Você sabe com quantos meses castra gato? Se você tem um gatinho filhote, com certeza já deve ter tido essa curiosidade.
Mas afinal, qual a importância de castrar um gato? Essa é a pergunta que você deve fazer antes de pensar em castrá-lo.
No artigo de hoje do Portal do Dog, vamos explorar esse assunto e te contar mais sobre a castração e com quantos meses você poderá levar seu gato para ser castrado. Venha com a gente!
Qual a importância de castrar o gato?
Você já deve ter tido dúvidas de com quantos meses castra gato, não é mesmo? Mas você sabe como funciona o processo de castração e qual a sua importância? Vamos te explicar!
A castração é algo muito importante. Consiste em um processo que deve ser realizado por profissionais responsáveis e de sua confiança, lembre-se disso.
É de conhecimento geral que quando um gato é castrado ele perde a capacidade de ter filhotes. As fêmeas não vão engravidar e os machos não se reproduzem.
Assim sendo, a castração é uma cirurgia que vai remover os órgãos reprodutivos dos gatinhos.
É realizado para evitar que ocorra uma reprodução sem controle por parte dos animais.
Não se assuste, não é uma atitude cruel. A castração é muito útil, evita que animais sejam abandonados na rua.
Muitos animais se reproduzem no período do cio e os seus tutores não têm condições de cuidar dos filhotes. Alguns tutores conscientes promovem adoção e outros, irresponsáveis, abandonam os filhotes.
Por isso, muitos tutores preferem a castração para evitar que nasçam novos filhotes que eles não vão dar conta de cuidar.
Esse tipo de atitude deve sempre ser bem pensada e você deverá consultar o médico veterinário para entender mais sobre.
No mais, a cirurgia de castração é um processo geralmente tranquilo e muito benéfico para os animais.
Nos machos, a recuperação é ainda mais fácil e rápida, nas fêmeas, pode demorar mais um pouco.
Mas, no geral, é uma cirurgia segura, desde que realizada com profissionais qualificados.
Por fim, a castração é um processo simples e seguro, também muito benéfico para o tutor e o gato, afinal, é cansativo para as gatas terem muitos filhotes.
E ainda, a castração pode ajudar a combater uma série de doenças, inclusive aquelas que poderiam ser contraídas durante o cruzamento dos animais. Legal, não é mesmo?
Veja mais: Cachorro roubando as coisas: O que fazer?
Com quantos meses castra gato?
Chegamos agora a um questionamento muito importante: “Com quantos meses castra gato?”
Essa dúvida é bem comum quando se tem gatos filhotes em casa, e você deseja resolver essa questão o quanto antes.
Cada veterinário vai ter uma opinião sobre o assunto, levando em consideração não só a idade do pet, mas também seu histórico de saúde e outros detalhes.
Assim, o período mais recomendado para castrar o gatinho é entre seus seis e oito meses de vida, pois é quando o gatinho está entrando na fase da puberdade.
Outros profissionais realizam a castração dos gatos após os quatro meses de idade. Mas ressaltamos que você deve sempre buscar um profissional que te oriente melhor.
Inclusive, é válido mencionar, ao pensar sobre esse assunto, que um gato que é castrado pode viver muito mais tempo do que um gato que não é castrado, você sabia disso?
Por isso, é interessante castrá-lo o quanto antes, se isso for possível dentro de suas condições. Não espere que seu gato fique adulto para que isso ocorra.
Quanto mais cedo você puder castrá-lo, melhor poderá ser. Mas lembre-se de que o gato tem que estar com o organismo bem desenvolvido.
Quando o gatinho não está bem desenvolvido, principalmente os órgãos do trato urinário, e é castrado, ele pode ficar muito suscetível a ter afecções e outros problemas
Quando o gato estiver entrando na puberdade, saiba que esse é um ótimo momento para levá-lo para ser castrado.
Leia também: Cachorro que come rápido demais: Como evitar isso?
Vantagens de castrar o gato
Você e o seu veterinário vão decidir juntos com quantos meses castra o gato, qual o momento adequado para fazer isso e se o organismo do seu gato já está pronto.
Mas é interessante que você o castre em algum momento. Existem muitas vantagens em castrar os gatos, esse é um processo seguro e que deve ser realizado o quanto antes.
