Um cachorro vomitando sangue pode ser algo muito sério e preocupa muitos os tutores. Não é nenhum pouco normal um cachorro vomitar sangue, isso não é natural de nenhum pet ou pessoa.
O ato de vomitar sangue pode estar associado com diversos problemas de saúde, alguns curáveis e outros não.
Porém, sabendo ou não os motivos que causam esse vômito de sangue, os tutores se preocupam e se desesperam tentando ajudar o cão.
Portanto, hoje vamos te apresentar algumas informações sobre o que fazer com o cachorro vomitando sangue. Acompanhe mais este guia do Portal do Dog!
O que pode ser quando meu cachorro vomita sangue?
Existem diversas doenças que podem estar por trás do cachorro vomitando sangue, muitos problemas, alguns bastante preocupantes e outros mais fáceis de resolver.
Ao nos depararmos com um cachorro vomitando sangue, é comum entrarmos em desespero total, afinal, não sabemos o que está acontecendo.
Porém, é importante conhecer as possíveis causas disso para que você esteja sempre preparado para lidar com esse problema.
Como dissemos, um cachorro vomitando sangue é algo preocupante demais e que pode deixar os tutores sem saber o que fazer. Mas é importante ter em mente que vomitar sangue pode estar ligado a diferentes problemas. Confira abaixo:
- Intoxicação;
- Lesões internas;
- Síndrome do intestino irritável;
- Ingestão de objetos cortantes;
- Úlceras;
- Câncer (intestino ou estômago);
- Coagulopatia;
- Lesões na boca ou estômago.
Esses são só alguns motivos, mas podem existir muito mais, por isso, é importante estar atento e de olho.
Não é normal que um cão vomite só por vomitar, sem motivos aparentes, sempre terá algum motivo, principalmente se ele vomitar sangue.
É preciso estar atento e tomar as medidas necessárias para ajudar o seu cachorro vomitando sangue o mais rápido possível.
Portanto, vamos te contar o que fazer quando se deparar com seu cachorro vomitando sangue. Veja no próximo tópico.
Leia também: 4 plantas que seu gato vai amar (e que são seguras!)
O que fazer com o cachorro vomitando sangue?
Desesperador? Assustador? Qual palavra você utiliza para definir o que você sente ao ver o seu cachorro vomitando sangue?
Qualquer tutor entra em desespero ao ver uma cena assim, você não concorda? Não é algo fácil de lidar.
Claro, existem os tutores mais centrados, que conseguem ajudar o cachorro com mais facilidade em situações assim.
Porém, nem todo mundo sabe o que fazer com o cachorro vomitando sangue, por isso vamos te ajudar. Veja só:
Avalie os sintomas
O primeiro passo é tentar identificar se existe algum outro sintoma associado ao vômito ou ele é o único, isso é importante, pois pode te ajudar a eliminar algumas possibilidades.
Fique atento se o seu pet tem febre, aparenta estar com dor, ou qualquer outro sintoma que possa ajudar o veterinário no diagnóstico.
Entre em contato com o veterinário
Depois, entre em contato com seu médico veterinário, ou vá direto a ele procurar ajuda. Não adianta querer manter o cachorro em casa achando que os vômitos vão parar sozinhos, eles podem não parar.
Por isso, a ida ao veterinário é indispensável, lá ele conseguirá cuidar melhor do seu cachorro. E não espere o tempo passar. Quanto antes a visita ao veterinário acontecer, melhor.
Veja mais: Tipos de escovas de pelos para cães e como escolher
O que fazer enquanto não chega a consulta
Se a ida ao veterinário não for possível de imediato, fique observando o comportamento do cachorro. Observe se ele apresenta falta de ar, incômodos, se ele consegue se alimentar ou beber água.
Registre quantas vezes ele vomitou, verifique a boca dele para saber se tem algo obstruído ou machucado. Além disso, você poderá registrar em foto ou vídeo o vômito do seu cachorro, para que você possa apresentar ao veterinário quando o encontro for possível.
A coloração e textura do sangue podem ajudar o veterinário a entender melhor o que está acontecendo com seu cachorro.
Portanto, é importante que você reúna o máximo de informações possíveis para apresentar ao veterinário.
Consultar o veterinário é algo indispensável, você deverá levar seu cão até ele, mesmo que os vômitos não durem muito tempo.
Como te falamos antes, cachorro vomitando sangue pode indicar problemas graves de saúde e alguns deles quanto antes forem identificados melhor será a recuperação do seu cachorro.
Portanto, quanto antes você levar seu cão mais fácil será de tratá-lo e menos sequelas ele terá.
Essa é a nossa principal dica é a que você deverá fazer o mais rápido possível: levar o cachorro ao veterinário.
Nunca automedique
Jamais dê remédios, chás ou qualquer outro tipo de medicação com o foco de curar o pet, sem que isso tenha sido indicado por um médico-veterinário.
Como ainda não se sabe o motivo pelo qual seu cachorro está vomitando sangue, é importante aguardar o diagnóstico para não fazer nada que possa agravar ainda mais a situação. Pense bem nisso!
Veja mais: Por que meu cachorro só come quando estou em casa: compreendendo o comportamento canino
Tente acalmar o seu amiguinho
É possível que o pet fique muito ansioso, com medo e com dor durante esse episódio. E você pode tentar acalmar ele com carinho e mimos. Deixe-o em um ambiente mais silencioso, confortável e propício para ele repousar enquanto a consulta não chega.
Após a consulta com o veterinário, você poderá seguir com o repouso e com o ambiente mais calminho para ele da mesma maneira, oferecendo mais conforto para o pet.
Como evitar que o cachorro vomite sangue?
Cachorro vomitando sangue é algo realmente preocupante e que deixa qualquer tutor nervoso e preocupado.
Muitos tutores procuram saber o que fazer para evitar que isso aconteça com seu cachorrinho.
Porém, muitas vezes, isso não é algo que está no nosso controle, não podemos fazer muito para evitar que o cachorro adoeça ou algo do tipo.
O que podemos fazer para evitar algumas doenças que podem ocasionar o sangue no vômito é:
- Oferecer uma boa alimentação para o cachorro;
- Sempre mantê-lo hidratado;
- Realizar check-ups periodicamente;
- Realizar exercícios físicos junto do cachorro;
- Oferecer uma rotina calma e segura;
- Realizar visitas regulares ao veterinário.
Podemos fazer o básico para evitar alguns problemas, porém, outros apenas surgem sem que possamos fazer nada para evitar.
Nesses casos, o ideal a se fazer é consultar um veterinário de imediato para que seu cachorro possa ser medicado e passar pelos tratamentos adequados.
Além disso, as visitas regulares também são importantes, pois elas podem fazer toda a diferença no dia a dia de cuidados.
Esperamos que esse artigo tenha te ajudado a lidar com cachorro vomitando sangue. Não esqueça de procurar um veterinário com urgência e ofereça muito amor e carinho para seu cachorrinho nesse momento difícil.
É muito importante buscar auxílio de um profissional o quanto antes. Por mais que o pet possa não apresentar outros sintomas, é importante investigar para excluir as chances de doenças graves.
Leia também: Pet idoso: veja como cuidar da saúde do animal nessa fase
O post O que fazer com o cachorro vomitando sangue? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.