O coelho angorá é um tipo doméstico, que é um dos mais antigos que existem, sendo também um dos mais queridos.
Muitas vezes esse animal é criado para a remoção da sua longa pelagem, por meio de tosquia, penteação ou depenagem.
No entanto, também é possível ter um coelho angorá como pet, sobretudo porque ele é bastante fofinho e quietinho.
Sem dúvidas, um animal de estimação é tudo de bom, mas é importantíssimo que você conheça muito bem as características e os hábitos de vida da espécie.
O coelho angorá sem dúvidas chama bastante a atenção, sobretudo por conta da sua pelagem. Mas antes de adotar um, certifique-se de conhece-lo bem. Para isso, acompanhe este post.
Conhecendo o Coelho Angorá
O coelho angorá surgiu na Turquia e, inicialmente foi desenvolvido e criado apenas para a remoção da sua lã para a fabricação de roupas e outros tipos de tecidos.
No entanto, com o passar do tempo a beleza desse animal começou a chamar a atenção também por conta de outros fatores.
A beleza e o temperamento do animal começaram a atrair a nobreza francesa por volta do século XVIII.
Foi dessa maneira que o animalzinho começou a se popularizar na Europa de maneira geral. Por volta do século XX, o animalzinho chegou também aos Estados Unidos.
Hoje em dia, a raça está inclusa no American Rabbit Breeding Association (ARBA) reconhece quatro variedades do coelho Angorá: Francês, Inglês, Gigante e Cetim.
Conforme o Coelho Angorá chegou a outras regiões e países, passou a ser cruzado também com outras raças.
Foi assim que surgiram diversas variações, sendo o Inglês o menor deles. Como o nome sugere, este foi desenvolvido na Inglaterra a partir do coelho Angorá Francês.
A raça em si é considerada como sendo de pequeno porte, uma vez que alguns indivíduos possuem apenas em torno de 3,5 quilos de peso corporal.
Como o animal foi desenvolvido para a obtenção dos seus pelos, esses são realmente longos, sendo ainda mais densos na área da cabeça e das orelhas.
Sendo assim, quem quiser criar um animal desses como pet deve estar disposto a fazer escovações frequentes, evitando assim o embolamento dos pelos.
Nesse sentido, o coelho angorá francês é bem mais fácil de se cuidar, uma vez que os seus tufos são bem maiores nas orelhas.
Há ainda a variação Gigante, criada nos Estados Unidos, que apesar do nome, não passa dos 5 quilos de peso normalmente.
Assim, dá para perceber que existem algumas variações entre esses animais. No entanto, na sua essencia o coelho angorá é sempre bem parecido.
Características físicas do coelho Angorá
Coelho Angorá Foto: Pixabay
Apesar das diferenças entre os tipos, as características do coelho angorá são essencialmente as mesmas.
De qualquer forma, a pelagem de todos os tipos é bem abundante e, inclusive, existem empresas especializadas a colocar essa pelagem em casacos, o que tem um valor de mercado bastante elevado por conta da qualidade.
A pelagem também faz com que esse animalzinho esteja entre os mais desejados como pet, sobretudo o coelho de pelagem branca.
Aliás, o branco é o mais comum, mas existem outras variações, inclusive marrom, creme, canela e o cinza. Mas no caso do coelho angorá gigante, a pelagem deve sempre ser totalmente branca.
Fora isso, existem outras características que se destacam bastante em cada um dos tipos de coelho angorá, sendo as seguintes as principais:
- Coelho Angorá Inglês: é o menor tipo, que atinge um peso entre 2,5 e 4 quilos quando adulto. Conhecido como anão, este animal possui um corpo forte, com pelos sedosos que recobrem o corpo inteiro, principalmente orelhas, cabeça e pernas;
- Coelho Angorá Francês: esta é considerada a variedade mediana, uma vez que o animal tem peso entre 4 e 5 quilos quando cresce. O formato do corpinho é ovalado e, o rostinho e as orelhas possuem uma pelagem mais longa ao redor;
- Coelho Angorá Gigante: este é o maior entre os tipos, podendo alcançar até 6 quilos de peso corporal. A pelagem branca é bem característica, mas ao contrário dos demais, este tipo não faz trocas de pelo.
