Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Como adaptar cachorro em apartamento

Você mora em apto e quer aprender a como adaptar cachorro e apartamento? Essa pode ser uma missão fácil ou difícil, dependendo da situação. 

Os cachorros podem se adaptar bem em um apartamento, porém, isso vai depender da situação em que o local se encontra e do cachorro, claro. 

Apartamentos nem sempre são o local mais adequado para um cão, já que são menores e com pouco espaço para brincadeiras. 

Porém, algumas raças de cães se adaptam bem mais facilmente a apartamentos do que outras. Portanto, hoje vamos te contar, neste guia do Portal do Dog, algumas dicas que podem te ajudar a adaptar cachorro ao apartamento da melhor maneira possível. Confira!

Como adaptar cachorro em apartamento
Família com cachorro. Foto: Canva.

Como adaptar cachorro em apartamento?

Os cachorros são animais que precisam de espaço para ter uma boa qualidade de vida e uma rotina mais agradável. Então, isso quer dizer que eles não devem morar em apartamentos? Não! Os cachorros podem morar em apartamento, é possível. 

Porém, é interessante saber que nem todo animal consegue se adaptar a um apartamento. Por serem locais pequenos, os cães podem não se sentir muito bem em lugares mais apertados e sem espaço para brincadeiras. 

Isso é mais comum de acontecer quando se tem cachorros de médio a grande porte, já que esses pets precisam de mais espaço. Já os cachorrinhos pequenos podem se adaptar muito melhor a apartamentos, uma vez que, mesmo em locais pequenos, eles podem viver com conforto. 

De todo modo, para adaptar cachorro em apartamento é necessário ter alguns cuidados e adaptações no local para que o cão consiga viver bem por lá. 

Veja mais: Cachorro pode comer tomate? Saiba aqui!

Além disso, é válido ter em mente que é possível adaptar um cachorro a um apartamento, desde que realizando as necessárias adaptações – mas lembrando que não podemos dar certeza de que seu amigo peludo vai se adaptar, ok?

Para te ajudar nessa missão, fizemos uma lista de ideias que podem te ajudar. Veja:

Como adaptar cachorro em apartamento
Dois cachorros filhotes juntos. Foto: Canva.

1. Escolha do cachorro ideal

Para adaptar cachorro em apartamento, é importante que você leve em consideração que nem todo cachorro vai se dar bem em um local assim. 

Cachorros grandes, por exemplo, não conseguem viver tão bem em um apartamento pequeno. Se o apartamento for bem grande, tudo bem.

Esses cachorros se dão melhor em locais que têm espaço, que possuem quintal grande, um bom espaço para passeio e também para brincadeiras. 

Então, se você possui um apartamento e deseja adotar um cachorrinho, é interessante escolher o cachorro ideal. 

Com o cachorro do porte mais indicado, torna-se possível realizar uma adaptação bem mais simples e agradável. 

Para uma boa adaptação é importante escolher a raça certa de cão. Veja algumas boas opções abaixo: 

  • Cavalier King Charles Spaniel;
  • Lulu da Pomerânia; 
  • Maltês;
  • Poodle Toy;
  • Shih Tzu; 
  • Buldogue.

Esses cães são de pequeno a médio porte e vão se adaptar bem melhor em um apartamento. 

Porém, sabemos que alguns tutores já têm pets de precisam adaptá-los ao apartamento. Nesses casos, siga para as próximas dicas.

Leia mais: Anestesia em cães idosos é seguro?

2. Espaço adequado

Um apartamento deve possuir um espaço adequado para a criação do seu cachorro, esse é outro importante ponto para adaptar cachorro em apartamento

Como te falamos anteriormente, os cachorros geralmente se adaptam bem a novos ambientes. 

Porém, é necessário que esses ambientes sejam propícios para recepcionar o cachorrinho. 

Portanto, é legal que seu apartamento tenha espaço para que o cão brinque, durma confortável e também realize suas necessidades se for preciso fazer isso dentro de casa. 

O espaço adequado vai ajudar o seu cachorrinho a se adaptar de forma mais fácil e ter uma melhor qualidade de vida. 

Como adaptar cachorro em apartamento
Cachorro deitado no tapete. Foto: Canva.

Prepare um ambiente para os itens do pet, dê a ele a liberdade de andar por cômodos diversos e assim por diante. Além disso, mantenha a segurança do pet, colocando telas em janelas e sacadas, não permitindo que ele alcance produtos de limpeza e afins, e assim por diante.

Também, lembre-se de disponibilizar brinquedos e outros itens que deixem o cachorro mais confortável nesse ambiente diferente.

3. Treinamento e socialização

O treinamento pode colaborar muito para que um cachorro se adapte bem à sua nova casa. 

Um treinamento de comandos simples poderá auxiliar nesses casos. Esses comandos vão ajudar o cachorro a se comportar e se adaptar melhor. 

Ao ser treinado, o cachorro vai passar a ser mais educado, logo, pode respeitar os espaços da casa.

Veja também: 5 sinais de que seu cachorro está comendo demais

A partir dos treinos, o cachorro pode entender melhor sobre o local onde deve se alimentar, onde pode brincar, onde deve descansar e, acima de tudo, onde deverá realizar suas necessidades. 

Já a socialização, com outros animais e pessoas diferentes, poderá ajudar o cachorro a se manter menos estressado, calmo e sem ansiedade.

Essas interações proporcionam estímulos mentais para os pets que passam muito tempo dentro de casa, para que se mantenham ativos e saudáveis.

4. Enriquecimento ambiental

Algo muito importante para os animais, inclusive para cachorros que moram em apartamentos, é o enriquecimento ambiental. 

Quando se mora em um apartamento, um cachorro não tem tanto espaço para brincadeiras. Diferente de casas com quintal, onde eles podem correr e brincar livremente. 

Em um apartamento não é possível que ele tenha tanta liberdade como ele teria em uma casa maior. 

Portanto, enriquecer o ambiente, principalmente com brinquedos diversos e interativos, pode ajudar a adaptar cachorro em apartamento de uma forma mais simples.

Como adaptar cachorro em apartamento
Cachorro na cama. Foto: Canva.

5. Monte uma rotina

Uma boa rotina, com horários definidos, tanto para brincadeiras quanto para passeios, alimentação e interações diversas, poderá ajudar e muito a adaptar o seu cachorrinho ao seu apartamento. 

Cachorros não são animais difíceis de se agradar, eles podem se adaptar bem mais facilmente do que imaginamos. 

Porém, isso só é possível se o cachorro realmente tiver uma rotina sólida e fixa todos os dias. 

Ou seja, adaptar um animal vai muito além de mantê-lo no apartamento, é preciso construir um dia a dia agradável e uma rotina adequada para que o cão realmente se adapte ao ambiente. 

Confira também: Fato ou Ficção: os cães podem sofrer queimaduras de frio?

Tenha paciência e persista

Adaptar cachorro em apartamento pode ser bem simples se for realizado da forma correta. 

É necessário ter paciência, construir uma boa rotina com seu cachorro, manter o ambiente sempre agradável e mostrar que ele realmente tem um espaço em casa para se divertir, descansar e fazer o que deseja. 

 

Gostou do nosso artigo? Esperamos te ver mais vezes por aqui acompanhando nossos conteúdos. Até a próxima!

Veja mais: Experts listam 5 raças de cachorros que são mais leais aos tutores

O post Como adaptar cachorro em apartamento apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
27 de Setembro de 2024

Autor

Autor: 
Camila Bonatti