Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Hipotireoidismo em cães

O hipotireoidismo é uma alteração hormonal que ocorre tanto nos seres humanos quanto nos animais, dentre eles os cães. No organismo dos cães existem vários hormônios. cada um desempenhando uma função no corpo. Os hormônios são secretados das glândulas para a corrente sanguínea, com a função de acelerar ou desacelerar alguma ação. O hipotireoidismo, como o próprio nome revela, é a hipofunção da glândula tireóide, ou seja, ocorre a diminuição dos hormônios secretados. A glândula tireóide tem um papel importantíssimo no corpo do animal, secretando os hormônios Tiroxina (T3), Triiodotironina (T4) e a Calcitonina.

Existem várias causas que podem desencadear o hipotireoidismo nos cães. Uma das causas  pode ser a deficiência de iodo, pois o iodo é de suma importância para que haja uma produção hormonal adequada pela tireóide. Existem medicamentos que também podem  levar a uma hipofunção da tireóide, como o Carbonato de lítio, o Propiltiouracil, a amiodarona, dentre outros. Existe uma linha de pesquisadores que também defendem que, em muitos casos, essa disfunção pode estar associada à origem genética de algumas raças, tais como: Cocker Spaniel, Beagle, Labrador e Golden Retriever.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Os sinais clínicos do hipotireoidismo podem ser bastante amplos, por isso é importante que um médico veterinário esteja acompanhando o caso. Em relação às sintomatologias que o animal pode apresentar, no caso de uma alteração hormonal, como o hipotireoidismo, podemos citar:

– O animal apresenta uma sonolência excessiva;

– Apresenta mais queda de pelo, podendo apresentar áreas com alopecias;

– A pele do animal começa a ficar mais seca;

– O pet começa a apresentar um ganho de peso anormal;

– Ocorre cansaço rápido e o cão apresenta um quadro depressivo.

O diagnóstico é feito unicamente por um médico veterinário da sua confiança. Como qualquer doença, é feita uma boa anamnese e um exame clínico do cão. Normalmente o clínico pode requerer exames laboratoriais e exames complementares, como: Uma ultra-sonografia ou um raio-X. Isso dependerá de cada profissional.

O tratamento para o hipotireoidismo em cães é feito através de terapia medicamentosa escolhida pelo médico veterinário. Normalmente, é feita uma reposição hormonal. É importante que o tutor procure levar seu cão para um endocrinologista veterinário, pois é um profissional especialista em hormônios.

Infelizmente não existe prevenção para o hipotireoidismo. O que pode ser alertado, é que o animal, assim que apresente alterações parecidas com as citadas acima, seja levado imediatamente para um especialista. Como os hormônios têm a função do controle metabólico de todo o organismo, no momento em que ocorre uma desregulação, sem que haja um tratamento imediato, pode levar a prejuízos na saúde do seu animal. Sempre leve seu cão para um check up rotineiro numa clínica veterinária, pois em muitos casos, o hipotireoidismo é descoberto ainda na fase inicial, facilitando assim um tratamento com sucesso.

 

Por: George Augusto von Schmalz Portella de Macedo

Ocupação: Acadêmico de Medicina Veterinária

Contato: george_medvet@hotmail.com

Data: 
06 de Dezembro de 2014

Autor

Autor: 
George Augusto
Classifique: 
Ainda sem votos