Que tal aprender como evitar brigas entre cães da mesma casa? Quem tem mais de um cachorro em casa já deve ter passado ou está passando por aquela época cheia de conflitos e brigas entre eles. Sabia que isso é mais comum do que você imagina?
Os cães brigam e brincam juntos com bastante frequência, porém, chega em um determinado momento que as brigas começam a sair do controle dos tutores.
É nesse momento que muitos tutores procuram ajuda e dicas para saber como lidar com essas brigas.
Portanto, acompanhe este post do Portal do Dog para aprender a como evitar brigas entre cães da mesma casa e fazer com que a paz reine entre eles. Vamos lá!
Como evitar brigas entre cães da mesma Casa?
Os cachorros amam a companhia uns dos outros e, no geral, eles se dão bem, brincam juntos e podem conviver bem juntos em casa.
Porém, é claro, alguns cachorros não se dão bem de jeito nenhum, mesmo aqueles que convivem desde pequenos juntos.
Os cachorros possuem personalidades bem distintas, até mesmo os da mesma raça podem ser diferentes uns dos outros.
Então, muitas vezes as personalidades diferentes podem gerar um conflito dentro de casa entre os cachorros.
Independente se os cachorros convivem juntos desde pequenos, ou se um chegou depois do outro, conflitos podem acontecer.
Porém, quando os conflitos ultrapassam o normal, ultrapassam as briguinhas simples e começam a se tornar brigas preocupantes, nas quais os cachorros machucam uns aos outros, é hora de agir.
Veja mais: Como superar a perda de um cachorro: estratégias de cura emocional
Todo tutor que esteja passando por uma situação dessa deve querer aprender a como evitar brigas entre cães da mesma casa, afinal, o ideal é que eles sejam amigos e parceiros e não inimigos.
Veja abaixo como evitar brigas entre cães da mesma casa, de maneira eficiente e que evite problemas futuros piores. Confira:
1. Defina limites
Se você quer aprender a como evitar brigas entre cães da mesma casa, é preciso que você estabeleça limites com seus pets.
Cachorros são animais cheios de personalidades, alguns, por conta de sua raça, são muito territorialistas e protetores.
Quando dois cães, com personalidades assim ou com personalidades bem diferentes, começam a brigar, é bem difícil lidar com os conflitos.
As brigas entre animais acontecem, isso é mais comum do que possamos imaginar.
Entretanto, é preciso estabelecer limites entre os dois, principalmente em questões de espaço na casa.
Assim sendo, determine desde sempre onde é o local que cada um deve ficar. Mantenha a alimentação e a água separadas e nunca ofereça mais carinho para um do que para outro.
Todas essas atitudes podem parecer simples ou bobas demais, porém, elas ajudam muito com que os cães entendam seu espaço e sua função em casa.
Quando as brigas ocorrerem, mostre que quem está no controle é você, seja firme, mas nunca agressivo.
Estabelecer limites pode ajudar muito a controlar os ânimos e os impulsos dos seus cães, evitando assim brigas desnecessárias dentro de casa.
Veja também: Raças de cachorros menos conhecidas que vão te surpreender
2. Crie uma rotina para os cães
A rotina é algo que pode ajudar muito com cães que vivem se estranhando e brigando dentro de casa.
A maioria das brigas que acontecem entre os cachorros é por conta de espaço ou alimentação.
Portanto, você deve criar uma rotina e determinar um espaço para eles em casa, sempre evitando a exclusão de um e a priorização do outro.
Assim sendo, uma boa dica é: ofereça a comida deles sempre no mesmo horário, para que nenhum fique querendo a comida do outro. De preferência, mantenha-os comendo afastados um do outro.
Também, sempre mantenha o bebedouro de água de ambos cheios e com água fresquinha, para que um não vá atrás da água do outro e gere uma briga.
Passeie com os dois em horários certos todos os dias, crie uma constância nesses passeios, principalmente para mantê-los mais calmos durante o dia a dia.
O legal é que ambos possam realizar esse passeio juntos, socializando e se divertindo, mas se isso não for possível, leve-os em horários diferentes, mas sempre passeie com os dois, para evitar conflitos.
Leia também: Cuidados essenciais no primeiro ano de vida do seu filhote
3. Reforce o comportamento positivo
É muito importante sempre estar reforçando o comportamento positivo entre os cães. Isso pode ser feito por meio de pequenas atitudes.
Assim, sempre que os seus cães se comportarem bem, você pode agradá-los, seja com elogios, carinhos e até mesmo com os deliciosos petiscos.
Cães amam ser agradados e reforçá-los positivamente por meio de pequenos agrados pode ajudar muito na hora de estimular que eles mantenham uma boa postura e bom comportamento diante um do outro.
Portanto, se você comprou ou adotou os cachorros juntos, o ideal é que desde o início da convivência você reforce o comportamento positivo em ambos.
Se um chegou depois do outro é interessante também reforçar o comportamento positivo, garantindo que ambos recebam um reforço qualificado.
Os dois precisam ser socializados um com o outro, e precisam aprender a lidar com essa convivência, portanto, esteja sempre oferecendo um reforço de qualidade.
Lembre-se da importância de nunca excluir nenhum cão, sempre trate-os com o mesmo carinho, pois ambos merecem amor e atenção e também para evitar brigas por ciúmes de você, beleza?
Veja também: Olhos turvos em cães: causas, tratamentos e quando procurar um veterinário
4. Busque ajuda profissional
Por fim, se você ainda tiver dúvidas de como evitar brigas entre cães da mesma casa, que tal buscar ajuda de um profissional?
Um médico veterinário ou um treinador de cães pode te ajudar muito a lidar melhor com cães briguentos e também vão te orientar com as melhores dicas de como evitar brigas em casa.
Procurar por um profissional, se estiver dentro de suas condições, é claro, pode ser muito benéfico, tanto para você quanto para os seus cachorros. Vale a pena tentar!
Cães brigando dentro de casa pode ser um verdadeiro caos, por isso esperamos que nossas dicas ajudem e não esqueça de procurar um profissional se for viável para você.
Dessa maneira, é possível aumentar o conforto e a qualidade de vida dos pets – pilares que são muito importantes para os nossos amigos de quatro patas.
Leia também: 5 itens que você tem em casa e podem ser prejudiciais para o seu cão
O post Como Evitar brigas entre Cães da Mesma Casa? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.