Dentre as vantagens de castrar o gato podemos destacar:
- Um gato castrado tem uma maior expectativa de vida;
- Gatos castrados não se reproduzem, portanto, contribuindo com a redução da população de gatos na rua;
- Previne infecções uterinas em gatas fêmeas e também tumores, tanto no útero quanto na mama;
- Gatos que são castrados são mais tranquilos e que fogem menos de casa;
- Evita também doenças contagiosas.
São excelentes vantagens, não é mesmo? Os gatos merecem uma melhor qualidade de vida e a castração oferece uma excelente vida para os gatinhos.
Evitar doenças, evitar superpopulação de gatos na rua e também prolongar a vida dos gatinhos são coisas muito positivas e devem ser levadas em consideração.
Veja mais: Plano de saúde para gatos: Vale a pena? Quais os benefícios?
Como cuidar de um gatinho castrado?
Quanto mais novo o gatinho, mais agitado ele pode ser, portanto, quando você decide castrá-lo, é interessante que você saiba quais são os cuidados fundamentais para se ter com ele.
Tanto os mais novos quanto os gatos mais velhos, machos ou fêmeas, quando castrados, vão precisar de cuidados específicos, principalmente nos primeiros dias pós-cirurgia.
Esses cuidados devem ser realizados com muita cautela para que o seu gatinho tenha uma excelente recuperação.
Veja quais são os cuidados básicos que você deve ter com o seu gatinho pós-cirurgia de castração:
- Repouso: Um gato castrado deverá ter momentos de repouso. Esse repouso deve ser realizado em um local bem calmo e confortável, afinal, o gatinho acabou de passar por uma cirurgia e precisa de calmaria. O gatinho ficará desanimado a princípio, meio tristonho e vai merecer um espaço silencioso e tranquilo para relaxar. Logo logo ele estará recuperado.
- Siga as orientações do médico do seu gatinho: É importante que você siga à risca todas as orientações que o veterinário oferecer. Toda medicação e alimentação devem ser realizadas de acordo com o que o veterinário te orientar. É fundamental para a recuperação do seu gatinho, que ele seja bem cuidado e que você siga as orientações médicas durante todo o processo de recuperação;
- Forneça uma rotina tranquila: Os gatos levam um tempo para se recuperar completamente da cirurgia de castração, por isso, você deve fornecer uma rotina tranquila. Até que ele esteja devidamente recuperado, é interessante que as brincadeiras sejam leves, que ele faça caminhadas tranquilas e evite brincadeiras pesadas, como pular e correr, elas podem interferir na recuperação.
- Cuidados com a área da cirurgia: É muito importante que você tenha cuidados com o local da cirurgia do seu gatinho, principalmente com o curativo. É interessante que o gatinho utilize um colar elizabetano para evitar que ele mexa no curativo. É interessante que você fique sempre atento para o gatinho não se machucar.
Um gatinho é um animal por muitas vezes bem agitado, é normal que ele goste de sair na rua e interagir com outros animais.
Muitas vezes, essas interações não são nenhum pouco amigáveis, e os gatos podem brigar e se ferir por aí.
Portanto, se você deseja evitar que o seu gatinho saia de casa e brigue por aí, é interessante castrá-lo.
A castração é um passo muito importante na vida do gatinho e é interessante que seja realizada logo quando o gato entrar na puberdade.
Essa fase é a mais adequada para castrar o gatinho, ele não estará velho demais e se adaptará com a rotina de um gato castrado mais facilmente.
Saber com quantos meses castrar gato é bem simples e você deve levá-lo para realizar o procedimento o quanto antes.
São muitas vantagens que rondam a castração, te apresentamos isso no artigo de hoje, também falamos sobre a importância de castrar o animal.
Todas essas informações são muito relevantes quando você decide castrar o seu gatinho.
Se gostou do nosso conteúdo, esperamos que retorne para mais. O Portal do Dog agradece sua companhia e até já!
Veja agora:
- Cachorro é bom para criança? Quais os benefícios?
- Cachorro roubando as coisas: O que fazer?
- Harvard lista os benefícios para o coração de ter um pet e faz alerta
O post Com quantos meses castra gato? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.