Quer evitar que o cachorro roa os móveis da sua casa e acabe destruindo todos? Nós podemos te ajudar.
Sabemos que os cachorros amam uma bagunça, e isso você já deve saber… Além disso, eles também amam morder e roer objetos variados.
Dentre esses objetos, os mais comuns são sapatos, chinelos e principalmente os móveis de casa.
Porém, apesar de eles amarem fazer isso, não podemos permitir por inúmeros motivos diferentes, não é mesmo?
Quer saber o que fazer nesses casos? Acompanhe este guia do Portal do Dog para aprender formas de evitar que o cachorro roa os móveis.
5 formas de evitar que o cachorro roa os móveis
O cachorro roendo os móveis de casa é, com certeza, uma das coisas que mais dão dor de cabeça nos tutores. Apesar de ser um comportamento bem natural dos cães, não é legal que eles fiquem mordendo e roendo tudo da sua casa.
Além de ser algo ruim e que destrói os móveis dos tutores, pode ser também muito prejudicial à saúde do cão. Pois mesmo que ele só roa os objetos, é possível que ele acabe ingerindo algum pedaço sem querer.
Quando isso acontece, dependendo do tamanho do objeto que foi ingerido, alguns problemas podem surgir, como por exemplo: o cachorro pode se asfixiar, o item pode ser tóxico e acabar adoecendo o cão, como também é possível que o cachorro desenvolva alguns problemas intestinais.
Tudo isso acaba preocupando muito os tutores e, além disso, os móveis destruídos podem ser um prejuízo e tanto em casa.
Portanto, são muitos os motivos pelos quais você não deve deixar que o cachorro roa os seus móveis. Porém, não é uma missão simples evitar que o cachorro roa os móveis, já que é algo que eles fazem com muita frequência, ainda mais os cachorros filhotes.
Veja mais: Raças de cães com poucos problemas de saúde
O ideal é que você busque formas de evitar isso, e hoje nós vamos te ajudar a evitar que o cachorro roa os móveis. Confira abaixo 5 formas:
1. Ofereça brinquedos apropriados
Muitas vezes, um cachorro roe os móveis de casa por falta de itens apropriados para o seu uso. Esses itens são os brinquedos apropriados que fazem muita falta no dia a dia de qualquer cachorro.
Os cachorros amam brincar, amam roer e morder objetos, por isso, fazem isso com tanta frequência.
Então, quando eles não têm brinquedos adequados dentro de casa para poder fazer tudo o que gostam, eles acabam roendo os móveis.
Portanto, para evitar que o cachorro roa os móveis da casa, é mais do que importante que você disponibilize brinquedos apropriados para ele.
É interessante que os brinquedos sejam diversos para que o cão não enjoe e volte a roer os móveis.
Opte pelos brinquedos interativos, pelos brinquedos que possuem dispenser de comida, bolinhas que sejam boas de morder e até mesmo ossos de brinquedo para o cachorro roer à vontade.
Esses itens são bem-vindos e ajudam a evitar que o cachorro saia por aí roendo os móveis da sua casa, causando uma confusão desnecessária.
2. Use repelentes
O mercado está repleto de itens diversos que podem ser utilizados dentro de casa para a melhor convivência com o seu cão.
Um desses itens é o repelente. Ele pode ser utilizado para evitar que o cachorro roa os seus móveis.
Esses repelentes podem ser facilmente encontrados em pet shops, basta você ir em busca.
Os repelentes vão servir para evitar que o cachorro se aproxime do seu móvel e acabe roendo ele.
Você poderá espirrar o produto no seu móvel, nos locais onde o cachorro gosta de roer.
Esse spray normalmente tem um gostinho amargo, assim, evitando que o cachorro tenha vontade de roer.
Entretanto, antes de utilizar esse tipo de produto, procure a recomendação do médico veterinário para saber qual é o mais adequado.
Veja também: Como lidar com cães que mastigam objetos
3. Estimule o exercício físico e mental
O estímulo físico e mental pode colaborar e muito para evitar que o cachorro roa os móveis.
Os cachorros costumam roer os móveis quando estão muito entediados e ficam assim por falta de estímulos adequados.
Então, para evitar que o cachorro roa os móveis, é preciso que ele tenha um estímulo adequado.
Nesse caso, passeios, socialização, interação com outros animais e outras pessoas, jogos, brincadeiras e exercícios, podem manter a mente do animal bem estimulada e ocupada.
Com isso, o seu cachorro pode se sentir menos entediado, menos ansioso e deseja menos roer os móveis.
4. Crie uma rotina de treinamento
Cachorros bem treinados tendem a não aprontar tanto quanto os cachorros que não possuem treinamento algum.
Os cachorros que passaram por treinamento normalmente são mais calmos, atendem mais aos comandos dos tutores e é claro, não destroem os objetos de casa.
Já os cachorrinhos que não possuem treinamento não costumam obedecer os tutores. Portanto, criar uma rotina de treinamento é essencial para que o cão aprenda comandos como “não”, “para” ou “deixa”.
Ao aprender esses comandos básicos, torna-se possível evitar que o cachorro roa os móveis da casa.
O legal é que esse treinamento seja realizado desde que o cachorro é filhote, para facilitar a aprendizagem.
Leia mais: O que fazer com o cachorro vomitando sangue?
5. Limite o acesso
Por fim, um bom jeito de evitar que o cachorro roa os móveis é limitando o acesso a eles.
Nos cômodos da sua casa, onde estão localizados os móveis que o seu cachorro mais gosta de roer, é interessante limitar o acesso dele.
Mas para isso, é legal que o cachorro tenha um espaço na casa para ficar à vontade e relaxado, assim, pode ser que ele perca o interesse pelas áreas restritas.
Essa atitude só deve ser tomada em último caso, já que o interessante é que o cão possa ter acesso a todas as áreas da casa – que sejam seguras, claro.
Portanto, se o seu cachorro rói muito os móveis e você deseja evitar isso, limite o acesso dele aos locais onde esses móveis estão, pelo menos enquanto está treinando o pet ou pensando em outras formas de evitar esse comportamento.
Boa sorte na sua missão de evitar que o cachorro roa os móveis!
Evitar que o cachorro roa os móveis pode ser uma missão difícil, porém, não é impossível. Utilize nossas dicas e se necessário consulte um médico veterinário.
Com paciência e dedicação, é possível modificar esse e outros comportamentos negativos dos seus amigos de quatro patas. Pense nisso!
Veja mais: Quanto tempo os gatos podem ficar sozinhos em casa?
O post 5 formas de evitar que o cachorro roa os móveis apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.