Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Meu gato está triste e quieto: o que pode ser?

Você já se questionou dizendo: meu gato está triste e quieto, o que pode ser? Saiba que muitos tutores têm esse mesmo questionamento.

Afinal, é natural se preocupar quando o bichano muda o seu comportamento, já que isso pode indicar que alguma coisa não está indo muito bem.

E para te ajudar a compreender melhor esse assunto, preparamos este artigo com considerações que talvez possam ser úteis.

Acompanhe e saiba mais sobre o tema!

E não se esqueça, se o seu gatinho está muito triste e quieto, é bom levá-lo ao veterinário, combinado?

Veja também: Como saber se o cachorro está com dor na barriga?

Meu gato está triste e quieto
Gatinho com semblante de triste. Foto: Canva.

Meu gato está triste e quieto: O que pode ser?

Meu gato está triste e quieto, e agora?

Essa dúvida, apesar de comum, pode “aterrorizar” os tutores dos bichanos. Até porque, ninguém gosta de ver o gatinho sofrendo com alguma coisa, não é mesmo? Especialmente quando nem sabemos do que se trata!

Por isso, nós do Portal do Dog reunimos algumas hipóteses do que pode estar por trás desse comportamento do seu gato.

Quem sabe, com essas orientações você pode entender melhor a situação. Mas lembre-se: este post não exclui a orientação do veterinário, combinado?

Ainda é importante levar o seu gatinho para uma consulta com um especialista!

Dito isso, vamos agora à lista de possíveis causas dessa tristeza e quietude no seu bichano:

Dor ou desconforto

Sem dúvidas, a dor ou sensação de desconforto pode ser uma das principais razões pelas quais um gatinho pode ficar triste e quieto no seu cantinho.

Isso porque os gatos têm o instinto de esconder sinais de dor para não passarem uma imagem de que são muito vulneráveis. Dessa forma, eles tentam se proteger ao “fingir que tudo está bem”, digamos assim.

No entanto, infelizmente esse comportamento pode dificultar na hora de o tutor entender o que pode estar acontecendo. Por isso, é importante observar o seu amigo de quatro patas.

Meu gato está triste e quieto
Gato deitado. Foto: Canva.

Lembre-se, as dores podem ser causadas por diversas razões, como lesões, artrite e até mesmo doenças internas.

Mas, o que avaliar, então?

Bem, lembre-se de que um gato com dor pode mudar sua forma de se locomover, mudar a postura e evitar contato com o tutor. Se isso acontecer, converse com um veterinário, ok?

Leia mais: Cachorro pode comer batata?

Estresse ou ansiedade

Você sabia que os gatinhos podem ser muito sensíveis? Isso faz com que eles fiquem estressados ou ansiosos diante de mudanças no ambiente ou na rotina.

Por exemplo, se você mudar muito o espaço onde ele fica, ou se houver a chegada de outros animais, pode ser que ele queira se esconder para se sentir melhor.

O mesmo vale quando uma família passa a receber muita visita, por exemplo.

Fique de olho e avalie se alguma coisa mudou em volta da rotina do gato, a fim de detectar se essa pode ser a resposta para a sua dúvida acerca de “meu gato está triste e quieto”.

Doença infecciosa

Infelizmente, os gatos podem ser acometidos por diversas doenças infecciosas que afetam seu comportamento e saúde geral.

Infecções virais, como a rinotraqueíte felina, calicivírus e leucemia felina (FeLV), são algumas das mais comuns e podem causar sintomas como apatia, febre, secreções nasais e oculares, além de dificuldades respiratórias.

Infecções bacterianas também podem levar à falta de energia e diminuição do apetite. Por isso, fique atento! Se houver mais sintomas, ou se o gatinho mudou completamente de um dia para o outro, converse com um especialista, combinado?

Veja mais: Como identificar cachorro com raiva

Meu gato está triste e quieto
Gato deitado na cama. Foto: Canva.

