Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Como saber se o cachorro está com dor de ouvido?

Como saber se o cachorro está com dor de ouvido? Isso é algo possível de verificar em casa ou só com o veterinário?

A dor de ouvido é algo que incomoda muito, não só as dores, mas também o cheiro que o ouvido pode exalar quando está com algum problema. 

Se tudo isso é incômodo nos seres humanos que podem se cuidar sozinhos, imagina como deve ser ruim para os cães que não sabem se virar só. 

Por isso, é importante saber identificar quando o pet está com esse tipo de dor. Mas como fazer isso? Acompanhe este texto e saiba mais sobre o assunto!

Leia mais: O que pode ser quando o cachorro não quer comer e fica triste?

Como saber se o cachorro está com dor de ouvido?
Cachorro sacudindo a cabeça e coçando a orelha por conta do ouvido. Foto: Canva.

Como saber se o cachorro está com dor de ouvido?

Quem já teve dor de ouvido sabe como é incômodo. Você não consegue dormir direito, nem comer direito de tanta dor que sente. 

É desconfortável em todos os sentidos, porque além de sentir dores, se a infecção for muito forte, o ouvido ainda pode ficar com um forte odor, o que é bem desagradável. 

Os cães também podem passar por situações parecidas e até piores, já que eles não conseguem dizer que estão sentindo ou onde estão sentindo dor. 

Só conseguimos perceber que algo não está certo com nosso cão quando estamos atentos ao comportamento dele. 

Os cachorros são animais expressivos, ou seja, se você observá-lo bem, vai saber quando algo não está certo. 

Nem todo cachorro vai grunhir ou chorar, às vezes, ele só tem mudanças no comportamento. 

Por isso, é importante aprender a como saber se o cachorro está com dor de ouvido, porque muitas vezes não vamos conseguir identificar todos os sinais, já que cada cão pode reagir de uma forma. 

Então, veja abaixo como saber se o cachorro está com dor de ouvido. Fique atento e ajude o seu cão o quanto antes.

Leia mais: O que pode causar convulsão em cachorro? 

1. Mudanças no comportamento

Se você deseja saber se o cachorro está com dor de ouvido, é importante sempre reparar bem no comportamento dele. 

Os cães são animais muito expressivos, e é possível saber que algo está errado com eles apenas pela forma como se comportam. 

Um tutor atento conhece a rotina do cão, sua personalidade e seu comportamento, assim, é bem fácil identificar que algo não está certo. 

Portanto, mudanças como o cão mais irritado, apatia, estresse e muito mais, podem ocorrer quando o cão está com dor de ouvido. 

Além disso, ele muito provavelmente não vai permitir que você faça carinho na região da orelha e até mesmo da cabeça, por conta das dores que está sentindo. 

Como saber se o cachorro está com dor de ouvido?
Cachorro coçando o ouvido. Foto: Canva.

Fique atento a essas e muitas outras mudanças no comportamento do seu cão e procure um médico veterinário com urgência. 

Lembrando também que as mudanças no comportamento podem estar associadas a outras condições de saúde física e mental, por isso, é importante estar sempre atento.

Leia mais: O que fazer quando o dente do cachorro cai?

2. Movimentos da cabeça

Outra reação bem comum no cão, quando ele está com dor de ouvido, além da mudança de comportamento, são os movimentos com a cabeça. 

Um cão move a cabeça, certo? Isso é bem comum e não é nada preocupante, não é mesmo? 

Entretanto, o movimento excessivo da cabeça, sacudidas frequentes e mais fortes que o comum podem ser um sinal de alerta. 

Além disso, o cão pode passar a inclinar bem mais a cabeça, para o lado onde ele está sentindo dor. 

Atente-se a esses movimentos de cabeça em exagero, eles podem indicar que o seu cão está incomodado com algo, inclusive com a dor de ouvido. 

3. Aparência e cheiro da orelha

Outra forma de como saber se o cachorro está com dor de ouvido é observando a aparência e o cheiro da orelha. 

É comum que, quando o cão está com dor de ouvido, outros sintomas apareçam para piorar a situação. 

Então, as dores são causadas geralmente por inflamações e essas inflamações geram inchaço e um cheiro desagradável vindo da orelha do cão. 

