Apneia do sono em cães: Você pode se surpreender ao saber que os cães, como os humanos, podem sofrer de distúrbios do sono, incluindo apneia do sono.
Embora o ronco às vezes seja apenas um ruído noturno inócuo, ele também pode ser um sinal de alerta para um problema latente.
A Apneia do sono em cães pode ser muito séria para seu cão. Os casos mais graves podem resultar em morte, mas mesmo um caso leve pode atrapalhar o sono do seu cão.
Vamos entender mais sobre o assunto!
O que é apneia do sono?
Apneia significa literalmente “sem ar” ou “parar de respirar”. Ao perceber a parada respiratória, um controle no cérebro dispara um sinal para você acordar apenas o suficiente para obter um pouco de ar e retornar a respiração.
Então você volta a dormir e o ciclo recomeça – isso pode ocorrer mais de 50 vezes a cada hora, mesmo que você não se lembre de ter acordado.
Quando você tem uma apneia, o ar para de fluir para os pulmões e por 10 segundos ou mais, ou seja, você realmente para de respirar.
A apneia do sono tem sido um distúrbio do sono humano e pode ser motivo de preocupação, mas nossos amigos de quatro patas também sofrem de apneia do sono?
Apneia do sono em cães – Cachorro pode ter apneia do sono?
Semelhanças do sono de humanos e cães o fato dos cães e humanos conviverem há muitos mil anos (pelo menos 15 mil), fez com que eles se adaptassem um aos hábitos do outro.
Assim, o comportamento de sono, duração dos ciclos, hora de maior sono, bem como problemas de sono são muito semelhantes, incluindo apneia e insônia.
Então, Sim! Os cães sofrem de muitos problemas que as pessoas sofrem, e a apneia do sono pode ser assustadora, pois pode levar a sérios problemas de saúde.
Quanto mais tempo passarmos no sono reparador maior a sensação de descanso ao acordar. Aqueles cães que “sonham” muito, passam pouco tempo no sono reparador.
Assim como os cães que dormem do lado de fora da casa. Isso porque eles precisam ficar mais em alerta e não aprofundam tanto o sono.
O sono reparador tem basicamente quatro fases:
- Sonolência: é aquela fase que muitos chamam de “estar em alfa”. É quando qualquer barulhinho acorda o cão. Costuma ser a primeira fase assim que o cão deita.
- Fase 2: uma fase muito rápida, na qual a atividade cardíaca é reduzida, relaxam-se os músculos e a temperatura do corpo cai. É bem mais difícil de despertar o indivíduo.
- Fase 3: Sono profundo.
- Fase 4: sono profundo, mais que a fase 3.
Por terem hábitos tão semelhantes aos humanos, os cães preferem dormir no período escuro do dia. Dessa forma, o sono mais reparador acontece das 21h às 04h. Mas isso não quer dizer que eles não aproveitem aquele silêncio da tarde para tirar um cochilo.
Alguns estudos apontam que as sonecas tiradas pelos cães ao longo do dia são de sono pouco profundo, em sua maioria sono na qual ocorrem os sonhos mais vívidos, mantendo seu estado de alerta a qualquer barulho ou alteração do ambiente.
Tudo isso também vai variar do local em que o cachorro dorme.
Dormir com o cãozinho, pode ou não pode?
Nos primeiros dias do pet na sua casa, você repete para si mesmo que o melhor é estabelecer regras desde o início, que dormir com cachorro faz mal e que o ele não vai poder subir na cama ou mesmo passar a noite dentro do seu quarto!
Os pesquisadores húngaros apontam que animais que dormem dentro de casa têm sono mais profundo ,quando comparados aos que dormem no quintal.
Os cães que tem “pior qualidade de sono” são os que dormem em locais sem portão, como cães de rua. Eles passam pouco tempo em sono profundo, mesmo durante a noite.
Os cães que dormem no quintal ou na garagem têm a qualidade pior do que os que dormem dentro de casa, embora melhor do que aqueles que dormem na rua ou em locais sem portão.
Apneia do sono em cães – Estudos sobre o sono do cachorro
Diversos são os estudos que mostram a importância do sono, também para os cães.
Animais que dormem após momentos de treinamentos e passeios tem melhores respostas, quando comparados aos que não dormem. Isso porque a memória dos cães é consolidada durante o sono.
De maneira geral, é bastante seguro dormir com o cachorro na sua cama. Mas, existem algumas situações em que a prática não é muito recomendada, ou exige uma atenção especial.
É o caso, por exemplo, dos pets muito pequenos com tutores de sono pesado que, por descuido, podem acabar ficando em cima deles. Ou das camas muito altas para pets que se mexem bastante durante a noite, visto que eles podem cair e sofrer alguma lesão. Aí sim faz mal dormir com cachorro.
