Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Sinais de problemas respiratórios em cães e o que fazer

Translator

 

Saber reconhecer os sinais de problemas respiratórios em cães é muito importante para agir no momento certo e sempre promover a saúde e o bem-estar do animal.

Entretanto, como podemos fazer esse tipo de análise? Quais são esses sinais que podem ser encarados como indicativos de que algo não está indo bem com a saúde respiratória do pet?

Neste texto do Portal do Dog, apresentamos algumas informações bem importantes sobre esse assunto. Não deixe de conferir e fique por dentro das nossas dicas!

sinais de problemas respiratórios em cães

Cachorrinho olhando para a cama com semblante de cansado. Foto: Canva.

Quais os sinais de problemas respiratórios em cães?

São diversos os sinais de problemas respiratórios em cães que podemos observar em algumas circunstâncias. Alguns podem ser mais intensos, enquanto outros mais sutis.

Por isso, além de observar esses sinais, lembre-se sempre de manter as visitas regulares ao veterinário, combinado? Dessa forma, o profissional poderá avaliar o seu pet de perto e sempre verificar se há algum sinal mais sutil que possa denunciar alguma coisa.

Portanto, considere a nossa lista abaixo como informativa, e não como substituta para as idas ao veterinário, ok? Sigamos à lista com explicações:

1. Sinais de problemas respiratórios em cães: Respiração ofegante

A respiração ofegante pode ser um sinal bem aparente de que algo não vai muito bem, principalmente se o cachorro parece ficar ofegante com facilidade, inclusive quando não faz nenhum exercício intenso.

Se o seu amigo tem demonstrado uma respiração mais cansada, que parece até mesmo pesada, considere conversar com um profissional. Pode ser que ele esteja apresentando algum sintoma de que algo não vai muito bem.

Veja também: Cachorro que mais sofre com o calor: Quais as raças?

2. Tosse persistente

A tosse também não deve ser negligenciada e deve, sim, ser encarada como um dos sinais de problemas respiratórios em cães. A tosse pode aparecer quando o cachorro está com algum tipo de infecção ou alergia.

Em casos mais intensos, pode até ser sinal de problemas cardíacos. Por conta disso, buscar orientação profissional é importantíssimo nesse caso.

3. Respiração com ruídos

O seu cachorro faz ruídos enquanto respira? Esse pode ser um sinal de alguma obstrução ou problema de saúde como infecção e alergia.

Inflamações também podem fazer com que as vias aéreas fiquem um pouco obstruídas, fazendo com que o som da respiração seja diferente.

Se você perceber que o seu cachorro tem apresentado sons diferentes enquanto respira, sejam eles quais forem, é importante investigar a situação para poder descartar que seja algo grave, ou mesmo tomar as medidas cabíveis caso algum problema de saúde seja detectado.

Veja também: É possível reeducar um cão agressivo?

sinais de problemas respiratórios em cães

Cachorro deitado de lado quase dormindo no chão. Foto: Canva.

4. Sinais de problemas respiratórios em cães: Dificuldades para respirar

A própria dificuldade para respirar pode ser percebida como um dos sinais de problemas respiratórios em cães. Para ver se o cachorro tem alguma dificuldade, observe a maneira como ele tem respirado:

  • Ele parece se cansar muito para respirar?
  • Parece que a respiração está pesada?
  • A respiração está muito curta ou muito longa?
  • O pet parece estar “forçando” para respirar, ao invés de ser algo natural?

Essas e outras perguntas podem te ajudar a detectar sinais de que algo não vai bem e que merece atenção.

5. Narinas obstruídas ou com secreção

As narinas dos pets são naturalmente mais úmidas e geladas, no entanto, isso não quer dizer que elas devam estar repletas de secreção.

Se você percebe que há muita secreção saindo do nariz do animal, é importante ficar atento e investigar o que esse sintoma pode estar representando.

O mesmo vale para situações nas quais o pet parece só conseguir respirar pela boca.

Às vezes, pode haver um corpo estranho obstruindo a narina, mas também pode ser uma condição de saúde ainda mais importante.

De todas as formas, se o pet está com dificuldades para respirar pelo nariz, considere buscar ajuda veterinária.

Veja mais: Frequência das consultas ao veterinário – Quando levar o cachorro?

6. Sinais de problemas respiratórios em cães: Gengivas azuladas

As gengivas azuladas também merecem muita atenção! Se você perceber que a gengiva do seu cachorro parece muito mais azulada do que o normal, pode ser um indício de falta de oxigenação.

Consequentemente, pode ser mais um dos sinais de problemas respiratórios em cães.

Nesse caso, é fundamental buscar ajuda o quanto antes, pois se trata de uma emergência veterinária.

7. Sinais de cansaço constante

Outro ponto de atenção é a disposição do seu amigo de quatro patas. Se ele parece estar sempre muito cansado ou sempre muito no seu limite, pode ser que alguma questão de saúde, inclusive respiratória, esteja presente.

Afinal, se ele não consegue respirar adequadamente, poderá sobrecarregar o corpinho e fazer com que o cansaço, por falta de ar, apareça.

Novamente, se isso estiver acontecendo, busque ajuda imediatamente.

Veja mais: Entenda os principais sinais de dor em cachorros

sinais de problemas respiratórios em cães

Cachorro com semblante sonolento deitadinho no chão. Foto: Canva.

O que pode causar os sinais de problemas respiratórios em cães?

