A rotina para cachorro castrado pode apresentar diferenças diante da rotina dos pets que não são castrados, você sabia disso?
Com a castração, o cachorro pode apresentar novos comportamentos, ficando mais caseiro e mais tranquilo, dentre outras mudanças.
Um cachorro castrado tem um dia a dia diferente de outros animais que não são, por isso, precisam de cuidados diferentes também.
Hoje, nós do Portal do Dog vamos te dar algumas dicas do que deve ter na rotina do seu cachorro castrado. Veja e considere colocar em prática na sua casa!
Como cuidar de um cachorro castrado?
Você sabe o que é a castração? A castração é uma cirurgia realizada em animais para evitar que eles se reproduzam ou desenvolvam doenças, como câncer de mama e de testículos.
Esse é um procedimento simples e que dificilmente apresenta complicações, entretanto, requer muitos cuidados para que o cachorro fique bem e saudável.
A castração é um procedimento bem rápido, a cirurgia demora cerca de 15 a 30 minutos para ser concluída.
A recuperação também é bem rápida, os machos se recuperam bem mais rápido que as fêmeas, mas no geral a recuperação demora cerca de 7 a 10 dias.
Assim, um cachorro castrado é um cachorro que vai precisar de cuidados diferentes, eles tendem a ser bem mais tranquilos, dificilmente fogem de casa e não acasalam.
Por não saírem muito de casa, esses cachorros acabam passando o dia muito ociosos, o que pode ser prejudicial a saúde deles.
Portanto, é preciso que os tutores saibam cuidar de um animal castrado, pois eles precisam de uma atenção redobrada.
Os cachorros são comumente agitados, gostam de brincar, correr, se empolgam com exercícios físicos e amam petiscos.
Quando são castrados, os cachorros tendem a ficar mais calmos, se agitam pouco e os exercícios, corridas e brincadeiras fora de casa vão ficando um pouco de lado.
Então, é função dos tutores manter os cachorrinhos sempre ativos, fazer o máximo para que eles pratiquem exercícios diários, evitando assim doenças como a obesidade canina.
Assim sendo, para cuidar de um cachorro castrado, é preciso dedicação e também é preciso não deixar que ele se acomode em uma rotina caseira demais.
A castração apresenta muitos benefícios para o cão, porém, ele precisa de cuidados especiais.
Ele vai precisar de uma rotina consistente e bem elaborada, visando o bem-estar do cachorro acima de tudo.
No próximo tópico, vamos te dar dicas de como construir uma rotina para cachorro castrado, bem estruturada e voltada para o bem-estar e a saúde do seu animal. Continue conosco!
Leia mais: Benefícios da creche para cachorro: Confira a lista!
Dicas de rotina para cachorro castrado
Um cachorro castrado precisa de uma boa rotina para manter sua saúde e seu bem-estar. Eles precisam que os tutores estejam atentos para esses cuidados, eles são importantes.
Uma boa rotina para cachorro castrado consiste em diversos cuidados, não só com a saúde física, mas também com a saúde mental.
Os cachorros são animais naturalmente agitados e alegres, quando eles são castrados, acabam ficando mais tranquilos, isso não quer dizer que ficam tristes, mas que ficam mais à vontade em casa.
Isso é normal de acontecer com qualquer animal castrado, ainda mais aqueles que passam pela cirurgia ainda novos, eles acabam se acostumando com a casa e com a tranquilidade mais facilmente do que os animais que são castrados já adultos.
Assim, é muito mais fácil construir uma rotina do zero quando seu cachorro foi castrado ainda novo, pois desde pequeno ele já vai se acostumando com o dia a dia mais calmo.
Já os cachorros que são castrados já adultos podem sentir dificuldades na adaptação de uma nova rotina.
Portanto, para que uma nova rotina para cachorro castrado seja estabelecida, recomendamos que você castre seu cachorro quando ele ainda é novo e tem mais tempo de se acostumar com mudanças.
Ressaltamos a importância de consultar um médico veterinário para tirar todas as dúvidas sobre o processo de castração, sobre os cuidados e a rotina com um cachorro castrado.
No mais, preparamos trouxemos dicas que podem te ajudar com seu cachorro castrado, seja ainda jovem ou já adulto.
Essas dicas são essenciais para manter seu cachorro saudável, tanto da mente, quanto do corpo, evitando o sedentarismo e obesidade e também o estresse e a ansiedade.
Veja abaixo o guia que preparamos:
- Alimentação balanceada;
- Exercícios regulares;
- Higiene dental;
- Banhos periódicos;
- Visitas regulares ao veterinário;
- Monitoramento do peso;
Abaixo comentamos mais a fundo sobre cada tópico apresentado no nosso guia sobre rotina para cachorro castrado. Venha com a gente!
Confira também: Quanto tempo dura o cio de uma cachorra? Saiba tudo sobre
1. Alimentação balanceada na rotina para cachorro castrado
Em uma rotina para cachorro castrado, a alimentação é um dos pontos mais importantes.
Um cachorro, quando é castrado, precisa de uma alimentação balanceada e diferente da alimentação de cachorros que não são castrados.
