Saber como evitar que gatos defequem no quintal é um desafio e tanto para muitas pessoas.
Embora saibamos que os pets estão apenas vivendo o instinto deles, ainda assim é interessante pensar em formas de minimizar isso.
Além de acionar autoridades para denunciar a situação de animais abandonados que invadem o seu quintal, para que eles possam ser resgatados com todo cuidado que merecem, você também pode apostar em algumas medidas.
E o melhor: nenhuma delas é prejudicial para os gatinhos. E nós vamos te ajudar a entender melhor esse assunto no guia de hoje. Continue lendo.
Veja mais: Com quantos anos o cachorro fica idoso?
Como evitar que gatos defequem no quintal?
Antes de qualquer coisa, queremos ressaltar a importância de respeitar os bichinhos e nunca fazer mal a eles só porque estão passeando no seu quintal.
Sabemos que isso pode ser desconfortável quando se tem um pet em casa que não gosta de visitas, por exemplo. No entanto, isso não significa que o outro animal tem culpa da situação dele.
Ele está apenas vivendo e passeando, simples assim. Ainda mais gatos, que são muito curiosos…
Além disso, se na sua casa os gatinhos que aparecem são abandonados, lembre-se da possibilidade linda de adotar um animal.
Quem sabe, ao adotá-lo, você não muda completamente a vida desse bichinho, dando amor, carinho e felicidade para ele? Além do mais, você também poderá vivenciar todos esses benefícios ao se tornar um tutor.
Considere essa ideia e veja agora as dicas que trouxemos para você neste guia de hoje.
1. Instale barreiras físicas
Uma maneira de como evitar que gatos defequem no quintal é instalando barreiras físicas pelo ambiente. O que seriam essas barreiras?
Você pode fazer cercados mais altos, bem como pode colocar telas que impeçam que esses animais fiquem passeando pelo seu quintal.
Além do mais, esse tipo de barreira não causa malefícios para o gatinho. Ele apenas não conseguirá entrar na sua casa, mas isso em momento algum machucará ele.
Então, instalar barreiras seguras – nada de armadilhas!!! – é uma ótima opção para que os bichanos arteiros não passeiem no seu quintal.
Veja mais:A barriga do meu cachorro está fazendo barulho: o que fazer?
2. Espalhe cheiros que os gatos não gostam
Os gatinhos podem ser muito sensíveis a alguns tipos de cheiros, você sabia disso? Eles têm um faro muito apurado, e alguns aromas podem ser bem desagradáveis por conta disso.
Se nós, humanos, também odiamos alguns cheiros, e nem temos um faro tão poderoso, imagine nossos amigos bichanos…
Então, uma maneira de como evitar que gatos defequem no quintal é justamente espalhar esse tipo de cheiro, especialmente na área onde os gatinhos mais amam passear no seu quintal.
Mas o que espalhar, afinal? Gatos não gostam de cheiros fortes como vinagre, cascas de frutas cítricas (limão, laranja) ou café moído usado.
3. Coloque plantas “repelentes”
Assim com os cheiros que mencionamos acima podem espantar os bichanos, algumas plantas também podem ser vistas como repelentes.
Novamente, é o cheiro que as plantas exalam que podem fazer com que os gatinhos não queiram chegar perto do seu quintal.
Existem diversas opções de plantas “repelentes”, e você pode testar quais mais desagradam os bichanos curiosos.
Você pode apostar em algumas opções como lavanda, coleus canina (também chamada de “planta do gato”), e alecrim, que têm cheiros que os gatos evitam.
Veja mais: Quando castra a cachorra ela para de menstruar?
4. Mantém o quintal limpo e com menos atrativos
Você sabia que, muitas vezes, as pessoas querem espantar os gatinhos, mas não se dão conta de que são elas mesmas que estão atraindo os bichanos?
É o caso de deixar o ambiente bagunçado e até mesmo com restos de alimentos.
No caso da bagunça e da sujeira, isso pode resultar na proliferação de ratos e insetos que atraem os gatos. Já no caso dos restos de alimentos, os gatinhos podem procurar esses restos para se alimentar, infelizmente.
Além de atrai-los, os restos de alimentos também podem causar prejuízos para a saúde do animal, uma vez que a comida que nós consumimos não é adequada para o sistema digestivo dos nossos gatinhos.
Por isso, um bom caminho para evitar que gatos defequem no quintal é justamente manter o ambiente sempre bem limpinho, arrumado, sem entulhos e até mesmo dedetizado, se possível.
5. Use texturas que eles não gostam
Além dos cheiros que os gatos não gostam, uma forma de fazê-los “perambular” menos no seu quintal é usando texturas que desagradam os bichanos.
Mas o que seriam essas texturas? Por exemplo, colocar grama sintética em alguns pontos mais críticos pode ser uma boa opção. Sabe por quê? Porque muitos gatinhos podem se sentir incomodados na hora de colocar as patinhas em cima da grama.
O mesmo pode valer para pedras e outros tipos de superfícies.
Claro que essa medida não garante 100% que nenhum gato virá na sua casa, mas, pode ajudar a evitar.
Além do mais, trocar os pontos de areia e terra por esse tipo de superfície também pode funcionar, já que o gatinho não terá como cavar para fazer as suas necessidades e isso pode acabar impedindo o comportamento.
Afinal, cobrir as necessidades fisiológicas é muito importante para a grande maioria dos gatinhos – embora saibamos que há exceções, claro.
Veja também: O que fazer quando o cachorro está com febre?
Lembre-se: o gatinho não tem culpa!
Novamente, queremos reforçar a importância de não culpar o gatinho pelo o que está acontecendo. Sabemos que pode ser desagradável, mas, não se esqueça de que ele é um animal inocente.
Você pode sim colocar em prática as dicas de como evitar que gatos defequem no quintal que mencionamos neste guia, mas sempre prezando pelo bem-estar e pela saúde do animal.
Ele não tem culpa de ser abandonado. Ele não tem culpa de estar nas ruas.
Inclusive, como comentamos antes, você pode até pensar na possibilidade de adotar esse bichinho, já que ele ama visitar a sua casa, não é mesmo?
Pense nesses aspectos. Quem sabe, dessa forma você encontra um novo amigo que poderá mudar a sua vida completamente. Afinal, eles mudam muito a nossa história depois que entram em nossos corações…
Veja agora: Saiba quais cuidados tomar ao passear com seu cachorro na chuva
O post Como evitar que gatos defequem no quintal? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.