Seja como for, uma dica é ter uma rampa ou escadinha para que o pet possa descer da cama quando sentir necessidade. Isso vale especialmente para os pets com problemas de coluna e de raças predispostas a ter problemas ortopédicos.
Com a nova rotina, os cães perderam seu espaço de soneca ao longo do dia. Antes, enquanto seu tutor saia para trabalhar, ele aproveitava para tirar diversos cochilos.
Agora, com o humano sempre em casa, são poucos os espaços sem circulação e com o silêncio e calma que ele costumava ter.
Como fazer o cão dormir bem?
Alguns tutores têm relatado que seus cães estão mais estressados, sem paciência, irritados. Isso se deve a diversos fatores. Mas, com certeza, o sono é um deles. Aqui vão algumas dicas:
- Seguir uma rotina de horário para dormir e para acordar é muito importante, mesmo durante a época de quarentena.
- Mantenha um cômodo para o seu cachorro poder ficar calmamente em sua caminha (ou onde desejar) e relaxar ao longo do dia.
- Coloque música relaxante para induzir o sono mais tranquilo.
- Brinque e passeie com o cachorro. Ao término da atividade, permita que ele tire uma soneca. Evite oferecer atividades estimulantes nesse momento.
- Não acorde o cão, de forma nenhuma. Mesmo que ele pareça estar no meio de um “pesadelo”.
- Evite dormir com o cachorro na sua cama durante a noite. Ofereça uma caminha ou espaço específico para ele.
Possíveis causas para apneia do sono
As alergias podem causar apneia do sono, porque cada uma delas pode bloquear a boca e a garganta do cachorro, causando problemas respiratórios à noite. Esse cenário é facilmente estabelecido, porque já existem soluções que ajudam nas alergias a cães.
O tratamento vai depender do tipo de alergia e pode incluir o uso de medicamentos (corticoides) e evitar o contato com o agente causador da problema (alimento, poeira, fungos, ácaros, pulgas, produtos de limpeza…)
A prevenção depende de descobrir a causa da alergia. Na maioria dos casos, evitar o contato do cão com o alérgeno (causador) é a melhor forma de evitar o problema.
A obesidade é outro problema que pode causar apneia do sono em um cão. Ela é frequentemente associada a muitos outros problemas de saúde.
Quando a obesidade se torna um problema, às vezes a gordura se acumula ao redor da garganta, o que pode dificultar a respiração enquanto o cachorro dorme e até prender a respiração completamente.
Passeios diários são de extrema importância para a saúde do animal, e devem ser feitos de acordo com a capacidade física do pet.
Cachorro com falta de ar, é apneia?
As causas da falta de ar em cachorros são variadas. Geralmente, pets idosos e obesos tem mais predisposição para este tipo de doença.
Além disso, as raças braquicéfalas, como o Buldogue inglês/francês, Shi tzu, Pug e Lhasa Apso, apresentam uma facilidade genética para problemas respiratórios, resultante da conformação anatômica da face, palato e laringe.
O que pode causar falta de ar no cachorro?
- O colapso da traqueia;
- Pneumonia;
- Asma;
- Bronquite;
- Tosse do canil;
- Doenças cardíacas;
- Tumores e metástases;
- Alergias: geralmente com espirros associados, tosse, coceira nos olhos e corpo.
Em caso de oxigenação insuficiente, as mucosas do cachorro podem ficar pálidas ou cianóticas (azul-arroxeadas). Isso acontece quando o sangue não é suficientemente oxigenado a nível pulmonar – ocasionando uma oxigenação insuficiente dos tecidos.
Cachorro com falta de ar e língua roxa é sinal de emergência médica, sendo necessário agir de imediato.
Tratamentos possíveis para apneia do sono
Para tratar a apneia do sono, o veterinário pode recomendar uma dieta e fazer testes de alergias ou, dependendo do problema, até uma cirurgia.
Se o bichinho não dorme, é preciso descobrir a causa dessa insônia ou vocalização que atrapalha o sono. “Animais mais velhos tendem a dormir mais e podem trocar o dia pela noite.
Muitas vezes, ficam desorientados pela perda gradual da visão ou apenas sem sono, por terem dormido o dia todo e um pedaço da noite.
Algumas raças são mais propensas a ter apneia do sono incluem aquelas com nariz curto e merecem mais atenção.
- Mastife;
- Cavalier King Charles Spaniels;
- Shih Tzus;
- Pugs;
- Boston Terriers;
- Boxers;
- Rottweilers.
Cães propensos à obesidade, incluindo Bulldogs ingleses, também têm maior probabilidade de ter a apneia do sono.
O post Apneia do sono em cães: É possível? Confira aqui! apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.