Sabemos que um cachorro castrado não se exercita muito e nem sente muito interesse em sair de casa.
Eles se tornam caseiros demais, o que pode ser um risco para a saúde deles, já que em casa ele não se exercita e tem acesso mais fácil à alimentação.
Assim sendo, é muito importante manter uma alimentação adequada e balanceada para que o cachorro não desenvolva obesidade.
Portanto, para uma alimentação balanceada, é preciso ter cuidado com a quantidade de gorduras e calorias que o cachorro ingere.
A ração que você escolher para ele deve ter um teor baixo de gordura. Existem rações próprias para cachorros castrados e elas possuem pouca caloria.
Por gastarem menos energias que os cachorros não castrados, os cães que passaram por essa cirurgia precisam se alimentar de forma correta.
Por isso, prefira rações com pouca gordura, que contenham fibras e proteínas, sempre em equilíbrio, é bem melhor para o cachorro. Na dúvida, converse com o veterinário.
Veja mais: Gato pode dormir na cama com o dono?
2. Exercícios regulares
Os exercícios são muito importantes para todos os animais, ainda mais para aqueles que não gastam muita energia diariamente.
Então, é muito importante que o seu cachorro castrado realize exercícios regulares.
Passeios no parque, corridas leves, caminhadas diárias são indispensáveis para um cão castrado.
Esses exercícios podem colaborar muito para a saúde do seu cachorro, pois como sabemos, cachorros castrados gastam menor energias, ficam mais tempo em casa e não fazem exercícios.
Assim sendo, tente ao máximo levar seu cachorro todos os dias para realizar exercícios, e se não for possível, monte um cronograma e encaixe alguns exercícios ou caminhadas para ele durante a semana.
Os exercícios regulares fazem bem para qualquer animal, ainda mais para aqueles que não gastam muitas energias comumente, fará bem não só para a saúde física, como poderá fazer bem para a saúde mental do cão.
3. Higiene dental na rotina para cachorro castrado
Os cuidados com os dentes dos animais são muito importantes. Muitas vezes, nem achamos necessário, porém, esses cuidados podem colaborar com a saúde do seu cão.
Então, é sempre bom verificar como anda a higiene dental do seu cachorro, escovar os dentinhos dele regularmente é muito importante.
Lembre-se, essa higiene não deve ocorrer apenas com cachorros castrados, mas com todos os cachorros, é muito importante para a saúde deles.
Outros cuidados com a higiene bucal do cachorro são também cuidados com a alimentação, escolha de uma pasta de dente e escova adequada e também brinquedos anti tártaros.
Tudo isso ajudará com a saúde bucal do seu cachorro, tanto do castrado quanto do cachorro que não é castrado.
Leia mais: O que muda em um cachorro castrado?
4. Banhos periódicos
Banhos periódicos são muito importantes em uma rotina para cachorro castrado. Os cachorros necessitam de diversos cuidados e os banhos é um desses cuidados.
Você pode dar esses banhos no seu cachorro em casa, porém, também tem a opção de levá-lo para pet shop para que ele tome banho com profissional.
Esses banhos podem ocorrer periodicamente, você escolhe o período dos banhos, mas é recomendável que seja de 15 em 15 dias.
Assim, esses banhos vão ajudar com a higiene do seu cachorro castrado. Não esqueça de proteger as orelhinhas do cachorro na hora do banho.
Veja mais: Remédio caseiro para cachorro que não quer comer
5. Visitas regulares ao veterinário
Um cachorro castrado precisa de visitas regulares ao veterinário para verificação da sua saúde.
Como te falamos, os cachorros castrados não são muito ativos, eles não praticam muitos exercícios, com isso podem desenvolver alguns problemas de saúde.
Sedentarismo, obesidade e problemas com a saúde mental podem surgir, é preciso estar sempre atento.
Portanto, leve seu cachorro periodicamente para o veterinário, lá você saberá como anda a saúde dele, quais cuidados você precisa ter com ele e também dicas sobre alimentação.
Sempre que qualquer dúvida ou problema com seu cachorro surgir, é importante ter um veterinário de confiança para te auxiliar.
6. Monitoramento do peso na rotina para cachorro castrado
Com a falta de exercícios e uma alimentação inadequada, o seu cachorro pode ter aumento de peso, o que pode trazer problemas para a saúde dele.
Você já sabe que um cachorro castrado é um animal mais caseiro e que gasta menos energias.
Então, é fundamental estar de olho no peso do cão, para que ele não fique com sobrepeso e no futuro desenvolva outros problemas.
Por isso, converse com o veterinário, saiba qual peso ideal do seu cachorro e monitore para que ele esteja sempre em seu peso ideal.
Coloque o monitoramento de peso na rotina do seu cachorro, junto com uma alimentação balanceada e mais saudável.
Essas foram nossas dicas de rotina para cachorro castrado que você poderá seguir na sua casa para cuidar do seu cão de forma adequada. Esperamos que essas dicas te ajudem e até logo!
Leia também:
- Cachorro pode dormir na cama do dono?
- Bicho de pelúcia? Cachorro chama atenção por visual fofo e inusitado
O post Rotina para cachorro castrado: Veja 6 dicas e mais! apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.