Para muitos tutores, trocar a areia do gato é uma tarefa muito difícil e cansativa. Os gatos são animais muito únicos, eles têm manias bem diferentes e que nem sempre são fáceis de lidar.
Os gatos, quando se acostumam com algo, fica bem complicado de fazer qualquer mudança, concorda?
Portanto, mudar a areia do gato pode ser algo bem complicado, ainda mais se essa mudança for feita sem uma preparação.
Mas para te ajudar nessa missão, nós do Portal do Dog preparamos este guia com dicas que podem te auxiliar. Acompanhe!
Como trocar a areia do gato sem estresse?
Cada gatinho possui uma personalidade diferente, enquanto alguns deles são amorosos e delicados, outros são ariscos e difíceis de lidar. Entretanto, mesmo que nossos gatos sejam bonzinhos, é bem comum que eles tenham certas manias.
Dentre essas manias, podemos destacar o fato de que os gatos gostam muito de rotina e, inclusive, se algo sai fora do controle deles, eles tendem a se estressar. Como é o caso da troca de areia do gato.
Trocar a areia do gato sem estresse é uma missão e tanto, ainda mais se você decidir fazer isso sem uma preparação antes.
As areias para gatos normalmente possuem um cheiro específico com o qual os gatos se acostumam. Depois de acostumados com um certo cheiro, é bem provável que o gato tenha dificuldades de se adaptar com outro.
Portanto, ao trocar a areia do gato por outra, é possível que ele se estresse e acabe tendo atitudes um pouco rebeldes, como fazer as necessidades fora da caixa de areia.
Por isso, é importante que façamos uma certa adaptação para que o gato não se estresse ao notar que o tipo da sua areia foi trocada.
A seguir, apresentamos algumas maneiras de trocar a areia do gato sem estresse:
1. Escolha um bom tipo de areia
Para trocar a areia do gato sem estresse, é importante que você escolha um bom tipo de areia.
Os gatos, quando se acostumam com algo, podem ter dificuldades de aceitar novidades, isso pode causar estresse neles.
Portanto, para trocar o tipo de areia, é interessante que você faça uma boa escolha para estressar o gatinho o mínimo possível.
Existem diversos tipos de areia diferentes, temos a areia de sílica, areia biodegradável, areia sem poeira e areia aglomerante.
Cada uma delas possui características especiais que podem facilitar a sua rotina e a rotina do seu gato. É importante conhecer cada uma delas e avaliar qual será melhor para o gato, qual vai incomodá-lo menos.
Após fazer a escolha de uma boa areia, você deve partir para o próximo passo que é realizar a troca gradualmente.
Veja mais: Raças de cães com poucos problemas de saúde
2. Realize a troca gradualmente
Se tem uma coisa que os gatos detestam e que estressa muito eles é se você faz algo de surpresa, sem prepará-lo antes.
Mudanças de casa, novos moradores na sua casa, seja outro animal ou outra pessoa, uma nova ração e muito mais, são coisas que podem deixar o gato estressado, nervoso e ansioso.
Tudo isso, assim como a troca do tipo da areia, deve ser feito aos poucos, justamente para que o gato se acostume.
Portanto, realize a troca gradualmente, vá misturando a nova areia com a antiga para que o gato possa se acostumar aos poucos com essa mudança.
Deixe que ele cheire o saco da nova areia, coloque um pouco dela em um local para que o gato vá sentindo o cheiro e a textura aos poucos, até que, em um momento, você possa completar essa transição.
Fazer isso aos poucos pode ajudar com que seu gato se acostume com essa mudança sem grandes picos de estresse.
3. Limpe a caixa de areia regularmente
A limpeza regular da caixa de areia também é muito importante quando você for trocar a areia do gato.
Os gatos gostam de limpeza, eles são animais higiênicos, e se o ambiente deles estiver sujo, muito provavelmente eles podem se estressar, por isso, é importante respeitar essa característica dos bichanos.
Portanto, ao trocar a areia do seu gato, é importante que você mantenha a caixa de areia limpa, pois, caso contrário, o seu gato pode associar a sujeira a areia nova e não querer utilizá-la.
Então, sempre remova os resíduos presentes na areia com uma certa frequência e lave a caixa por completo pelo menos uma vez por semana, mas você poderá lavar mais vezes se for necessário.
Leia mais: 10 Sinais que seu cão foi Envenenado: sintomas e o que fazer
4. Mantenha a caixa de areia em um local tranquilo
Por fim, é muito importante que você mantenha a caixa de areia em um local tranquilo da casa.
Os gatos gostam de realizar suas necessidades em locais silenciosos e que não tenha um grande trânsito de pessoas ou de animais, ou seja, eles gostam de paz na hora de defecar e urinar.
Então, para que a transição para a nova areia seja positiva, é importante que o gato tenha essa oportunidade de realizar as necessidades em um local tranquilo, pois se ele estiver estressado com o ambiente, é possível que ele não queira utilizar a nova areia.
Gatos não são animais complicados, eles só têm seu próprio jeitinho de ser, o que agrada a alguns, mas a outros não. É importante respeitar essas características, pois todos os animais merecem ser tratados com respeito e de acordo com a natureza deles, concorda?
Portanto, se você tem um gatinho em casa, é interessante se atentar a esses mínimos cuidados, como trocar a areia do gato, para que o bichano fique menos estressado no dia a dia.
Veja também: Quanto tempo os gatos podem ficar sozinhos em casa?
O post Como trocar a areia do gato sem estresse? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.