Conheça o Kelpie Australiano, uma raça brincalhona, independente e com grande lealdade aos tutores.
Um cachorro trabalhador e inteligente, que ganhou nova função sendo cão de companhia, mas sua natureza trabalhadora não permite que esse cão deixe para trás seu dom como pastoreio de ovelhas.
Origem do Kelpie Australiano
O Kelpie Australiano foi desenvolvido para uma função, o de pastoreio de ovelhas.
Chegou um momento na Austrália, em que a grande demanda por pastores de ovelha não era atendida, assim a raça Kelpie Australiano foi desenvolvida para ser o pastor de ovelhas ideal para as condições presentes, como climas quentes e arenosos, terrenos irregulares e com largas distâncias.
A raça foi um sucesso e até hoje é usada como pastoreio nos Estados Unidos e na Austrália.
Acredita-se que a raça tem origem de cães importados da Escócia, que eram do tipo Collie, sendo que uns eram de pelo longo e na coloração preto e castanho e também o do tipo pelo curto.
Características da raça
É um cão de médio porte, mas ágil, ativo e muito resistente. Ele possui um corpo forte e musculoso, com os membros com ossos fortes e refinados.
A cabeça tem uma proporção que lembra a de uma raposa, com olhos no formato amendoado e de tamanhos médios, com uma expressão de inteligência.
As orelhas são eretas e com pontas finas e a cauda em uma pelagem em pincel. O Kelpie possui uma pelagem dupla, com o subpelo sendo curto e denso e o pelo externo fechado, duro, deitado e resistente à chuva.
A raça pode ser encontrada na coloração preto, preto e castanho, vermelho, vermelho e castanho, flua, chocolate e azul fumaça.
- Veja mais: Bulmastife – Cão fortemente estruturado mas harmonioso. passa a impressão de grande força, sem ser pesado
Personalidade
A principal característica da personalidade do Kelpie é que ele é um cão independente, sem precisar da constante supervisão de humanos.
Ele é um cão muito inteligente e precisa ser desafiado mentalmente para que não fique entediado. É brincalhão e muito ativo, precisando de uma boa dose de atividades físicas diárias.
Como é um cão muito viciado em trabalho, ele acaba precisando de alguma função ou pode desenvolver comportamentos inadequados.
Na presença de estranhos a raça é desconfiada, ele nunca confia fielmente em um estranho, o que faz dele um bom cão de guarda.
- Veja também: Cairn Terrier
Problemas de saúde comuns no Kelpie Australiano
A raça Kelpie é saudável, mas tem algumas predisposições a doenças como criptorquidismo, displasia do quadril e atrofia progressiva da retina.
- Criptorquidismo – É um problema que afeta os machos, que podem apresentar um ou nenhum testículo no saco escrotal. Quando o testículo se encontra fora do saco escrotal, o animal pode apresentar hiperatividade hormonal e desenvolvimento de tumores. Como é uma doença hereditária, cães com essa condição não devem ser cruzados.
- Displasia do Quadril – A displasia do quadril é um problema comum em diversos tipos de raças de cães. Essa condição é caracterizada pela má formação da articulação coxofemoral, causando uma movimentação incorreta no local. É uma doença adquirida ou hereditária, que afeta a locomoção do cão e é degenerativa. O cão afetado por uma displasia de quadril tem sintomas como dor na região do quadril, claudicação e dificuldade em levantar, sentar e correr.
- Atrofia Progressiva de Retina – É uma doença ocular e hereditária, que causa a degeneração dos fotorreceptores. Essa degeneração compromete a visão do cão, até o levar à cegueira. A doença não tem cura e é de difícil diagnóstico, já que o início das manifestações dos sintomas é discreto. Como não tem cura, o tratamento é uma forma de retardar a perda da visão do animal.
Cuidados com a raça
O Kelpie Australiana é uma que não precisa de tanta atenção relacionada aos cuidados, mas mesmo sendo de fácil manutenção, o cão vai precisar ter algumas necessidades atendidas.
Higiene
Os banhos devem ser dados quando necessários, sempre usando os produtos próprios para o pet. As escovações dos pelos são necessários entre uma a duas vezes por semana, isso ajuda a remover os pelos mortos e distribuir a oleosidade natural dos pelos. Como é um cão que costuma praticar atividades em ambientes externos, as unhas acabam sendo desgastadas naturalmente, mas pode ser necessário aparar se estiver em um tamanho que cause desconforto para o pet. A higiene bucal deve ser feita de forma frequente, com pasta e escova indicada para o cachorro.
Alimentação
A alimentação deve ser indicada seguindo a orientação de um profissional. A dieta deve corresponder ao de um cão de porte médio e com alto nível de energia.
Saúde
O pet precisa de acompanhamento com um veterinário ainda nos primeiros meses de vida. Essas consultas são uma forma de analisar o desenvolvimento e a saúde do cão. A vacinação é algo indispensável e deve ser seguida de forma correta, assim protegendo o animal e aqueles que convivem com ele.
- Leia também sobre o Cane Corso é uma raça grande, descendente dos cães lutadores da Roma Antiga
Curiosidade sobre a raça Kelpie Australiano
- É uma raça indicada para crianças?
Por ser um cão pastoreiro, o Kelpie Australiano tem o costume de morder como forma de reunir o rebanho, ele pode acabar agindo assim na presença de crianças e outros animais, o que faz com que não seja indicado para crianças pequenas. Com um treinamento correto e uma socialização cedo, a raça pode aprender a conviver com crianças.
- O Kelpie Australiano late muito?
Não é uma raça silenciosa, tendo uma alta tendência a latir.
- A raça é de fácil adestramento?
É uma raça fácil de treinar para as mais diversas funções, mas é importante um adestrador confiante e que saiba usar o reforço positivo. O Kelpie é uma raça bem sensível e que não reage bem ao ser repreendido de forma dura.
- Kelpie Australiano é um bom cão de guarda?
Ele é territorial e bastante desconfiado com estranhos, bons requisitos para um cão de guarda. Qualquer sinal de alerta, o Kelpie vai usar os latidos e até mordidas para evitar que seu lar seja invadido.
- Pode ser criado em apartamentos ou em casas pequenas?
Ele pode acabar se adaptando se for criado respeitando sua necessidade de fazer exercícios diários, mas não é a raça mais indicada para esse tipo de moradia.
- A raça apresenta algum problema ao ficar sozinho?
Ao ficar um longo período sozinho, a raça pode apresentar um comportamento destrutivo. Ele é um cão que precisa de uma função, então se for ficar por um período sozinho, o tutor deve disponibilizar brinquedos para que ele não fique entediado.
- Expectativa de vida de um Kelpie Australiano?
O cão Kelpie Australiano tem uma expectativa de vida de 10 a 15 anos.
O post Kelpie Australiano: uma raça brincalhona e com grande lealdade apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.