Os problemas respiratórios em cães podem ser causados por muitos gatilhos e situações diferentes, como:

  • Infecções;
  • Inflamações;
  • Alergias;
  • Problemas cardíacos;
  • Gatilhos ambientais;
  • Problemas de saúde no geral;
  • Qualidade do ar;
  • Envenenamento;
  • Exercícios intensos.

Por conta de ser tão multifatorial, é muito importante buscar orientação de um especialista para que seja possível detectar a causa raiz do problema. Assim, será possível oferecer o tratamento mais adequado para os eu cão.

O que fazer ao perceber problemas respiratórios em cães?

Se você começou a observar a presença de um ou mais sinais de problemas respiratórios em cães, fique atento e aja de forma assertiva para proteger a saúde do animal.

Afinal de contas, dependendo do motivo pelo qual o pet está com algum problema para respirar, a situação pode ser considerada grave.

É muito importante evitar deixar o tempo passar, e buscar atendimento assim que possível. Isso porque, alguns tipos de enfermidades têm mais chances de cura quando iniciamos tratamentos mais rapidamente.

Em contrapartida, se deixamos o tempo passar, podemos expor o animal a possíveis efeitos colaterais cada vez mais intensos causados pela enfermidade em si.

Por isso, ao perceber os sinais de problemas respiratórios em cães, considere os pontos abaixo:

1. Mantenha a calma

Antes de qualquer coisa, é válido dizer que nós, tutores, precisamos manter a calma. Assim, conseguiremos tomar decisões de forma mais assertiva, evitando agir por impulsividade.

Além disso, se demonstrarmos muito estresse ou ansiedade para o pet, podemos fazer com que ele perceba isso e também acabe ficando ainda pior.

Por isso, manter a calma e tentar agir de forma pensada é um bom caminho – embora saibamos que nem sempre seja fácil.

Veja mais: Compreendendo os sinais: o que o uivo do seu cão quer comunicar?

sinais de problemas respiratórios em cães

Cachorro com carinha de cansado deitado no chão. Foto: Canva.

2. Tente eliminar os possíveis gatilhos

Às vezes, é válido observar o que pode estar acontecendo em volta do pet. Será que os sinais de problemas respiratórios em cães, na realidade, não são um indicativo de que o ar ambiente está com baixa qualidade?

Por exemplo, se você mora perto de uma fábrica que expele muita fumaça, e essa fumaça acaba se aproximando do local onde o animal passa a maior parte do tempo, pode ser que essa poluição prejudique a saúde dele.

O mesmo vale para outros tipos de gatilhos, como muita poeira, muita sujeira ou fumaça de alguém que está fumando.

Avaliar esses fatores e tentar manter o cão sempre em um espaço onde o ar seja puro e saudável é um bom caminho.

Outro ponto de atenção diz respeito à intensidade dos exercícios. Se o cachorro parece ofegante ou apresenta outros sintomas que citamos depois de brincar e se exercitar muito, pode ser que a prática de atividade física esteja muito intensa.

Nesses casos, recomendamos que você converse com um veterinário para que ele possa avaliar qual a quantidade ideal de exercícios, para que o pet mantenha a vida ativa sem se sobrecarregar.

3. Procure um veterinário

Procurar um profissional é extremamente importante, especialmente ao perceber os sinais de problemas respiratórios em cães.

Afinal, o veterinário é o único que poderá examinar o pet de pertinho, avaliando o que realmente pode estar impactando a saúde respiratória dele.

E lembre-se: essas consultas também devem acontecer de forma regular, mesmo quando o animal de estimação não apresenta nenhum sinal de que está com algum problema de saúde.

Essa é uma forma de acompanhar o bem-estar do pet de pertinho, garantindo que ele sempre receba o melhor cuidado possível.

Veja também: O que muda em nossa rotina ao adotar um cão?

4. Não medique por conta própria

Nunca, em hipótese alguma, medique o cachorro sem que haja alguma prescrição explícita de um profissional qualificado.

Isso vale para as receitinhas caseiras também!

Infelizmente, especialmente na internet, conseguimos acessar muitas dicas supostamente milagrosas para uma série de problemas, e os problemas de saúde dos cães não ficam de fora disso.

O problema nasce a partir do momento em que não temos certeza de que tais dicas são realmente baseadas em critérios científicos.

Além disso, outro ponto que não temos conhecimento é se aquela dica ou receita é realmente adequada para o porte, idade e raça do nosso cachorro.

Logo, não faz sentido algum oferecer algo ao pet sem ter a certeza de que não só não fará mal, como também realmente irá ajudar em algo.

Até porque, existem receitas que além de não ajudarem em nada, ainda por cima são capazes de contaminar o pet.

sinais de problemas respiratórios em cães

Cachorro cansado deitado no sofá da sua casa. Foto: Canva.

5. Siga as recomendações do profissional

Com base no que mencionamos acima, lembre-se de sempre seguir apenas as recomendações do profissional qualificado quando você perceber sinais de problemas respiratórios em cães.

Não tente apostar em receitas que não conhece. Siga sempre os cuidados prescritos pelo veterinário.

Dessa maneira, será mais seguro manejar a situação e oferecer ao seu amigo de quatro patas um cuidado que não venha a trazer efeitos colaterais.

Confira agora estes conteúdos:

O post Sinais de problemas respiratórios em cães e o que fazer apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
01 de Dezembro de 2023

Autor

Autor: 
Camila Bonatti
Classifique: 
Ainda sem votos