O Yakutian Laika é uma raça antiga e muito resistente. Era usada como cão para puxar trenó e também para caça, mas seu comportamento amoroso e fiel fez com que o Yakutian Laika ganhasse uma nova função, sendo um ótimo cão de companhia.
Origem do Yakutian Laika
O Yakutian Laika é uma antiga raça nativa criada pelos povos aborígenes do Nordeste da Rússia. A raça era utilizada para puxar trenós e corridas.
Alguns artefatos de mais de 8 mil anos atrás mostram similaridade com o Yakutian Laika, mas a primeira vez que a raça é citada foi em 1633.
Mesmo sendo uma raça antiga, o Yakutian Laika é uma raça recém-desenvolvida. Isso aconteceu pela quase extinção da raça, que acabou tendo sua quantidade drasticamente reduzida em 1900.
Mas em 1998 entusiastas se reuniram para recuperar essa raça, que acabou sendo reconhecida pela Russian Kynological Federation em 2004. A raça ainda é bastante rara e pouco conhecida, mas aos poucos vão conquistando novos admiradores.
- Conheça também o Pharaoh Hound: uma raça que remete a mais de 3000 anos a.C.
Características do Yakutian Laika
De acordo com as normas do padrão da raça, um cão da raça Yakutian Laika deve ser de tamanho médio, compacto, forte e bem musculoso.
A cabeça é em formato de cunha, com o crânio moderadamente largo e ligeiramente arredondado. As orelhas são em forma triangular e inseridas altas.
Os olhos são frontais e bem separados, com uma coloração marrom ou azul escura, mas também pode apresentar heterocromia, um olho de cada cor. Também é permitido a presença de segmentos azuis na íris marrom.
O tronco é compacto, o dorso é forte, largo, reto e musculoso. O peito é largo, com as costelas bem arqueadas.
A cauda possui uma pelagem abundante e é inserida alta, enrolada para cima em um semicírculo, mas também é permitida curvar em foice
A pelagem externa é grossa, reto, rústica ao toque e o subpelo é denso e bem desenvolvido. A cor deve ser branca com presença de qualquer mancha, que pode ser bicolor ou tricolor.
Personalidade
Yakutian Laika é um cão que há muito tempo acompanha o ser humano, e é uma função que ele realmente ama. Essa raça é fiel à sua família e vai conviver muito bem com todos os membros, muito sociável, até mesmo com estranhos.
Ele é um cão sentimental e pode não aceitar muito bem as reclamações e acabar ficando magoado. E não pense que ele vá ficar chateado em silêncio, mas sim latindo e uivando para expressar os sentimentos.
Como é um cão muito ativo, o Yakutian Laika precisa de espaço e de brinquedos e brincadeiras, mesmo tirando um tempo para fazer exercício, esse pet vai arranjar ainda uma dose de energia para brincar em casa.
- Conheça também: Ibizan Hound: um cachorro de caça muito raro
Problemas de saúde comuns no Yakutian Laika
Uma raça muito saudável e resistente, com poucas doenças predispostas.
É muito provável que não apresente grandes problemas de saúde, mas é importante sempre ficar de olho na saúde do pet.
O Yakutian Laika pode apresentar problemas como displasia do cotovelo, displasia de quadril e dilatação gástrica.
- Displasia do Cotovelo – Na displasia do cotovelo, o cão sofre com uma anomalia da articulação do cotovelo. É uma doença degenerativa e frequente em cães jovens, podendo atingir de forma unilateral ou bilateral. O fator genético é um dos principais motivos para o desenvolvimento da displasia do cotovelo, mas outros fatores como alimentação, excesso de exercícios, sobrepeso e traumas também contribuem para essa condição. Os principais sintomas dessa displasia são claudicação (coxear), dificuldade para se locomover, dor e intolerância à prática de exercícios. O tratamento depende do grau da lesão, sendo que quanto mais precoce é o diagnostico melhores são a resposta ao tratamento. Alguns casos só são resolvidos com intervenção cirúrgica.
- Displasia do Quadril – A displasia de quadril é uma doença óssea hereditária, que só se desenvolve na vida adulta do cão. Esse problema é caracterizado pela má formação da articulação coxofemoral. É uma doença degenerativa, que pode ser por um fator genético ou adquirida. A displasia de quadril causa bastante dor no animal em sua fase avançada, fazendo até que o animal fique incapacitado de se locomover. A doença apresenta outros sintomas como claudicação, perda de massa muscular, redução de movimentos, estalos ao se movimentar e atrofia. A displasia de quadril não tem cura, e o tratamento é uma forma de melhorar o estilo de vida do cão. O tratamento com medicamentos é indicado para os casos mais leves, mas os mais graves devem passar por procedimento cirúrgico.
