Estimular o instinto de caça do gato pode ser bem mais simples do que você imagina, acredita nisso?
Os gatos têm um instinto natural de caça que pode ficar adormecido por um tempo.
Mas se você deseja despertar esse instinto, é interessante que você saiba como estimular seu gato da maneira certa.
Os gatinhos são exímios caçadores, todos os seus sentidos colaboraram para que eles sejam ótimos na caça.
Portanto, se você quer que as habilidades da caça do gato sejam estimuladas, acompanhe mais este guia do Portal do Dog. Confira abaixo!
4 formas de estimular o instinto de caça do gato
Os gatos são incríveis caçadores, se você tem em casa, já deve ter notado os instintos de caça dele.
Porém, tem alguns gatinhos que deixam esses instintos de lado, justamente por se acomodarem em uma vida tranquila e sem preocupações com a caça.
Normalmente, gatos domésticos que são castrados vão perdendo aos poucos seus instintos de caça, embora ainda tenham alguns traços.
Eles têm comida facilmente, não têm vontade de sair de casa, brincam bem menos, portanto, seus traços de caçador vão ficando de lado.
Porém, é preciso estimular o instinto de caça do gato, para que ele se torne um animal mais esperto e ativo em situações de perigo.
Por meio desses estímulos, o seu gatinho se tornará um animal bem mais ativo e saudável, praticando atividades físicas.
Além disso, se estimulados corretamente, os gatinhos podem se sentir bem menos ansiosos e estressados caso tenham essa distração do estímulo de caça no dia a dia.
Veja mais: 4 plantas que seu gato vai amar (e que são seguras!)
Assim sendo, confira como estimular o instinto de caça do gato. Veja formas saudáveis e práticas de fazer isso. Confira abaixo:
1. Brinquedos interativos
Se você deseja estimular o instinto de caça do gato, que tal apostar nos brinquedos interativos?
Os brinquedos interativos podem ajudar muito os gatinhos no dia a dia, seja para entreter o gato, aliviar a ansiedade, o estresse e também para estimular os instintos dos gatos.
Portanto, utilize brinquedos interativos que se pareçam com caças e ofereça para o gato.
O interessante é que você possa brincar junto do gato, fazendo com que a “caça”, que no caso é o brinquedo, fuja dele.
Fazendo isso, o seu gato será instigado a ir atrás do brinquedo, estimulando assim seus instintos de caça. Interessante, né?
2. Brinquedos com fios
Os brinquedos com fios também podem ser usados para estimular o seu gatinho. Afinal, quem nunca viu um gato perseguindo uma cordinha, seja ela com algo na ponta ou não, não é mesmo?
Entretanto, na hora de brincar com o seu bichano, lembre-se de usar cordinhas que sejam especiais para gatos. Assim, evita-se o problema de ele rasgar a corda e engolir um pedaço.
Além disso, cordinhas inapropriadas podem ser feitas de materiais tóxicos, por isso, é bem importante evitá-las.
E se você quiser ir além na brincadeira com fio para estimular o instinto de caça do gato, considere prender o brinquedo favorito do pet na ponta.
Você pode colocar a pelúcia, o ratinho, uma pena, enfim… Aquilo que você sabe que chamará ainda mais a atenção do bichano.
Assim, ele ficará mais instigado nessa perseguição, o que pode ser bastante benéfico para ele se manter sempre ativo e feliz.
Leia mais: Tipos de escovas de pelos para cães e como escolher
3. Comedouros interativos
Você deve está se perguntando como um comedouro interativo pode ajudar a instigar os instintos de caça do gato, não é mesmo?
Sabia que isso é possível? Sim, é totalmente possível e nós vamos te contar como fazer isso.
Os comedouros interativos chegaram até nós como uma evolução para nos ajudar com o dia a dia dos nossos gatinhos.
Para além das suas funções básicas, que é alimentar o gato com mais facilidade, os comedouros podem ser muito úteis para estimular o instinto de caça dos gatos.
Ao perceber que por meio do comedouro interativo ele vai ter que ser esperto para conseguir comida, o gato se atenta mais aos horários e a como funciona o comedouro.
Essa maior percepção dele pode ajudá-lo a ser mais atento e mais esperto, estimulando assim os instintos de caça.
O mesmo acontece com os brinquedos que tem dispenser de comida, pois o gato se empenha a conquistar aquele alimento que está no brinquedo.
Portanto, isso pode ajudá-lo a ser bem mais esperto e buscar maneiras de conquistar o alimento de forma mais fácil e prática.
Veja mais: 5 dicas para acampar com seu cão em segurança
4. Ambientes enriquecidos
Por fim, os ambientes enriquecidos podem colaborar muito também para estimular o instinto de caça dos gatos.
Quando o gato tem um ambiente enriquecido, com brinquedos e brincadeiras estimulantes, eles podem ficar bem mais ativos e dispostos.
Assim, com esses estímulos ele pode retomar seus instintos de caça, ainda mais se tiver brinquedos em casa que permita que ele faça isso.
Além disso, a presença de arranhadores, torres para ele escalar e muito mais pode colaborar para que ele ative seus instintos de caça.
Além disso, o gato vai se sentir menos estressado, vai se aventurar mais e praticar exercícios físicos constantes.
E não se esqueça, além de enriquecer o ambiente dessa forma, estar ao lado do gatinho durante a diversão, brincando com ele e estimulando-o mais ativamente, pode tornar tudo ainda mais intenso e divertido.
Então, aproveite seus momentos livres para brincar muito com o seu amigo de quatro patas, pois, acredite, isso pode fazer bem tanto para ele quanto para você.
Viu como pode ser fácil estimular o seu gatinho a exibir seus instintos de caçador? Muito interessante, né? Coloque em prática na sua casa e divirta-se com o seu amigo peludo!
Veja mais: O que é pet friendly? Entenda o significado por trás desse termo
O post 4 formas de estimular o instinto de caça do gato apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.