No dia 12 de outubro, um cachorro que passeava com seus tutores morreu ao ser eletrocutado por um fio energizado desencapado na rua.
Infelizmente, o falecimento do cão foi imediato, e o corpo do pet ainda permaneceu preso à fiação, o que gerou revolta dos tutores ao tentarem entrar em contato com a Enel, concessionária que distribui energia nessa região de São Paulo.
Acompanhe para entender mais.
Cão morre eletrocutado por fio desencapado
No sábado, dia 12 de outubro, Barthô, como era o nome do cachorro que sofreu o acidente, passeava com seus tutores na Rua Diogo dos Quadros, em SantoAmaro.
Durante a caminhada, o cachorro pisou em um fio de alta tensão que estava desencapado, o que causou a sua morte instantânea.
A hipótese é a de que o fio estava desencapado por conta do temporal que havia acontecido na sexta-feira anterior ao passeio da família com o pet, o que resultou nesse acidente fatal. Barthô tinha 10 anos de idade.
Além de lidar com a dor do seu falecimento, os tutores ainda relataram se sentir frustrados ao tentar buscar atendimento da Enel para que desligassem a energia na região e, assim, o corpo de Barthô pudesse ser removido, uma vez que ele ficou preso ao fio de alta tensão.
Apenas 24 horas depois do acidente é que os tutores obtiveram um retorno real da empresa e puderam, assim, remover o cachorro do local.
Em nota publicada pela TV Globo, a empresa “lamentou” a morte do cachorro, e diz que entrará em contato com os tutores para oferecer assistência.
Veja também: O que fazer com o cachorro vomitando sangue?
Alerta para os tutores em tempos de chuva intensa
Essa é mais uma situação que alerta milhares de tutores com relação a possíveis acidentes que podem acontecer. Infelizmente, estamos propensos e vulneráveis a esse tipo de situação, como no caso de chuvas intensas e temporais que podem afetar a fiação das ruas, por exemplo.
Por isso, quando você for passear com o pet, lembre-se de sempre verificar o ambiente onde vocês estão caminhando. Verifique sempre se há indícios de problemas na estrutura da rua, na fiação ou qualquer outra inconsistência, e evite circular no ambiente até que tudo seja esclarecido e resolvido.
Além disso, se notar qualquer problema em uma estrutura pública, contate os órgãos competentes e responsáveis para que as medidas necessárias sejam tomadas.
Veja mais: Estes produtos podem causar intoxicação no gato
O que fazer se o cão sofrer um choque elétrico?
Se acontecer algum acidente desse teor com o seu cão, é fundamental que você acione o veterinário o mais rápido possível. Enquanto o atendimento não acontece, considere fatores como:
- Desligue a fonte de energia: Se o cão ainda estiver em contato com a fonte elétrica, desligue imediatamente a energia. Nunca tente tocar sem ter a certeza de que ele não está mais conectado à fonte de energia. Se for o caso de um fio de alta tensão, contate imediatamente a empresa responsável para que seja feito o desligamento.
- Verifique os sinais vitais: Após o desligamento da energia, verifique se o cão está consciente e respirando. Caso contrário, pode ser necessário realizar manobras de reanimação. É importante conhecê-las e sempre conversar com o veterinário sobre esse assunto.
- Procure atendimento veterinário urgente: Mesmo que o cão pareça bem após o choque, leve-o imediatamente ao veterinário. Infelizmente, problemas internos podem ser silenciosos.
- Monitore por queimaduras: Verifique se há queimaduras visíveis nas áreas de contato, como boca, patas ou outras partes do corpo. Não toque nessas áreas e siga as orientações do veterinário sempre.
- Mantenha o cão calmo e aquecido: Após o choque, o cão pode ficar em estado de choque, com temperatura corporal baixa. Enrole-o em um cobertor e mantenha-o aquecido enquanto busca ajuda profissional.
Ligue imediatamente para o veterinário de confiança em caso de acidente e proteja o seu pet desse tipo de situação.
Compartilhe com outros tutores!
O post Cachorro morre eletrocutado por fio desencapado apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.