Problemas digestivos

Muitos gatinhos podem se sentir tristes e desanimados por conta de distúrbios digestivos, sabia?

Problemas como gastrite, obstruções intestinais, intolerâncias alimentares e infecções gastrointestinais podem provocar sintomas como vômitos, diarreia, constipação e dor abdominal.

Quando um gato está com problemas digestivos, ele pode evitar comer, se esconder ou demonstrar desconforto ao ser tocado na região do abdômen.

Portanto, avalie se o gatinho tem comido nesses dias nos quais ele está mais triste. Se perceber mudanças na alimentação, não espere o tempo passar, ok?

Afinal, se ele estiver com uma condição mais séria, o acompanhamento médico precoce é indispensável!

Alterações no ambiente

Como comentamos anteriormente, os gatinhos podem ser mais sensíveis com relação às mudanças no ambiente.

Se muitas coisas mudam de lugar, se há uma mudança grande na família ou até mesmo a troca de imóvel, ele pode sentir muito.

Nesses casos, ele pode se esconder para tentar se adaptar ao ambiente. Afinal, tudo ainda é muito novo, o que assusta o gatinho.

Se esse for o seu caso, dê tempo ao tempo para que ele se acostume. Deixe que ele fique escondido durante um tempo, mas sempre alimentando -o e oferecendo carinho, água e tudo o que ele precisa, combinado?

Veja mais: Como ensinar filhote de cachorro fazer necessidades no lugar certo

Meu gato está triste e quieto
Gatinho com aparência de tristinho. Foto: Canva.

Parasitas internos

Os parasitas também podem ser a causa quanto à sua dúvida sobre meu gato está triste e quieto. Sabe por quê?

Porque os parasitas podem “sugar” os nutrientes que deveriam estar sendo absorvidos pelos bichanos. Logo, os gatinhos podem acabar ficando mais fraquinhos, o que pode resultar nessa apatia toda que você tem notado.

Isso pode ser ainda mais verdade se você não tem vermifugado o gatinho. Portanto, se você acha que o seu gato tem parasitas, leve-o ao veterinário, combinado?

Envelhecimento

Todo mundo envelhece, e isso é inegável. Só não envelhece aquele que não está vivo!

Ter essa consciência é importante, pois nossos gatinhos, querendo ou não, também vão acabar envelhecendo. E o envelhecimento pode sim reduzir a atividade dos bichanos.

Eles podem ficar mais calmos, quietos e preferir brincar menos. Se a mudança é leve e gradativa, essa pode ser a razão.

No entanto, se ele deixou de brincar e se tornou apático de forma profunda e rápida, mesmo que ele seja mais velhinho, é importante investigar, ok?

Leia mais: O que é FeLV em gatos?

Intoxicação ou envenenamento

Por fim, não podemos deixar de mencionar a triste realidade de um gato sendo envenenado, porque isso ainda acontece.

E acontece tanto por conta de pessoas más quanto pelo simples fato de o gatinho consumir algo que faz mal a ele, sem que ele saiba – como é o caso de ele consumir uma planta tóxica, por exemplo.

Sendo assim, observe o seu gato e verifique se ele apresenta outros sintomas de envenenamento, como letargia, vômito, diarreia e dificuldades respiratórias. Em casos suspeitos, buscar ajuda veterinária imediata é fundamental para evitar complicações graves!

Procure um veterinário para ajudar o seu gato!

Agora que você viu algumas hipóteses para a sua questão sobre meu gato está triste e quieto, lembre-se de que é muito importante levar o pet até o veterinário.

Afinal, apenas um bom profissional é que poderá dizer, com clareza, a real causa das mudanças comportamentais do seu gatinho.

Se você acredita que ele está realmente doente, não deixe o tempo passar. Procure ajuda!

Veja agora: Como fazer o gato parar de urinar no lugar errado?

O post Meu gato está triste e quieto: o que pode ser? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
31 de Janeiro de 2025

Autor

Autor: 
Camila Bonatti