Quem tem um bichano em casa, já deve ter se perguntado por que os gatos se escondem. Esse é um comportamento bem natural dos gatinhos, e eles podem fazer isso por inúmeros motivos diferentes.
Os gatos têm um comportamento bem interessante, a maneira com a qual eles se portam em determinadas situações mostra isso claramente.
Porém, se tem algo que chama atenção de muitas pessoas é o porque os gatinhos se escondem, ainda mais em algumas situações específicas.
Hoje, o Portal do Dog vai te contar tudo sobre este assunto. Acompanhe nosso artigo!
Por que os gatos se escondem?
Se tem algo que é natural dos bichanos, é o instinto de autoproteção e autopreservação. Os gatos são animais naturalmente desconfiados, principalmente perto de novas pessoas ou animais.
Algo muito comum entre eles e que se relaciona com seus instintos de autoproteção é o fato de se esconderem. Os gatos se escondem por inúmeros motivos diferentes, mas o principal é porque eles se sentem desconfiados ou assustados com algo.
Esses pets são muito inteligentes, eles conseguem sentir o perigo, desconfiam de pessoas estranhas e sempre tentam ao máximo passarem despercebidos.
Os gatinhos preferem observar certas situações de longe, ainda mais quando pessoas estranhas ou animais que nunca foram vistos estão em sua casa.
Então, eles se escondem, já que esse é o melhor jeito de se manterem longe da vista dos estranhos, se protegendo. Portanto, o seu instinto natural de preservação é o que faz com que ele se esconda em diversas situações diferentes.
Porém, não é só a desconfiança que faz os gatinhos se esconderem, apesar de este ser um dos principais motivos.
Os animais têm muitos sentidos, assim como nós seres humanos. Os gatinhos podem parecer mais emocionalmente distantes, mas ainda assim possuem muitos sentimentos.
Veja mais: 5 dicas para conquistar a confiança de um gato
Dentre eles, podemos destacar o medo, a felicidade e também a famosa desconfiança. Qualquer sentimento do gato pode fazer com que ele tenha uma reação diferente em determinadas situações.
O mais comum, quando os gatos se escondem, é o medo, mas, além disso, existem inúmeros outros motivos pelos quais os gatos se escondem. Veja mais abaixo:
1. Medo ou ansiedade
Um dos principais motivos pelos quais os gatos se escondem é o medo que sentem de algo ou alguém.
Como comentamos antes, os gatinhos têm um instinto de autopreservação muito forte, ou seja, eles vão querer se proteger quando se sentem ameaçados.
É bem comum que ele faça isso em situações nas quais pessoas e animais estranhos estão no mesmo ambiente que eles.
Portanto, o medo é um dos principais motivos pelos quais os gatos se escondem. Eles sentem medo de algo e, para se protegerem, se escondem em um local seguro até o possível perigo ter ido embora.
Além disso, é bem comum que os gatos se escondam quando estão ansiosos. Nesse caso, eles também fazem isso para se proteger.
Porém, além disso, os gatos também se escondem quando estão ansiosos para tentarem se sentir mais confortáveis.
Os esconderijos podem fazer com que o gato se sinta mais seguro, eles passam essa sensação, por isso, os gatinhos buscam se esconder em situações de medo ou ansiedade, pois buscam segurança e calmaria.
2. Doença ou dor
Quando estão doentes ou sentindo alguma dor, é instintivo dos gatos procurar se esconder.
Os esconderijos normalmente são seguros e deixam o gato bem mais confortável do que ele se sentiria em qualquer outro local.
Eles se escondem para que fiquem mais seguros enquanto se recuperam do que estão sentindo.
Também fazem isso para evitar que possíveis predadores cheguem até eles quando estão em um estado de vulnerabilidade e não podem se proteger.
É importante ficar de olho nesse comportamento do gato, pois se ele estiver se escondendo demais, pode ser que esteja doente, já que os bichanos se escondem quando estão mais frágeis.
Portanto, observe esse comportamento e procure um médico veterinário o quanto antes para maiores cuidados, caso perceba que algo não vai bem ou tenha dúvidas sobre o comportamento de se esconder.
Veja mais: Clonagem de animais é a nova realidade?
3. Instinto de caçador
Os gatos são caçadores muito habilidosos, e a caça é algo que está presente na vida deles desde o início de sua existência.
Os bichanos caçavam para garantir o alimento do dia a dia, porém, isso pode ter mudado um pouco.
Com o passar dos anos e com a domesticação desses pets, eles passaram a caçar mais por diversão.
Portanto, os gatos se escondem porque essa atitude faz com que ele utilize o elemento surpresa para capturar suas possíveis presas.
Assim, os gatinhos podem estar se escondendo justamente por conta do seu instinto natural de caçador.
Por exemplo, se o gatinho vir que você está vindo pelo corredor da casa, pode ser que ele se esconda para “caçar” as suas pernas, te surpreendendo. Possivelmente você já até viveu algo assim, não é mesmo?
4. Necessidade de tranquilidade
Se tem uma coisa que os gatos amam é o sossego e a tranquilidade, e eles têm a necessidade de estarem em locais que proporcionem isso.
Portanto, é bem possível que, em locais barulhentos, agitados e que tenha um grande fluxo de pessoas, os gatos procurem se esconder.
Eles podem se esconder justamente para procurar um local tranquilo para descansar.
Gatos podem não gostar muito de agitação, é busca por um local tranquilo em momentos agitados é algo bem natural para eles.
Assim sendo, se em dias agitados o seu gato se esconde, muito provavelmente ele está incomodado com a agitação e está em busca de tranquilidade.
Isso pode acontecer quando você está fazendo uma faxina, há muitas visitas na sua casa, tem música alta ligada, e assim por diante.
Veja mais: 5 formas de evitar que o cachorro roa os móveis
5. Adaptação a novos ambientes
Por fim, se tem um motivo que faz os gatinhos quererem se esconder é a adaptação a novos ambientes.
A essa altura, você já deve saber que os gatos são animais desconfiados e que podem demorar um pouco para se adaptarem a novos ambientes.
Quando são trazidos para um local diferente, onde eles nunca estiveram e não puderam ainda explorar, os gatos podem se sentir com medo e assustados.
Portanto, uma atitude bem comum nesses casos é os gatos se esconderem para se sentirem mais seguros.
Assim sendo, não fique preocupado, ele pode se esconder nos primeiros momentos no ambiente novo, mas logo se acostumam e se sentem mais à vontade.
O importante é permitir que ele se esconda para se sentir seguro nesse novo espaço.
Em caso de dúvidas, converse com o veterinário
Esses podem ser alguns dos motivos por que os gatos se escondem, mas se o comportamento persistir procure ajuda de um profissional.
Afinal, ele pode estar com alguma dor ou enfermidade que exige intervenção médica. Assim, você poderá proporcionar o melhor para ele.
Veja também: Pets e choques elétricos: saiba como evitar acidentes em casa
O post Por que os gatos se escondem? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.