deste princípio: o tamanho dela! Veja, neste aspecto, não importa ter a cama mais grande ou a mais larga. Afinal, o cachorro não precisa de extravagância. O que ele precisa, é de conforto e paz.
Se o seu cachorro for de grande porte, ele não se sentirá bem em uma cama pequena. Este é o ponto de vista mais óbvio, até porque o animal grande nem caberia em uma cama pequena. Porém, se você tiver um cachorro pequeno, uma cama extra larga também pode ser ruim para ele! Afinal, ele se sentirá sozinho e até mesmo com uma sensação de abandono. O que poderá fazê-lo desistir e negar a cama.
Então, o principal critério com relação ao tamanho da cama para cachorro, é o equilíbrio. É preciso buscar um equilíbrio entre conforto físico e mental. Nós já falamos aqui no site sobre saúde mental para cães e este é um dos fatores mais importantes de uma vida plena e tranquila.
Verifique a resistência do material
O segundo critério a se observar na compra de uma boa caminha para seu cão, é a resistência do material. Afinal, você precisa garantir não só que a cama dure. Mas também, caso o animal resolva roer o material, que ele não se machuque. Ou seja, observar o estilo da cama e casá-lo com a personalidade do seu cachorro é mais do que importante.
Invariavelmente, o cachorro poderá querer destruir a caminha. É claro que este é um comportamento excessivo e que muitas vezes é resultado de outra questão, como a síndrome da ansiedade da separação. Mas, é importante considerar.
Se o cachorro resolver roer, há pedaços que ele poderá engolir sem querer? Há linhas ou fios que possam machucá-lo? Há objetos de plástico que ele possa engolir? A coloração do tecido pode ser tóxica?
Responder todas estas perguntas de forma racional é muito importante, ok?
Tatame de EVA – Pode ser usado?
O tatame de EVA tem se tornado um dos objetos mais incríveis do nosso dia a dia. Ele não só é extremamente prático, como é um material muito barato e que possui uma série de benefícios. Mas, no caso de cama para cachorro, é útil também? Sim, é útil. Você poderá fazer uma caminha para seu cãozinho a base de tatame de EVA.
Conforme mencionamos anteriormente, tudo dependerá da raça, das características e do comportamento do animal. Se for um cão que adora destruir e roer objetos, talvez um EVA mais grosso possa ser útil. Afinal, a maioria das peças possui o efeito memória, que faz com que o material volte ao seu estado natural depois de sofrer impactos ou torções. No caso de mordidas, a marquinha dos dentes pode ficar aparente.
A grande questão é você garantir que o animal tenha um local seguro para descansar. Se o tatame de EVA garantir isto, ele pode ser tranquilamente usado. Uma dica é complementar o espaço com almofadas ou cobertas que o cão possa gostar, sempre priorizando seu conforto.
Alguns modelos de tatame em EVA são usados inclusive para indicar o banheiro ao animal. Como alguns materiais são impermeáveis, pode ser de grande valia utilizá-los. Por falar nisso, veja aqui como montar um banheiro para cachorro que consiga suprir as necessidades do cãozinho.
Caminha alta ou no chão – Qual a melhor?
E o último critério na hora de montar ou escolher uma cama para cachorro, é a altura dela. Este critério também está totalmente relacionado com a altura e a personalidade do animal. Um cachorro de pequeno porte, por exemplo, pode ter muito mais dificuldades para subir na caminha, do que um cachorro de grande porte.
Porém, não é só isso. Mais uma vez, é preciso observar as características individuais do seu cachorro. Pode ser que ele adore ficar no alto ou em ambientes longe do chão. O que indicaria que uma caminha mais alta, poderia ser positiva. O fato é: respeite as singularidades do animal e adquira produtos com certificações de segurança e destinados aos pets.
Lembre-se que o bem-estar deles hoje, é a saúde no amanhã.
O post Cama Para Cachorro – Como deve ser? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.