- Coelho Angorá Cetim: o nome é bem sugestivo, uma vez que este animal realmente possui uma pelagem brilhante, como se fosse realmente acetinada. No entanto, neste caso a pelagem não é tão densa ou longa. O peso do adulto fica em torno de 4 quilos.
Personalidade do coelho Angorá
Coelho Angorá marrom Foto: Pixabay
O coelho angorá é muito conhecido pela sua beleza, por conta da sua belíssima pelagem. Mas deve-se dizer ainda que a personalidade deste animal é extremamente equilibrada.
O coelho é um animal dito lagomorfo e, no caso dessa espécie, a personalidade é tranquila, sendo que eles são excelentes pets, que se apegam bastante aos tutores.
Muito pacíficos, eles se socializam facilmente e, isso vale tanto para as pessoas quanto para outros animais.
Deve-se apenas trabalhar muito bem a socialização desde as primeiras semanas de vida do animal.
Assim é possível ter, inclusive, um coelho angorá que seja extremamente adaptado e adequado para o convívio com crianças.
Além de receberem uma boa educação e socialização, para que se tornem bons pets esses animais devem se sentir seguros, tendo para isso um ambiente positivo.
Ademais, os coelhos angorá, assim como outras espécies, se estressam facilmente e, por isso, devem ter um ambiente bem tranquilo e silencioso onde possam descansar. O silencio e tranquilidade também devem ser respeitados no momento da alimentação do animal.
E quem deseja ter um coelho angorá deve estar ciente também de que esses animaizinhos precisam ser estimulados, tanto física quanto emocionalmente.
Por isso, sempre trabalhe com eles a obediência, tarefas, truques e demais atividades.
Pelagem do coelho angorá
Coelho angorá no gramado Foto: Pixabay
Independentemente da variedade, o coelho angorá é caracterizado pela sua pelagem macia, volumosa e, composta por fios de pelos longos.
Todos eles trocam de pelo com certa frequência, mas o mesmo não ocorre com o coelho angorá gigante. Esse tipo possui a pelagem sempre branca e, não realiza trocas ao longo do ano.
Nos demais tipos de coelho angorá a pelagem pode ter outras colorações, incluindo o preto, branco, cinza, azul e havana.
Independentemente do tipo, a pelagem grande é composta por fios com mais de 8 centímetros de comprimento e, isso deixa o coelho com uma aparência bem típica de bolinha.
Dependendo do tipo de coelho angorá, o pelo pode ser mais ou menos longo em algumas áreas.
Os olhos geralmente possuem cores semelhantes ao padrão da pelagem do animal. Nos animais brancos, geralmente eles são despigmentados, de modo que o que se visualiza é o vermelho, que se deve à circulação sanguínea do coelho.
A pelagem pode ser incômoda nos dias mais quentes
O coelho angorá possui a pelagem densa e, por isso acabam sofrendo bastante nos dias mais quentes.
Por isso, se você estiver disposto a adotar um animalzinho desta espécie, precisa pensar em como oferecer a ele um ambiente muito mais acolhedor e tranquilo, onde a temperatura seja agradável.
Além disso, o coelho é sensível e pode sofrer bastante com mudanças de temperatura muito bruscas.
Então, o ambiente deve ser adequado e não passar por grandes variações, evitando assim estresse térmico e alteração das funções vitais do animal, que levem a uma diminuição do seu bem estar.
Limpeza e manutenção da pelagem
Se você deseja ter um coelho angorá, precisa se dispor a manter a pelagem do animal sempre bem arrumada e limpa.
Isso evita que o pet tenha problemas como dermatites por conta de acumulo de umidade e sujeira, que propiciam a proliferação de fungos e bactérias.
Em alguns casos, o coelho também pode desenvolver miiase, ou seja, bicheira, que ocorre quando moscas botam os seus ovos na pele e pelagem do animal.
Esse é um problema muito sério, uma vez que conforme as larvas vão crescendo, se alimentam da pele do coelho, abrindo assim uma grande ferida que se aprofunda cada vez mais.
Além disso, para manter a pelagem do animalzinho brilhante e saudável é necessário fazer a escovação pelo menos duas vezes na semana.
Para isso, deve-se utilizar uma escova específica para coelhos, que auxilie na remoção de pelos soltos, sujeiras e, também ajuda a eliminar os nós que possam se formar eventualmente.