Observe a aparência da orelha, veja se tem algo fora do comum, verifique o cheiro e a presença de pus no local. 

Tudo isso pode te ajudar a identificar as dores de ouvido no seu cachorrinho. 

Veja mais: Como cuidar dos ouvidos do cachorro? Veja dicas! 

Como saber se o cachorro está com dor de ouvido?
Veterinária aplicando remédio no ouvido do cachorro. Foto: Canva.

4. Dor ao tocar a orelha

Como comentamos anteriormente, os cães podem não querer que você faça carinho nele na região da cabeça e na orelha, pois podem estar sentindo dor. 

Então, uma forma bem comum de como saber se o cachorro está com dor de ouvido é observando se ele sente dor ao ser tocado na orelha. 

A dor de ouvido se espalha muito facilmente e pode acabar deixando toda a região da cabeça bem dolorida, por isso, o cão evita tocar e ser tocado lá. 

5. Outros sinais físicos

Por fim, existem outros sinais físicos que podem indicar a dor de ouvido, eles são bem mais comuns do que você imagina. 

Dentre eles, destacamos a perda de equilíbrio, perda da audição e também a perda do apetite. 

As dores no ouvido podem ser tão intensas que acabam afetando diversas áreas do corpo do cachorro, como o equilíbrio que está diretamente ligado a região auditiva. 

Além disso, o cão pode ficar temporariamente surdo e ele pode perder a audição por completo se o caso da dor for muito grave. 

E é bem comum que por estar sentindo muitas dores o cão acabe não se interessando por comida. 

Se você observar esses sinais, leve seu pet ao médico veterinário, combinado?

Confira também: 6 maneiras de prevenir infecções de ouvido em cães 

Como saber se o cachorro está com dor de ouvido?
Tutor examinando a orelha do seu pet. Foto: Canva.

O que fazer em caso de cachorro com dor de ouvido?

Ao menor sinal de dor no ouvido do cão, consulte um veterinário, não deixe a situação piorar, procure ajuda com rapidez. 

O médico poderá fazer o exame clínico do ouvido do cachorro, avaliando qual o tipo de otite que pode estar afetando o bem-estar animal.

A partir disso, o profissional poderá prescrever gotinhas para aplicar no ouvido e remédios que poderão ser administrados por via oral.

É importante seguir esse tratamento para evitar que a otite permaneça ativa por muito tempo, o que poderia trazer sérios prejuízos para a saúde do animal.

O que acontece se não tratar a otite em cachorro?

Se você resolver deixar o tempo passar e não levar seu pet no médico veterinário, saiba que esse tipo de comportamento pode ocasionar uma série de complicações graves, como:

  • Meningite: Inflamação das membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal. Em cães, infecções crônicas no ouvido podem permitir que bactérias ou fungos se espalhem, atingindo o sistema nervoso central, podendo levar o pet à morte.
  • Perda irreversível da audição: A progressão da otite, quando atinge o ouvido médio ou interno, pode danificar permanentemente as estruturas auditivas, resultando em surdez irreversível.
  • Alterações graves no sistema neurológico: Infecções no ouvido interno podem afetar os nervos responsáveis pelo equilíbrio e coordenação. Além disso, a proximidade do canal auditivo ao cérebro facilita a propagação da infecção.
  • Osteomielite: Essa infecção óssea pode ocorrer se a otite não tratada atingir os ossos próximos ao ouvido. A presença de bactérias, fungos ou micobactérias pode deteriorar o tecido ósseo, causando dor, inchaço e até mesmo deformidades.

Por isso, não espere que a otite se resolva por si só. É muito importante seguir o tratamento correto a fim de evitar que efeitos colaterais e problemas graves de saúde afetem o bem-estar do seu animal. 

E agora que você viu nosso conteúdo sobre como saber se o cachorro está com dor de ouvido, fique atento ao seu pet e ofereça o melhor cuidado a ele!

Veja mais: Como fazer cercadinho para cachorro?

O post Como saber se o cachorro está com dor de ouvido? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
28 de Dezembro de 2024

Autor

Autor: 
Camila Bonatti
Classifique: 
Ainda sem votos