Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Caspa em cães

A caspa é uma moléstia que acomete eventualmente cães por todo o mundo. Para o melhor entendimento, a caspa canina é nada mais nada menos que uma descamação excessiva do couro cabeludo do animal, que se estende por todo o corpo do pet. O organismo elimina normalmente minúsculas partículas de pele velha, para que seja formada uma nova camada, porém não é perceptível. No caso da caspa, ocorre a descamação em excesso, soltando assim, partículas em flocos, se assemelhando a “flocos de neve”, podendo ser visualizada com facilidade no pelo do animal.

Caspa em cães. Foto: Reprodução

Caspa em cães. Foto: Reprodução

Existem também uma enfermidade que é, em 90% casos, a causadora da caspa, chamada de dermatite seborréica. A dermatite seborréica, é uma inflamação do couro cabeludo do animal, causando vermelhidão e descamação no corpo todo ou parte dele. A dermatite seborréica pode ser classificada em dois tipos, que são: Dermatite seborréica primária e dermatite seborréica secundária.

Dermatite Seborréica Primária: As causas para o aparecimento da seborréia podem ser devido à deficiências nutricionais, falta de higienização, de origem medicamentosa ou até mesmo de causa endócrina.

Dermatite Seborréica Secundária: Já na secundária, as causas principais são carrapatos, pulgas e ácaros. Também pode ser de origem química, como: produtos de limpeza, produtos tóxicos e etc.

 

Sinais clínicos da caspa

Os principais sinais clínicos que o animal apresenta quando é acometido por essa doença, são:

- Alopecia local ou generalizada;

- O animal apresenta coceira frequente;

- Ocorre o aparecimento de descamações assemelhando-se a flocos de neve seca ou oleosa;

- Normalmente ocorre ressecamento da pele;

- Inquietação.

 

Diagnóstico

O diagnóstico deve ser feito por um profissional médico veterinário. Na maioria das vezes, ela é feita por um exame clínico a partir dos sinais apresentados pelo animal acometido. Não é aconselhável que o diagnóstico seja feito por uma pessoa não habilitada, pois existem outras dermatites com sinais clínicos muito semelhantes.

 

Tratamento para caspa

O tratamento da caspa em cães não é um tratamento complexo. É através de shampoos e pomadas especiais para tal função, indicadas por um médico veterinário. Em alguns casos, como dito anteriormente, a caspa pode ser decorrente de outras moléstias. O médico veterinário, primeiramente, foca no tratamento da causa primária da qual decorreu o aparecimento da caspa.

 

Prevenção

A prevenção é um ponto primordial para evitar o aparecimento de caspas nos cães. Em muitos casos, o que mais influencia no aparecimento das caspas, é o manejo que o tutor emprega na criação dos seus pets. É de suma importância o banho do animal com shampoos e sabonetes próprios para cães.  Não é indicado que o banho do cão seja diário, pois o cão tem uma oleosidade natural em sua pele e, no caso do banho frequente, ocorre a remoção dessa proteção e consequentemente o ressecamento e o aparecimento da caspa. Não permita que seu cão entre em contato direto com produtos de limpeza. No caso do aparecimento da caspa durante um tratamento medicamentoso, entre em contato com o médico veterinário para a mudança do protocolo terapêutico. Faça uma dieta balanceada para o seu pet, isso evita bastante o aparecimento das caspas. Os animais, assim como nós, precisam de consultas rotineiras no médico para avaliação. Não medique por conta própria, consulte sempre um médico veterinário.

 

Por: George Augusto von Schmalz Portella de Macedo

Ocupação: Acadêmico de Medicina Veterinária

Contato: george_medvet@hotmail.com

The post Caspa em cães appeared first on Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
05 de Abril de 2014

Autor

Autor: 
George Augusto
Classifique: 
Ainda sem votos