Isso deve ser ainda mais intensificado no Angorá Inglês, que é uma variedade que precisa de escovações três vezes por semana.
Falando ainda sobre os cuidados com a pelagem, é fundamental evitar que o animal fique em ambiente sujo.
Por isso, o ambiente onde ele fica deve ser higienizado pelo menos uma vez ao dia, tendo-se sempre o cuidado de retirar todos os dejetos do pet, bem como os restos de alimentos.
Com exceção da variedade de coelho angorá gigante, os demais tipos trocam de pelo quatro vezes durante o ano. Ou seja, a cada mudança de estação.
Durante o inverno a pelagem fica bem mais densa, macia e longa, enquanto que no verão o animal fica com bem menos pelos para que possa se refrescar.
Além de escovar os animais com frequência, deve-se ter o grande cuidado de remover os pelos da barriga das fêmeas gestantes quando os filhotes estiverem para nascer.
Isso é fundamental para que os filhotinhos recém nascidos consigam mamar adequadamente, sem maiores dificuldades.
Comportamento do Coelho Angorá
Coelho angorá no mato Foto: Pixabay
O coelho angorá é um animal de índole bastante tranquila e, que costuma ser muito dócil com o tutor.
Ele se apega facilmente às pessoas e, quando bem socializado é um bom animal de estimação, inclusive para as crianças.
Além disso, este é um animalzinho é extremamente inteligente, sendo capaz inclusive de aprender coisas novas facilmente.
Então, se você queria ter um pet que fosse esperto e, que conseguisse interagir com você no dia a dia, esse é um animal bastante adequado.
A maneira como o tutor se comporta com o pet e o trata no dia a dia também influencia bastante na personalidade dele.
Ademais, o coelho deve ser bem cuidado, de modo a ter uma boa saúde e bem estar. Quando isso ocorre, ele pode viver algo em torno de 6 até 12 anos de idade.
Brincadeiras para manter o coelho angorá entretido
Para ter um coelho angorá que seja saudável física e emocionalmente, é preciso mantê-lo estimulado física e mentalmente.
Para isso, existem várias possibilidades de brinquedos e objetos que podem ser colocados no ambiente onde o animal vive.
O enriquecimento ambiental é muito importante, pois ele visa estimular o animal a ter os comportamentos que ele teria na natureza.
Animais que não são adequadamente estimulados podem ficar ansiosos, nervosos e, começar a ter comportamentos indevidos e indesejados.
Por sorte, as lojas de produtos para animais estão repletas de opções de brinquedos para coelhos de diversos tipos.
Você também pode fazer alguns em casa, sempre respeitando os materiais que são seguros e adequados para a espécie.
É importante disponibilizar ao pet brinquedos que sejam feitos de materiais rígidos e naturais, que ajudem a desgastar os dentes sem oferecer risco.
Além disso, o coelho angorá adora tuneis, escadas e bolinhas. Esses animais também gostam muito de se esconder. Por isso, é bacana ter brinquedos que o ajude com isso.
A alimentação do coelho angorá
Coelho angorá comendo Foto: Pixabay
Para ter um animal forte e saudável, você deve ter uma atenção mais do que especial à sua alimentação.
Fornecer as vitaminas e nutrientes de que o pet necessita é fundamental e, por isso, é preciso conhecer as demandas nutricionais dele.
O coelho é um animal herbívoro, que se alimenta sobretudo de feno. A mistura de gramíneas com leguminosas propiciam um funcionamento intestinal adequado.
Mas é ideal ainda complementar essa alimentação com uma ração especialmente desenvolvida para a espécie, que tenha tudo o que o pet precisa, evitando assim uma carência nutricional.
Conclusão
O coelho angorá foi criado inicialmente para a indústria da moda, mas com o tempo ele foi se popularizando como animal de estimação.
Este é um pet extremamente inteligente, ativo e, que se apega bastante com a sua família. Basta que as pessoas compreendam as suas necessidades e estilo de vida.
Neste texto te mostramos um pouco sobre o coelho angorá e como cuidar dele. Então, se você acha que este é o pet ideal, está preparado para ter um.
O post Coelho angorá: tudo o que você precisa saber apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.