Quem tem cachorros em casa deve ficar sempre muito atento a qualquer diferença nas ações e comportamentos de seus animais. Como eles não conseguem nos falar o que está acontecendo ou se estão sentindo alguma coisa, prestar atenção a qualquer diferença é a única forma que temos de saber que existe algo diferente ou estranho com os pets, inclusive com a sua saúde.
Muitas mudanças de comportamento estão bastante ligadas a diversos problemas de saúde e podem ser até sintomas de algumas doenças, como a diabetes.
Hoje, nós vamos mostrar 5 sinais de que o seu cão pode estar com diabetes:
1 – Aumento da sede
Tanto pessoas quanto animais que estão com diabetes costumam sentir bastante sede. Então, se o são cachorro está bebendo muito mais água do que o habitual fique alerta, pois pode ser um sinal de que ele está com a doença.
2 – Maior quantidade e frequência dos xixis
Se o seu cachorro sempre fez xixi no local correto, mas de repente está fazendo onde não pode é bom reparar se o motivo para estar fazendo xixi no lugar errado é por estar urinando mais do que o normal e por não estar conseguindo segurar o xixi para fazer no lugar certo.
Como passa a beber uma quantidade muito maior de água, cães com diabetes também passam a fazer muito mais xixi, aumentando tanto a quantidade quanto a frequência de “idas ao banheiro”. Por estarem produzindo mais urina do que o de costume, às vezes os cães não conseguem se segurar por muito tempo e acabam fazendo xixi em qualquer lugar.
3 – Aumento do apetite
A diabetes também costuma deixar os animais com mais apetite e comendo mais. Se o seu cachorro está comendo mais, porém está mantendo ou até mesmo perdendo peso, é um forte sinal de que ele está com diabetes.
4 – Perda de peso
Apesar de estarem ingerindo mais comida, animais com diabetes acabam diminuindo o seu peso, pois a doença pode causar um aumento do metabolismo.
5 – Catarata
Duas coisas causadas comumente pela diabetes nos cães são a catarata e os olhos turvos. É essencial ficar bastante atento, pois a catara pode cegar.
Nós lembramos que é extremamente importante levar o animal ao médico veterinário antes de começar qualquer tipo de tratamento. Pois só ele vai poder dizer o que realmente o animal tem e indicar o melhor tratamento.
Fonte: Petmd