- Dilatação Gástrica – Também conhecida como a temida torção gástrica, um dos principais motivos de óbitos entre os cães. A principal causa da dilatação gástrica é a alimentação incorreta do pet. Os sintomas de uma torção gástrica são dificuldade para respirar, dor abdominal, salivação em excesso, inquietação, dificuldade para vomitar e abdômen inchado. Se o animal apresentar esses sintomas, ele precisa ser encaminhado com urgência para um atendimento com um veterinário.
Cuidados com a raça
Para cuidar de um cachorro é necessário a disponibilização de tempo, o que não é diferente com o Yakutian Laika.
A raça tem algumas necessidades que devem ser atendidas, ou caso sejam negligenciados podem afetar a saúde e o bem-estar do pet.
Higiene
O Yakutian Laika possui uma pelagem que repele sujeira, a raça também não possui aquele odor característico dos cães, por isso os banhos devem ser só quando necessário. A escovação deve ser semanalmente, mas durante troca de pelos, que acontece sazonalmente, a escovação deve ser diária, isso ajuda no controle de queda dos pelos, além de espalhar a oleosidade natural da pelagem.
As unhas devem ser aparadas sempre que estiver em um tamanho que acomode o cão. A higiene bucal deve ser feita com frequência. Os ouvidos precisam ser limpos toda semana.
- Conheça também o Bearded Collie: cão de muita inteligência, conhecido por pular demais
Alimentação
A raça precisa de uma alimentação de qualidade, procure um especialista para indicar a melhor dieta para o cão, que deve levar em consideração fatores como peso, idade e a existência de alguma doença.
Outro cuidado é relacionado com as guloseimas, que muitas vezes são uma ótima forma de estimular o animal durante o treinamento, mas nada de excesso para evitar o sobrepeso do pet.
Saúde
O Yakutian Laika é muito saudável e provavelmente vai precisar muito pouco de atendimento veterinário, mas mesmo assim o ideal é que o cachorro passe por consultas periódicas, para assim o profissional acompanhar o desenvolvimento do animal e sua saúde. Outro meio de proteger o pet é com a vacinação, que não deve ser dispensada.
- Conheça também o Bedlington Terrier: Calmo em repouso, mas cheio de coragem quando excitado
Exercício físico
O tutor que decidir adotar um Yakutian Laika deve ficar preparado para passar um bom tempo gastando as energias desse cão, que é bem alta.
Ele precisa de uma rotina diária de atividades físicas, mesmo quando estiver em casa, o cão vai apresentar um comportamento ativo, sempre procurando por brincadeiras.
Curiosidades sobre o Yakutian Laika
- É uma raça indicada para crianças?
O Yakutian Laika é um cão muito brincalhão e carinhoso, construindo uma relação muito afetuosa com as crianças da família, mas é importante que essa socialização comece cedo. A criança que convive com um Yakutian Laika também deve aprender a respeitar o espaço do cão. Ele também convive bem com outros animais ao qual está familiarizado, mas são cautelosos nas presenças de animais e pessoas desconhecidas.
- O Yakutian Laika late muito?
O Yakutian Laika tem literalmente a palavra “latidor” em seu nome, já que esse é o significado de Laika, uma palavra russa derivada de layat que significa “latir”. A raça usa o latido, que é bem forte, quando sai para caçar. Mas dentro de casa, a raça não costuma latir para qualquer coisa, sendo que usa mais os latidos para expressar os sentimentos, mas é importante que o pet tenha um treinamento para evitar que ele desenvolva um latido excessivo.
- É fácil de adestrar?
Ele é fácil de treinar, mas por seu pensamento independente ele pode acabar sendo um pouco desobediente. O Yakutian Laika é muito inteligente e precisa de um treinamento estimulante e sem ser grosseiro, reforço positivo e estímulos com petiscos são a melhor forma de treinar esse pet.
- Yakutian Laika é um bom cão de guarda?
O Yakutian Laika pode até latir quando encontrar um estranho, mas é mais provável que esse latido seja de curiosidade do que uma tentativa de proteção. Ele é muito sociável e pode acabar permitindo a aproximação dos estranhos. Mas alguns Yakutian Laika podem ser bastante cautelosos e servir como cão de guarda. A melhor forma de saber é com um treinamento.
- Pode ser criado em apartamentos ou casas pequenas?
Ele é um cão muito ativo e que necessita de espaço, o que acaba não sendo um cão indicado para quem mora em apartamentos ou casas pequenas.
- A raça apresenta algum problema ao ficar sozinho?
É uma raça que não gosta de ficar um longo tempo sozinho. Isso pode acabar afetando o comportamento do pet, fazendo com que fique destrutivo e com latidos excessivos.
- Expectativa de vida de um Yakutian Laika?
O Yakutian Laika tem uma expectativa de 10 a 12 anos de vida.
O post Yakutian Laika: uma antiga raça da Rússia apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.