Você tem um gato medroso em casa e não está sabendo lidar com ele? Está tudo bem, nós do Portal do Dog vamos te ajudar!
Lidar com um animal com medo não é simples, muitos tutores não sabem como fazer isso. Até porque, por si só, lidar com o medo é difícil, tanto com nosso próprio medo quanto com o medo alheio.
Porém, quando temos um pet em casa, devemos sempre estar ao lado dele, ajudando, apoiando e dando todo amor possível, principalmente quando ele estiver com medo.
Considerando esses pontos, acompanhe este guia para aprender a lidar melhor com um gato medroso!
4 dicas para lidar com um gato medroso
Um gato medroso é algo bem comum de se ver por aí, apesar do jeito marrento dos bichanos, eles também sentem medo.
Como te dissemos, o medo é super comum, ainda mais entre animais que são mais desconfiados, como é o caso dos gatos.
Eles são animais muito fofos e também muito parceiros quando se acostumam conosco. Porém, eles são naturalmente desconfiados e ariscos.
Toda essa desconfiança presente nesses pets pode torná-lo um animal medroso e também mais arisco. Só depois que o gato cria confiança em alguém é que ele pode ir se abrindo mais, se permitindo ser amado e receber carinho.
Enquanto isso não acontece, o medo que eles podem sentir das pessoas pode afetá-lo profundamente, por isso, é importante saber como lidar com um gato medroso.
Veja mais: Dirofilariose, a doença do Verme do Coração
E vale destacar que, além do clássico medo de gente, os bichanos também podem ter medo de barulhos altos, de outros animais, objetos estranhos, surpresas inesperadas e muito mais.
Nem todo tutor sabe como lidar com o gatinho nos momentos de medo, por isso, estamos aqui para ajudar. Veja abaixo dicas importantes de como lidar com um gato medroso, assim, você poderá melhorar a qualidade de vida do seu pet. Confira:
1. Crie um ambiente seguro
Os gatos são naturalmente mais desconfiados e até mesmo mais ariscos, além de muito observadores.
Tudo isso faz parte da natureza deles, portanto, é melhor não forçar nada com o pet quando ele estiver com medo.
O ideal para lidar com gato medroso é criar um ambiente seguro para ele, para onde ele possa ir e se sentir confortável.
É claro que toda casa deve ser segura e aconchegante para o bichano, porém, é legal ter um refúgio especial para ele.
Portanto, escolha um local da sua casa que seja aconchegante, confortável e longe de possíveis perigos.
Torne esse local uma zona de segurança para o seu gato, para que ele possa se sentir acolhido quando necessário.
Deixe no local os objetos favoritos dele, como por exemplo, os seus brinquedos. Também, monte uma caminha confortável para que ele possa ficar relaxando nela o tempo que precisar.
Preparar tocas e esconderijos também ajuda, como no caso de caixas ou até mesmo atrás de móveis.
Leia mais: Água de coco para cachorro: pode ou não pode?
2. Seja paciente
Você já ouviu falar que a paciência é uma virtude? Sim, ela é uma virtude e pode te ajudar muito na hora de lidar com um gato medroso.
Quando um animal sente medo, pode se sentir bem mais ansioso e nervoso, e atitudes sem paciência não ajudam nenhum pouco.
Portanto, não haja sem paciência, não brigue com seu bichano, não deixe-o isolado e sem carinho, isso não ajuda nenhum pouco.
Os animais precisam de atenção, de amor e carinho, independentemente se são mais ariscos ou não.
É fundamental que você não haja por impulso e evite brigas e gritos com o gato por ele estar com medo.
Esse é um momento no qual ele está sensível e assustado, e precisa que você tenha paciência para que ele se sinta melhor.
Assim sendo, a melhor forma de lidar com um gato medroso é sendo paciente, deixando tudo acontecer no tempo que ele se sentir mais confortável e confiante.
3. Estimule-o de forma sutil
Se o seu gato tem algum medo em específico, por exemplo, de visitas, estimule a socialização dele aos poucos, sem forçar a barra.
Não adianta expor o seu gato ao problema e esperar que ele simplesmente aprenda a lidar com ele da melhor forma. O gato precisa de uma adaptação gradativa.
Não se esqueça também que essa adaptação deve ser baseada na paciência, no carinho, no amor e, se possível, nos mimos.
Isto é, quando o seu gatinho interagir melhor em uma situação que o assusta, experimente oferecer a ele algum mimo, como um petisco que ele possa comer e seja adequado para a saúde dele.
Dessa forma, você dá a ele um reforço positivo, que pode ajudá-lo a se sentir mais seguro diante daquela situação que parece ruim e causa medo.
Veja mais: 5 sinais de que seu cachorro está comendo demais
4. Procure ajuda profissional
Um gato medroso pode desenvolver inúmeros problemas de saúde, incluindo a ansiedade e a depressão.
Portanto, se você notar que o seu gatinho está passando por uma época de medo intenso, é legal procurar a ajuda de um profissional.
Um médico veterinário pode te orientar melhor sobre como lidar com o seu bichano com medo.
Se for preciso, ele até pode indicar um tratamento para esse medo, com o auxílio de medicamentos próprios para isso. Um bom treinamento também pode colaborar com a diminuição do medo do seu gato, e um profissional pode te ajudar nessa missão também.
Portanto, os profissionais que focam na saúde e no bem-estar do animal podem ser uma grande ajuda nesses momentos difíceis com os quais os tutores não conseguem lidar sozinhos.
O medo é normal, mas há limites
O medo pode até ser algo normal da vida, mas não deve ser normalizado quando aparece em excesso.
Isto é, todo mundo sente medo. O medo faz parte da sobrevivência dos animais, inclusive de nós. Sem medo, talvez nossa espécie nem teria chegado até aqui.
Porém, o problema surge quando esse medo é exagerado e causa prejuízos para a saúde física e mental de alguém, como dos gatinhos.
Nesses casos, é importante agir para proporcionar mais segurança e qualidade de vida ao pet, evitando aquele medo excessivo que aumenta a ansiedade e o estresse no dia a dia.
Lembre-se, buscar a ajuda de um profissional pode ser muito benéfico para o seu pet, vale a pena apostar nisso. Aos poucos, seu bichano pode começar a ficar mais tranquilo com os estímulos certos.
Confira também: Por que gatos têm mais predisposição a doenças renais do que cães?
O post 4 dicas para lidar com um gato medroso apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.